Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Jeans, como usá-los!




A especialista Maria Inês Borges da Silveira dá dicas para não errar na hora de usar o clássico

A peça mais usada do mundo, o jeans, foi criada em 1873, por Levi Strauss, como uniforme para quem trabalhava nas minas. Não demorou muito tempo para que ele passasse a ser usado como uniforme de trabalho no meio rural e em postos de gasolina. Mais tarde, a versão da jardineira jeans foi introduzida como uniforme dos operários das fabricas da época.

Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional e Etiqueta Social, hoje o jeans é obrigatório em qualquer guarda-roupa. Por se tratar de uma peça prática e durável, pode ser usada em diversas ocasiões como aos fins de semana, viagens, passeios e no dia a dia, em ambientes mais descontraídos.

Para alongar a silhueta, aposte em peças sem lavagem, clássicos, retos, cinturados ou com cintura alta. De acordo com a especialista, é possível, também, usar jeans com jeans, basta saber coordenar as peças num look chique, outro highlight da temporada, fórmula muito usada com lavagens diferentes. Quanto às cores, o azul escuro, o marinho, o preto, o azul celeste e até o branco são ótimas apostas para o verão. O “white jeans”, por exemplo, na versão da sarja branca, compõe bem com regatas ou malhas.

Caso seja adepto e goste de usá-los à noite em encontros informais, casuais ou até mesmo em um happy hour com amigos, valorize-o com acessórios atraentes.  Recentemente, a atriz Catie Holmes difundiu a tendência do jeans “boyfriend”, ou calça namorado, modelo bem folgado com barra dobrada. Maria Inês lembra que o jeans está fora de ocasiões como a do tapete vermelho do Oscar, ou das festas black tie, já que é uma roupa informal. “Seu estilo é a mensagem que você passa para as pessoas e o mundo. O jeans é uma peça espetacular e muito versátil, se você souber combina-la o sucesso da produção é garantido”, completa.

Jens no ambiente de trabalho

Para Maria Inês, apesar de a peça ser um clássico, o jeans deve ser usado com bom senso, principalmente no ambiente de trabalho. Para usá-los no trabalho, primeiro observe onde trabalha e se o ambiente é informal, já que a roupa deve combinar com a personalidade e estilo da empresa. Outra dica da especialista é quanto aos modelos de jeans. “Adquira jeans de bom corte e que lhe caia bem, valorizando seu corpo. Modelos variam com as tendências da moda, mas o clássico, o básico, o reto, combina com quase tudo e ainda fica bem com blazer, regatas, blusas, camisas e compõem também com camisas de seda”, explica.

Se você trabalha em segmentos comerciais, jurídicos, financeiros ou é um profissional liberal, a roupa ainda conserva certa formalidade, procure evitar o jeans.  Deve se evitar também os que não combinam com seu tipo físico. Os jeans espalhafatosos, exagerados ou coloridos demais, cuidado, podem durar apenas uma temporada. Para finalizar, a consultora de etiqueta avisa. “Aposte nos modelos que enriquecem o seu visual (seja da marca que for), os clássicos e discretos, duram por mais tempo”, completa.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados