Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Obstetra dá dicas sobre aleitamento materno




Segundo a Unicef, o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida poderia evitar anualmente a morte de 1,3 milhão de crianças menores de 5 anos de países em desenvolvimento

O aleitamento materno é fundamental para desenvolvimento do bebê. Até os seis meses, deve ser considerada a única forma de alimentação e só depois desse período, com a supervisão de um especialista, pode-se inserir outros alimentos. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida poderia evitar anualmente a morte de 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos de países em desenvolvimento.

A amamentação traz diversos benefícios para os recém-nascidos e para as mães, principalmente o colostro, uma forma de leite produzido após o parto, considerado a primeira vacina do bebê. A amamentação reduz em 22% a mortalidade neonatal, fortalece a imunidade, evita cólicas, contribui para o desenvolvimento cognitivo, entre outros aspectos positivos para a saúde criança. Para as mães, diminuem os riscos de hemorragia, as contrações uterinas e diminui o risco de câncer de mama, ovário e endométrio.

Apesar dos pontos positivos, Mônica Thaysa Rocha Cavalcante, obstetra do Hapvida Saúde, esclarece que o período de amamentação pode ser um dos de maior dificuldade para as mães de primeira viagem cujas dúvidas vão desde o que se alimentar até a forma correta de amamentar o bebê. “É fundamental a escolha de um lugar confortável para se sentar, que tenha um bom apoio para as costas. O uso de almofadas comuns ou de amamentação facilita na hora de levar o bebê ao peito, assim não sobrecarrega os braços. O posicionamento da boca da criança é imprescindível para não machucar a mãe, pois o bebê precisa abocanhar uma parte do seio e não apenas o bico”, orienta.

A obstetra explica que quando o bebê pega o peito da forma correta, não causa dor. Para isso, o bebê deve colocar quase a aréola inteira na boca para mamar. “Assim, quanto mais o bebê suga, mais a mama é estimulada a produzir leite”, explica Mônica. Além disso, a especialista salienta para a importância de não acreditar em alguns mitos como o tamanho do peito para a produção de leite.

Segundo ela, especialmente no período de amamentação, as mães precisam ter alguns cuidados com a ingestão de determinados alimentos, bebidas e medicações até para evitar as famosas cólicas dos bebês. “A alimentação da mãe deve ser balanceada, rica em vitaminas e proteínas”, enfatiza Mônica. A obstetra indica para as mães mais alguns desses cuidados:

·         Evitar o consumo exagerado de alimento rico em açúcar, sal e gordura;
·         Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros;
·         Evitar consumo de café, chocolate e estimulantes;
·         Evitar frutas cítricas e alimentos apimentados.




Sobre o Hapvida – Com 3,3 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são 17 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 20 hospitais, 71 clínicas médicas, 16 prontos atendimentos, 61 centros de diagnóstico por imagem e 57 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados