Levantamento aponta que as áreas que mais cresceram e empregaram no último ano exigem domínio do idioma
Com
a pandemia, o mercado de trabalho passou por uma reformulação que alterou
aspectos como empregabilidade e remuneração de muitas profissões. As
transformações no modo de vida, de consumo e na forma de fazer negócios fizeram
com que a lista de carreiras em alta e com maior demanda para o pós-pandemia
fosse alterada. Áreas de saúde, tecnologia e criação de conteúdo estão entre as
que viram as oportunidades aumentarem, mesmo em um cenário incerto e de
crescente desemprego. O que não mudou, em relação ao mercado de trabalho, foi
um aspecto que antes da pandemia já era considerado fundamental para qualquer
profissional interessado em alcançar uma boa colocação: a exigência de Inglês
avançado e fluente.
Um
estudo realizado por Cambridge English e QS Intelligence Unit - que atua com
coleta de dados do mercado empregador e de Educação - aponta que 95% dos
empregadores de países não nativos em Inglês consideram o idioma importante e o
reconhecem como a língua dos negócios. De acordo com o gerente de conteúdo do
PES English, Luiz Fernando Schibelbain, ao se considerar as carreiras do
futuro, é impossível crescer profissionalmente e conseguir uma boa oportunidade
sem o domínio da língua inglesa. "Em um mercado cada vez mais globalizado,
com enorme interação entre os países e negociações cada vez mais frequentes,
ser fluente em Inglês já se tornou pré-requisito indispensável para a maior
parte das profissões", afirma Schibelbain.
Um
levantamento do Linkedin deste ano apontou as profissões que estão em alta.
"Ao analisar a lista, percebe-se que a maioria delas vai exigir dos bons
profissionais, daqueles que buscam as melhores colocações nessas áreas de
atuação, um domínio do Inglês que foge do básico ou intermediário. Os
profissionais das áreas citadas terão que ser fluentes em Inglês",
alerta.
1)
Médicos, enfermeiros e profissionais da saúde
A
Covid-19 fez aumentar ainda mais a empregabilidade dos profissionais da área de
saúde, seja no Sistema Único de Saúde (SUS) ou em hospitais particulares.
2)
Cargos em tecnologia
Mundo digital abre oportunidades de carreira divulgação |
Em
um cenário cuja transformação digital se tornou o caminho para a sobrevivência
de muitos negócios e uma alternativa para as limitações que a pandemia impõe ao
modelo presencial, o mercado para profissionais da área de tecnologia
apresentou crescimento ainda maior a partir de 2020. Entre os cargos mais
promissores estão: designer (de interface do usuário, de produto), engenheiro
de software, desenvolvedores (de front-end, back-end, de jogos, de web),
analista de segurança cibernética e consultor.
3)
Farmacêuticos e pesquisadores
Esses
profissionais estão sendo muito requisitados em função da demanda por estudos e
desenvolvimento de medicamentos e vacinas, por exemplo. O Instituto Butantan, o
IQVIA e o PRA Health Sciences estão entre os que mais contrataram em
2020.
4)
Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios
Com
muitos negócios precisando se adaptar para sobreviver à pandemia, a procura por
profissionais capacitados e com condições de orientar empresas e investidores
aumentou. Cargos como especialista em vendas, diretor executivo ou diretor de
vendas familiarizados com a transformação digital estão entre os mais
promissores.
5)
Especialistas em e-commerce
Ao
longo da pandemia, o consumidor aderiu de vez ao e-commerce, salvando
comerciantes e tornando os especialistas em comércio eletrônico altamente
valorizados. Profissionais da área de vendas on-line e logística, por exemplo,
viram a contratação nessa área aumentar 43% em relação a 2019.
6)
Profissionais autônomos de conteúdo
Em
um novo cenário, empresas foram obrigadas a mudar a abordagem junto ao público
alvo, aumentando o investimento em marketing digital e produção de conteúdo.
Para os profissionais dessa área, o crescimento de 2019 para 2020 foi de 74%.
7)
Especialistas em marketing digital
O
marketing digital foi fundamental para que empresas encontrassem uma nova forma
de se relacionar com o consumidor. Um bom profissional da área de marketing, mídias
digitais e sociais deve saber lidar de maneira profissional e especializada com
ferramentas digitais em que o conteúdo disponível em língua inglesa é muito
grande.
8)
Profissionais de finanças
A
instabilidade econômica gerada pela pandemia fez aumentar a necessidade de
buscar alternativas de sobrevivência e a área financeira de cada empresa se
tornou ainda mais estratégica, dando a consultores e contadores mais
oportunidades de emprego. Além disso, bancos e corretoras financeiras
foram os principais responsáveis pelas contratações na área econômica.
9)
Cargos de apoio à saúde
Com
a área da saúde em destaque por conta da pandemia de Covid-19, laboratórios,
hospitais, clínicas e farmácias tiveram aumento na demanda por serviços.
10) Análises de dados
Mundo digital abre oportunidades de carreira divulgação |
Com boa parte dos negócios e empresas baseando as operações por meio de plataformas digitais, engenheiros de dados, analistas de dados e analistas de desempenho são profissionais bastante requisitados no mercado, tanto para comércio, quanto indústrias e serviços.
11) Cargos em customer success (sucesso do cliente)
O
e-commerce e a necessidade de oferecer suporte ao consumidor impulsionaram o
chamado customer success
(sucesso do cliente).
12)
Especialistas em saúde mental
Saúde mental é grande preocupação do futuro divulgação |
A pandemia
exacerbou estados como estresse, ansiedade e depressão, fazendo o setor de
saúde mental crescer 34% em relação ao ano anterior. Psiquiatras e psicólogos
se tornaram mais importantes ainda com a pandemia, e a regulamentação das
teleconsultas fez aumentar a procura por esse tipo de atendimento.
Quatro
das 12 profissões indicadas no estudo são da área da saúde que, segundo
Schibelbain, exige a língua inglesa em atualizações, congressos e simpósios.
“Nessa área, apenas a graduação não é suficiente para o sucesso profissional”,
adverte. Outra área bastante demandada envolve tecnologia - um setor que vai
exigir a língua inglesa desde o início dos estudos. Já os cargos em vendas e
marketing digital (cinco dos 12 da lista) por si só já trazem nomenclaturas em
Inglês. "Além disso, ainda são poucas as ferramentas e soluções para esse
mercado em língua portuguesa e o conhecimento do inglês amplia substancialmente
a compreensão e o alcance lexical do profissional", pontua Schibelbain.