Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Os cuidados ao comprar um veículo no ambiente virtual



Buscar a procedência do carro e averiguar sua estrutura e originalidade são itens essenciais para efetuar uma boa compra.


A internet revolucionou o mercado consumidor mundial e o mercado de venda de carro não ficou de fora. Só no Brasil, 43% das pessoas fazem compras na web. Pode-se dizer que o comprador não fecha o negócio no ambiente virtual, mas já poupa metade do seu tempo buscando informações como modelos e preços.  As indústrias automobilísticas, concessionárias e revendedoras se adaptaram ao novo perfil de consumo e entendem que a internet é uma forte ferramenta de interação entre o potencial cliente e o vendedor, inclusive sob esta nova perspectiva surgiram sites especializados nesse tipo de mercado.
Mas é preciso tomar certos cuidados para efetivar a compra de um veículo encontrado na internet. Verifique a documentação do carro, comparando se o nome no documento do veículo é similar ao da carteira de identidade do vendedor.  Caso não seja, o indicado é procurar o proprietário. Veja também se o IPVA dos dois últimos anos está regularizado.
Não deixe de obter cópias de todos os documentos, como a documentação pertinente a transferência de propriedade de veículo, visto que isto pode evitar problemas futuros e devem ser apresentadas ao Detran.

Constate a procedência do veículo, ou seja, se não é um carro roubado. Quando comprado em uma concessionária, essa verificação  já é realizada, mas quando comprado de pessoa física, é imprescindível fazer uma vistoria cautelar, da qual permitirá não só a validação dos documentos do carro, como a originalidade da gravação dos agregados (chassi, motor, câmbio, etc) e a estrutura do veículo. 

Consulte a placa do veículo no site do Detran a fim de verificar se ela é verdadeira. Além disso, veja se há pendências à serem pagas, como multas. Verifique também se o documento do carro não é adulterado. Se tiver um alto-relevo é verdadeiro. As empresas especializadas em vistorias têm o know-how para realizar toda essa averiguação.

Busque por sinais de reparo, pois um veículo usado, por exemplo, com certeza terá alguma modificação, sendo uma lavagem no motor ou uma cristalização na pintura. Note se os parafusos possuem marcas de ferramentas e se a lataria do carro está uniforme. Verifique se há simetria entre as portas, os parachoques e o teto. Outra dica que damos é a de dar "pancadinhas"com os dedos na lataria do veículo para observar se o barulho é igual em todos os pontos.

Descubra se o carro já foi danificado por enchente. Um modo simples de ver se um veículo ficou alagado é através do cheiro. Os sachês perfumados para carros geralmente são utilizados nesse tipo de caso, assim disfarça o odor.  Ainda que uma higienização tenha sido feita no carro, é possível encontrar barros e impurezas depositadas em lugares mais escondidos no interior do veículo. Além disto, é importante a verificação do estofado dos bancos e do carpete.
Cheque o estado dos pneus, dado que desgastes irregulares podem apontar problemas com a suspensão ou a falta de alinhamento das rodas.

É indispensável que todos esses itens sejam observados com atenção e que o veículo esteja num bom estado.  Para tal, é indicado que uma especialista faça a verificação antes de finalizar o negócio e a Super Visão auxilia o comprador nesse processo. A empresa oferece um serviço de vistoria cautelar que executa toda a análise da originalidade das peças de identificação do veículo, verifica se existem reparos estruturais e também  pesquisa a procedência do carro, informando se haverá um risco comercial na transação. Tenha certeza de que a compra online não trará problemas, garanta um bom negócio.




Super Visão Vistorias - www.supervisao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados