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sexta-feira, 15 de julho de 2022

Oficinas gratuitas de férias movimentam o Sesc Santo Amaro neste mês de julho

São oficinas de fotografias, cartazes, produção de livros de bolso e bate papo literário. Além disso, a unidade continua com a exposição BLZ - Ocupação Mônica Nador + JAMAC, até o dia 31 de julho


André Luiz Silva
Exposição BLZ

 

Diversas oficinas estão movimentando a unidade do Sesc Santo Amaro neste mês de julho. É uma ótima oportunidade para levar as crianças durante o  período de férias. E o melhor, tudo é gratuito.

Confira a programação das oficinas:

Livro de Bolso, com Paula Borghi

Inspirada nos "livros de bolso", que podem ser facilmente encontrados nas bancas de jornal, a atividade prática propõe a produção de forma portátil e econômica de um livro de artista. Considerando a obra de Tiago Judas como referência, a ideia é construir coletivamente um livro que pense a economia de sua produção e que caiba no bolso em ambos os sentidos.

Quando: até 17/7.

Horário: 13h às 17h
Local: Espaço das Artes

Classificação: A partir de 6 anos

 

Stencil-lambe, com Thiago Vaz

Os participantes criarão cartazes tipográficos utilizando a técnica de stencil para compor textos criativos e frases de efeito em pôsteres de lambe-lambe para serem aplicados em suporte móvel, resultando em uma comunicação visual poética.

Quando: 24/7

Horário: 15h às 17h
Local: Espaço das Artes

Classificação: Livre

 

Fotografia Afetiva, com a fotógrafa/orientadora Vita Soares

Com o objetivo de estreitar as relações dos visitantes com o espaço, é proposto um pequeno tour pela exposição, com alguns conceitos básicos de luz e enquadramento, por exemplo, construiremos uma linguagem de afeto entre os participantes da oficina. Não é necessário nenhum conhecimento prévio em fotografia.

Quando: 16, 23 e 30/07

Horário: 14h às 17h
Local: Espaço das Artes

Classificação: A partir de 5 anos

 

Exposições de arte e disputa

Conversa com Lisette Lagnado, Thais Rivitti e Claudio Bueno sobre arte e exposições.

 

Abrindo a roda para outras literaturas

Conversa com a filósofa e escritora Maria Vilani Gomes, Prof. Betinho (Encontro Literário) e a educadora Bel Santos Mayer (Literasampa) em formato hibrido.

Quando: 19/7, terça

Horário: 16h às 17h
Local: Espaço das Artes

Classificação: A partir de 10 anos

 

Exposição: BLZ | Ocupação Mônica Nador + JAMAC

Quando: até 31 de julho

Horários de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h

Local: Espaço das Artes

Classificação: livre

Grátis

 

 

SESC SANTO AMARO

Bilheteria e horário da unidade: Terça a sexta, das 10h às 20h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo.

Acessibilidade: universal.

Estacionamento da unidade: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional (Credencial Plena); R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional (outros). 

Disponibilidade: 158 vagas para carros e 36 para motos. A Unidade possui bicicletário gratuito.

 

Para mais informações e agendamentos, acesse: 

https://centralrelacionamento.sescsp.org.br
https://inscricoes.sescsp.org.br
https://sescsp.org.br/santoamaro

Em julho, Poupatempo Sé recebe Rústico - espetáculo circense com a Cia Barnabô

Dia 20 de julho de 2022, quarta, às 13h30

 


                                     https://www.youtube.com/watch?v=BtDFkjTZAks

 

Em Rústico, a cena da natureza está em jogo, seus animais, ferramentas e personagens contam uma história simples e cativante. 

 

Peperina e Dom Molina pertencem a um território de amor e de campo, de luta e de esforço, de uma vida juntos. A narrativa acrobática traz a essência da história nos corpos, que não deixarão indiferentes nem eles nem o público. 

Espetáculo criado em coprodução entre a Companhia Brasileira Barnabô e a Companhia Catalã Cíclicus, liderada pelo diretor artístico Leandro Mendoza.

 

SERVIÇO:


Espetáculo: Rústico, com Cia Barnabô 

Realização Sesc Carmo  

Local: Praça do Poupatempo Sé 

Rua do Carmo S/N - Centro de São Paulo/SP 

Quando: 20/07/2022, quarta, 13h30  

Gratuito | Classificação Livre 


Atração de férias: Shopping Iguatemi Bosque recebe espaço interativo "Bora Experimentar Richester"

Com o objetivo de proporcionar novas experiências, o espaço traz desafios divertidos com direito a prêmios


Bora descobrir novas experiências em um labirinto repleto de desafios? Essa é a proposta do espaço “Bora Experimentar Richester”, que traz uma série de cenários com brincadeiras interativas. Com entrada gratuita, o ambiente ficará disponível especialmente para as férias até 01 de agosto no Shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza, de segunda à sábado, das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, das 13h30 às 21h.

O espaço busca estimular novos desafios, e formas inusitadas de experimentar o seu biscoito preferido, a partir das experiências interativas e divertidas propostas pelo circuito de atividades, trazendo o famoso jogo do Eu Nunca. Todas as áreas foram pensadas para proporcionar entretenimento e o registro de fotos e vídeos em ambientes instagramáveis, exatamente como os jovens gostam.

Confira os desafios:


DESAFIO Biscoito Mecânico:

EU NUNCA FIZ UMA SELFIE EM um biscoito mecânico?

Bora Experimentar com Recheados Richester? 

DESAFIO - fazer uma selfie em cima do BISCOITO mecânico durante 10”


Desequilibrou, perdeu:

EU NUNCA PARTICIPEI DE UM DUELO DE BISCOITOS

Bora Experimentar com Wafer Max Richester?

DESAFIO - se manter em equilíbrio em cima do espaço delimitado por 1 minuto segurando um bastão de Wafer Max


Castelo de Cartas:

EU NUNCA MONTEI UM CASTELO GIGANTE DE BISCOITOS

Bora Experimentar com Cookies Richester? 

DESAFIO - para testar toda concentração e rapidez do participante, neste desafio ele deve montar um Castelo de Cartas em apenas um minuto e 30 segundos.


Ponte de Biscoito:

EU NUNCA FUI DESAFIADO EM UMA PONTE COM RIO DE BISCOITOS

Bora Experimentar com Recheados Richester? 

DESAFIO - atravessar a ponte levando os pedaços de biscoito até a “boca gigante” em 30 segundos, sendo um pedaço por vez e dar 3 voltas neste tempo.

Luiza Medeiros, gerente de produto de Richester, afirma que a atração ainda estimulará o entretenimento e o encontro entre os jovens durante o período de férias. “Quem é jovem adora ter novas experiências, descobrir novas habilidades e compartilhar tudo isso com os amigos. Mais do que um posicionamento, Bora Experimentar é a premissa de Richester em todas as suas criações”. 


#BoraExperimentar
O espaço faz parte da campanha de Richester, marca da M. Dias Branco, que reforça o seu posicionamento “Bora Experimentar”, com uma campanha divertida e voltada ao público jovem, a “Eu Nunca...Bora Experimentar?” A ideia é instigar a experimentação de novos desafios, vivências e sabores para um público que está sempre aberto ao novo e vivenciando “primeiras vezes” na vida.

Lojinha Richester
No espaço, haverá uma lojinha com Espaço de Convivência, degustação e venda de produtos.


SERVIÇO

Bora Experimentar Richester
Até 01 de agosto - de segunda à sábado das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, das 13h30 às 21h, no Shopping Iguatemi Bosque
Avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz, Fortaleza – CE


Férias no Museu: confira uma programação divertida para crianças, pais e professores

 O Museu da Energia de São Paulo conta com atividades lúdicas especiais para as férias de julho


Já decidiu como vai curtir estas férias de julho? Se você não vai sair da capital, uma ótima pedida é a programação especial Férias no Museu, desenvolvida pelo Museu da Energia de São Paulo com o apoio da Fundação Energia e Saneamento. 

Ao longo do mês, a instituição conta com atividades divertidas e educativas para crianças e pais, como a oficina de terrário e o desafio das torres de LEGO. E os professores não vão ficar de fora: com a oficina de musicalização, eles podem relaxar, desenvolver a criatividade e depois aproveitar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A programação completa está no site da Fundação e você pode conferir mais detalhes abaixo:


Oficina de musicalização para professores com Mazé Cintra

Os professores também podem curtir as férias no museu, com atividades que serão enriquecedoras para vivência em sala de aula. No dia 9, a partir das 10h30, o museu conta com um evento de musicalidade realizado pela cantora, percussionista e arte-educadora Mazé Cintra, que instiga os participantes a cantarem em grupo, em consonância com percepção corporal e rítmica. Inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp do museu: (11) 99169-8531. 


Oficina de terrário

A atividade é realizada no dia 16, a partir das 14h, em parceria com o Museu Catavento. Os participantes vão aprender a construir um terrário, espaço fechado que simula as condições ideais de um espaço na natureza, como se fosse uma mini floresta, além de receberem instruções sobre a importância dessa estrutura para o equilíbrio do ecossistema. Inscrições pelo formulário


Desafio das Torres

No Desafio das Torres de LEGO, mais uma parceria com o Museu Catavento, as crianças vão se divertir com o brinquedo de montagem, enquanto aprendem conceitos simples de física, como resistência e altura na construção de objetos. O intuito da atividade, realizada no dia 23 a partir das 14h, é o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da construção de narrativas e oralidades. Inscrições pelo formulário

 

Fundação Energia e Saneamento

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

YouTube: Museu da Energia

https://www.energiaesaneamento.org.br/

 

 

Museu da Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo

Contatos: WhatsApp (11) 99169-8531, telefone (11) 3224-1489 ou e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br 


23º Salão de Arte volta ao calendário paulistano e reúne antiquários, galeristas e joalherias

Evento acontece de 16 a 20 de agosto no Clube Hebraica

 

No mês de Agosto, um dos mais importantes eventos de arte volta a figurar no calendário paulistano. O Salão de Arte terá sua 23ª edição no Clube Hebraica, entre os dias 16 e 20, reunindo grandes antiquários, galerias de arte e designers de joias.

Entre os itens expostos para admiradores, estão grandes obras, peças e livros raros, fotografias, móveis, louças, porcelanas, lustres, abajures, pratos e uma infinidade de objetos finos para investimento. Na seleção de expositores confirmados estão: Arte 132, Began, Caloula Filho Antiguidades, Caribe Galeria, Casa Leão, Country House, Cris Musse Arte, Fernando Motta Antiquário, FL Design, Homenco Antiguidades, LL Aaleria, Miguel Salles, Monica Botelho, Resplendor, Ruth Grieco Design, Sandra e Marcio, Sara Joias, Villa Antica, entre outros.

Referência para o mundo das artes e antiguidades, o Salão de Arte, ao longo de suas 22 edições, é marcado por receber grandes galerias e antiquários expositores e apresentar coleções grandiosas. As galerias já apresentaram, por exemplo, obras de artistas renomados como Di Cavalcanti, Portinari, Volpi, entre outros. Também já passaram por lá arte moderna, como Tarsila do Amaral e contemporânea, como Beatriz Milhazis.

Outra tradição do Salão de Arte é reverter a venda de ingressos para instituições sociais e, este ano, a beneficiária será a Unibes, (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), que há mais de 105 anos desenvolve a autonomia de crianças, jovens, famílias e idosos em situação de vulnerabilidade e realiza, anualmente, 22 mil atendimentos nas áreas de inclusão social, apoio à educação, capacitação profissional, cultura e qualidade de vida.

Criado pela dupla Ariane Juliani e Vera Lucia Chaccur Chadad, volta agora com José Roberto Sevieri, da Proma, a frente da organização e com consultoria de Vera Chadad.

  

Serviço:

Data: de 16 a 20 de agosto de 2022 

Horário: das 14h às 21h

Local: Clube Hebraica - Salão Marc Chagall

Endereço: (Rua Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, 115)

Ingressos: www.sympla.com.br/evento/23-edicao-salao-de-arte/1546356 

Mais informações: www.salaodearte.com.br

 

Novidades em flores, plantas e decoração são apresentadas em Holambra

Impulsionados pela retomada dos eventos sociais, que chegam com força, produtores e empresas ligadas ao segmento apresentam suas novidades aos profissionais da floricultura, decoração e paisagismo no 29ª Enflor e 17ª Garden Fair

 

Comprometida em manter em dois dígitos seus índices de crescimento, a cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais se reúne mais uma vez em Holambra para apresentar novidades aos profissionais do setor, discutir tendências do universo fashion flor e ampliar as oportunidades de capacitação e de empreendedorismo. Entre os destaques de 2022 estão novas variedades de flores e plantas, como a Alocácia Nebula originária da Ilha de Bornéo, a Pata de Canguru com aspecto aveludado, a Protea naturalmente desidratada, o Antúrio Plowmanii Croat, de folhas enormes e flores discretas, acessórios para varandas e jardins, para floriculturas e decoradores, além de tecnologias para prolongar a vida útil das flores e plantas. O encontro acontece no período de 17 a 19 de julho, no Parque da Expoflora, durante o 28º Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios (Enflor) e a 16ª Garden Fair - Feira de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo.  

A “Anigozanthos”, popularmente conhecida como “Pata de Canguru”, é originária da Austrália. Exótica e exclusiva, chega ao mercado brasileiro por meio do breeder (melhorista) Ramm Botanicals. Suas flores parecem com as patinhas do canguru e possuem uma penugem, dando um aspecto aveludado à planta, e uma divisão irregular, com seis pequenas garras, originando o apelido. Cultivadas em seis variedades, além do aspecto singular, o colorido de suas flores atrai abelhas, borboletas e pássaros.                   

Já a nova variedade de antúrio (Anthurium Plowmanii Croat) é outro lançamento. Trata-se de uma planta nativa da flora brasileira com folhas enormes, coriáceas (aspecto de couro), verde-escuras, com denso padrão de nervuras e folhas onduladas. Ao contrário dos antúrios mais conhecidos, com inflorescências coloridas, este possui flores discretas, deixando a exuberância para as folhagens.

A Rosa Kensington Garden é um lançamento aguardado por decoradores e artistas florais. Com muitas pétalas por botão, com poucas hastes garante um efeito deslumbrante em decorações e buquês.                                                           

Da mesma maneira, outro super lançamento é Alstroemérias em vasos, que como flor de corte é muito utilizada por floristas e decoradores.


Entre os acessórios, são muitas as novidades também, como espumas florais para decoração de espaços curvos, cachepôs em formato de coração produzido com matéria orgânica vegetal natura, vasos de barro e esmaltados baseados nos modelos vietnamitas, jardim vertical natural.                                               


Sobre o Enflor & Garden Fair

As propostas de decoração para inspirar os visitantes começam já na entrada do evento, com um portal decorado pelos artistas florais, Paulo Yoshida e Rodrigo Carneiro. A exuberância do evento continua na decoração dos estandes da feira de negócios, onde 190 empresas expositoras apresentam aos visitantes novidades em flores e plantas, acessórios para floriculturas, decoração de festas, ferramentas para floricultura, paisagismo e jardinagem, embalagens, tecidos e acessórios de jardim. 


Partindo do princípio de que “a primeira impressão é que a fica”, a Rua das Flores traz propostas de decoração de vitrines de floriculturas para atrair o mais exigente dos consumidores. A decoração das vitrines fica a cargo dos designers florais e decoradores Júnia Chaves, Gabriela Nora e Tanus Saab.

Para inspirar e encher os olhos dos visitantes, os decoradores Márcio Leme, Marcelo Bacchin e Naiane Carvalho, Célio Corrêa, Daniel Cruz e Juan Azevedo assinam as decorações da Rua das Flores, com propostas para decoração de casamentos, recepções e festas de família.

O decorador Harley Vix é o artista responsável pelo Espaço Festas e receberá decoradores e floristas para conversar e trocar ideias sobre decorações, inspirações e muitas flores. Já a decoração das Festas Infantis ficou a cargo dos decoradores Val Matos, Lidiane Araújo, Joyce Assiz, Gisele Nascimento e Bruno Fogaça. Paulo Perissoto assina a decoração do espaço de palestras da Garden Fair.

                                 


        

Oportunidades de Capacitação

A programação de capacitação do Enflor inclui palestras nos três dias do evento e demonstrações de arte floral feitas nos estandes, pelos expositores da Feira de Negócios. Já na Garden Fair, além de um minicurso com o tema “Minijardins”, com Carol Costa, e atrações variadas no Dia do Paisagista, evento que acontece em 18 de julho e inclui palestras diversas e visita ao Ceaflor, mais novo mercado de flores e plantas ornamentais do Circuito das Flores, em Jaguariúna. 

A programação dos cursos e palestras está disponível no site: www.enflor.com.br, onde é possível encontrar também meio de fazer inscrição nos temas de interesse.

Para ter acesso ao Pautão Enflor & Garden Fair, acesse o link:  <https://drive.google.com/file/d/1XkuheaKm92oJQsKjzb7us_DbWfWG3ChN/view?usp=sharing>

 

Serviço: 29º Enflor e 17ª Garden Fair

Data: de 17 a 19 de julho de 2022

Local: Parque da Expoflora – Alameda Maurício de Nassau, 675,  Holambra (SP).

Horário: das 9h às 19h

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 18 (meia-entrada para estudantes)

Informações adicionais: nos sites enflor.com.br e gardenfair.com.br  ou pelo telefone (19) 3802-4196


Exposição explora a fronteira entre arte e conhecimento


 
Sandra Boeschenstein na mostra Encantar na fronteira do conhecimento busca o desenho para investigar como acontece a interação entre percepção e pensamento na arte

 

O Centro Maria Antonia da USP inaugura, no dia 6 de agosto, às 11 horas, a exposição individual da artista suíça Sandra Boeschenstein. Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the boundary of knowledge traz obras que buscam o conhecimento pelo desenho, explorando a fronteira entre tangível e intangível, imagem e linguagem, e informação e poesia. A curadoria é de Britta Padberg, diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020, na Alemanha, e do professor Martin Grossmann, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

 

A mostra, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF), na Alemanha, acontece no edifício Joaquim Nabuco e coloca o ato de percepção no centro, tornando visível a natureza dinâmica dos significados. A artista conta que usa o desenho como meio para observar como a cognição e o pensamento andam juntos. Para ela, “mentalmente, cognição e pensamento não possuem relação hierárquica. A minha questão é como o significado aparece enquanto eu observo e desenho”.

 

Sandra explica que “geralmente quando usamos diferentes meios a linguagem ocupa um lugar de destaque, enquanto a imagem tem um caráter meramente ilustrativo ou afirmativo. Além disso, tendemos a fazer quebras de sentidos, e a coesão do significado surge no custo do valor expressivo de cada meio independente”.

 

Seu trabalho artístico busca um movimento de oposição ao abafamento das capacidades de cada meio que lhes dá um objetivo informacional específico. Ela diz que faz isso porque “as circunstâncias da criação da imagem são normalmente ‘cobertas’, e isso é problemático, porque as circunstâncias são parte integrante do resultado”.

 

O curador Martin Grossmann destaca a centralidade da interdisciplinaridade em um Instituto de Estudos Avançados e a importância da presença da primeira artista visual visitante no IEA da Universidade de São Paulo, produzindo uma obra in situ, instalativa.

 

“O Centro Maria Antonia da USP neste caso se torna uma extensão em interação desta plataforma interdisciplinar ao propiciar a ambiência e a necessária complementaridade para sua realização. Esta parceria seja com o Maria Antonia, seja com o ZIF (o primeiro Instituto de Estudos Avançados baseado em uma universidade), potencializa ainda mais essa missão ambiciosa de investir no encontro de diferentes culturas, conhecimentos, disciplinas, saberes e práticas que o IEA vem realizando ao longo de seus 35 anos de vida”, explica Grossmann. 

 

Seja pelo seu investimento singular na linguagem do desenho, em modo expandido, seja em suas marcantes participações em outros Institutos de Estudos Avançados na Europa interagindo em equivalência com cientistas, intelectuais de diferentes matrizes, Sandra Boeschenstein com suas inusitadas obras, provoca reações e questionamentos dos mais diversos. 

 

Encantar na fronteira do conhecimento estabelece uma espécie de jogo com o visitante, no entanto as peças, o tabuleiro (a espacialidade), as regras e os referenciais não estão objetivamente delineados. A experiência causa estranhamentos, deslocamentos, indagações, fundamentais na expansão do conhecimento.  

 

Após a abertura da exposição, no dia 6 de agosto, a partir das 12 horas, a artista Sandra Boeschenstein e o curador Martin Grossmann recebem o público para uma conversa sobre a exposição no edifício Joaquim Nabuco.

 

Encantar na fronteira do conhecimento conta com o apoio do grupo de pesquisa do IEA - Fórum Permanente: Sistema Cultura entre o público e o privado, da fundação suíça para a cultura Pro Helvetia por meio do programa Coincidências e do Consulado Suíço em São Paulo.

 


Centro Maria Antonia – Edifício Joaquim Nabuco

Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô) 

Abertura 6 de agosto - a partir das 11 horas 

Conversa na exposição com a artista Sandra Boeschenstein e o curador Martin Grossmann às 12 horas (meio-dia)

Informações | (11) 3123-5202

De 6 de agosto a 20 de novembro de 2022

Visitação | terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas (obrigatório uso de máscara de proteção individual e apresentação de carteira de vacinação contra covid-19 com duas doses ou dose única no caso da vacina da janssen, além da dose de reforço)

Classificação | Livre

Grátis

 

Sandra Lima


Museu Índia Vanuíre terá programação especial em mais um projeto "Féria no Museu"

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Totalmente gratuita, a agenda traz diversas brincadeiras, jogos, roda de conversa, contação de histórias e oficinas, entre elas a que vai ensinar a produzir uma "garrafa da calma" e um "pote dos sentimentos"

 

As férias de meio de ano chegaram e nada melhor do que curtir uma programação para lá de especial no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), uma instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Até 22 de julho, o espaço cultural vai realizar o projeto “Férias no Museu” com diversas atividades para todos os públicos. Vai ter muita brincadeira, jogos, oficinas, rodas de conversa e contações de histórias. 

Além disso, na sexta-feira (15), das 9h às 11h, será a vez de uma oficina diferenciada. A partir da contação de história "Contos de fadas contemporâneos", os visitantes poderão aprender técnicas de expressão corporal e facial, bem como adequação de voz e ritmo ao texto escolhido. O objetivo da ação é que o público experimente a contação de história tornando-se um contador. 

 

Visitação 

Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).


Explorando novas possibilidades entre arte e tecnologia, Rhizomatiks estreia exposição interativa na Japan House São Paulo


Conhecido por performances tecnológicas marcantes como a realizada no encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o coletivo japonês tem sua primeira exposição individual no Brasil até 2 de outubro, apresentando o panorama artístico de novas mídias do Japão


Arte e tecnologia se encontram na próxima exposição da Japan House São Paulo, “O que não se vê – Rhizomatiks”. A mostra inédita e interativa com entrada gratuita apresenta o trabalho de um dos principais grupos criativos do Japão, reconhecido mundialmente por projetos que estudam a confluência entre a tecnologia, análises de bancos de dados e a expressão humana por meio da arte.  Em cartaz até 2 de outubro, a exposição reúne três instalações: Sensing Streams 2022 – invisible, inaudible (Ryuichi Sakamoto e Daito Manabe); optical walls (Yoichi Sakamoto) e “Gold Rush” – Visualization + Sonification of OpenSea activity, além da seção Rhizomatiks Archive & Behind the Scenes, que traz uma seleção de dispositivos criados pelo grupo japonês ao longo de seus 15 anos de atividade.

Fundado em 2006, o coletivo Rhizomatiks explora novas formas de expressão e de tecnologia, apresentando trabalhos inovadores centrados em pesquisa e desenvolvimento, bem como projetos colaborativos com outros artistas e pesquisadores. Na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro, o coletivo se destacou pela performance tecnológica que combinava realidade virtual com computação gráfica.  

Na Japan House São Paulo, os visitantes poderão vivenciar diferentes experiências ao adentrar o térreo da instituição nipônica: interação, imersão e contemplação. Começando pela instalação Sensing Streams 2022 - invisible, inaudible – desenvolvida por Daito Manabe, um dos fundadores do Rhizomatiks, em colaboração com o músico japonês Ryuichi Sakamoto, compositor de trilhas sonoras vencedoras do Oscar e BAFTA como a Merry Christmas Mr. Lawrence (e que participou da cerimônia de inauguração da Japan House São Paulo), a obra detecta ondas eletromagnéticas por meio de uma antena e torna visíveis e audíveis as diferentes frequências dessas ondas em tempo real por meio de uma grande tela de LED, de mais de 10m² com alta definição e alto-falantes. A partir daí, o público é convidado a interagir com a obra, mudando a frequência e o comprimento de onda com um controlador manual. 

Além disso, as imagens e sonoridades são alteradas em tempo real, a partir das ondas que estão presentes no local, incluindo aquelas vindas dos smartphones. “Nos dias atuais, quando as ondas eletromagnéticas se tornaram parte essencial de nossa infraestrutura, esta obra nos torna conscientes de um fenômeno que geralmente passa despercebido - o fluxo, ou fluxos, de uma infinidade de ondas eletromagnéticas -, ao mesmo tempo em que reflete nosso envolvimento ativo através de telefones celulares e smartphones”, explica Daito Manabe. 

Outro projeto que chega pela primeira vez ao Brasil é optical walls, instalação criada pelo engenheiro de hardware do Rhizomatiks, Yoichi Sakamoto, em colaboração com a empresa química Mitsui Chemicals. Nesta obra, um jogo de luzes de LED atravessa as lentes dispostas em uma sala escura enevoada criando um espaço segmentado pela luz. A luz difusa de LED neste ambiente cria paredes de luz que pairam no ar ou remete a imagem de portas se abrindo no escuro. “Na natureza existem fenômenos surpreendentemente complexos a partir das ferramentas mais simples. Por exemplo, a órbita da Terra ao redor do Sol está sobre um eixo fixo e inclinado, que dá origem às estações do ano e a um conjunto mercurial de flutuações ambientais. Embora frequentemente esquecida no decorrer da vida cotidiana, esta inclinação de apenas 23,5 graus gera uma variação verdadeiramente notável neste planeta que chamamos de lar. Nossa instalação trata justamente sobre princípios enganosamente simples como esse. No fundo, é composta puramente de um punhado de fontes de luz rotativas que exploram o papel da difusão em superfícies planas. Utilizando materiais fabricados pelo homem, optical walls demonstra as leis fenomenológicas da natureza e um deslumbrante efeito caleidoscópico, comenta o engenheiro. 

A exposição “O que não se vê – Rhizomatiks” traz ainda a obra “Gold Rush” – Visualization + Sonification of OpenSea activity focada no universo digital, em especial no movimento dos NFTs e da CryptoArt, e provoca uma reflexão sobre os desafios da “corrida pelo ouro” moderna. O trabalho audiovisual surgiu das inúmeras pesquisas do coletivo em seu “CryptoArt Experiment”, plataforma desenvolvida pelo Rhizomatiks como um mercado para a compra de CryptoArt. Bem no meio dessa fronteira entre economia, tecnologia e arte, Gold Rush é um registro das 24 horas anteriores e posteriores ao dia 11 de março de 2021, data em que a obra "Everydays: The First 5000 Days", do artista norte-americano Beeple, foi vendida pela casa de leilões britânica Christie's por US$69.346.250,00 – um marco para a história das NFTs e da arte. Buscando refletir sobre a estética do NFT, que possui regras, lógica e estrutura totalmente diferentes das que são encontradas no mercado de arte existente no mundo físico, Daito Manabe analisou e tornou visível os dados da transação comercial dentro do OpenSea (plataforma de negociação de NFTs) – durante o dia no qual a obra supramencionada foi arrematada.  

Para a diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição, Natasha Barzaghi Geenen, essa obra não chama a atenção apenas para um assunto tão atual quanto os NFTs, criptomoedas e blockchains, mas dá visibilidade para o dinamismo das relações virtuais e suas tantas possibilidades”. 

Para os mais curiosos, a exposição da Japan House São Paulo ainda conta com uma seção dedicada a uma variedade de colaborações, trabalhos, registros de pesquisas e seus desenvolvimentos e outros projetos que foram desenvolvidos pelo Rhizomatiks no Japão e no mundo. A Rhizomatiks Archive & Behind the Scenes apresenta uma seleção de dispositivos criados pelo coletivo entre 2006 e 2021 que sublinha a inventividade do grupo tanto no campo tecnológico e da exploração e criação de hardwares e dispositivos, quanto artístico. São vídeos, dispositivos originais (como drones e outros objetos) e documentações, pelos quais é possível entender um pouco dos bastidores do processo de tentativa e erro que levam à produção única do coletivo japonês. 

“Era um desejo antigo trazer uma exposição dedicada ao trabalho do Rhizomatiks, com suas propostas experimentais, com seus jogos tão atuais entre o real e o virtual, suas novas possibilidades tecnológicas e de expressão.  A seleção destas quatro obras específicas foi feita para que as pessoas possam conhecer alguns dos diferentes aspectos desse laboratório artístico que transita de maneira livre entre o mundo virtual e físico, entre os diversos campos de criação, entre as artes e o entretenimento”, comenta a curadora da exposição. “Para isso, criamos também um web app exclusivo para esta exposição, que além de conteúdos acessíveis, trará um micro universo sobre as obras e outros assuntos que perpassam os trabalhos do coletivo, como tecnologia e ciência. Serão imagens, vídeos e entrevistas com especialistas com conexões que trarão um panorama sobre o processo de desenvolvimento do grupo japonês. Como complemento, haverá uma playlist musical no Spotify criada pelo próprio Daito Manabe exclusivamente para a mostra na JHSP”, complementa Natasha. Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição “O que não se vê – Rhizomatiks” conta com recursos de audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis.

Sobre Rhizomatiks
O Rhizomatiks explora as possibilidades de novas formas de expressão e de tecnologia, apresentando trabalhos inovadores por meio de projetos centrados em pesquisa e desenvolvimento, além de obras e projetos colaborativos com outros artistas e pesquisadores. Movendo-se livremente entre o universo digital e real, sua atuação contempla diversas áreas como artes, mídia, publicidade e entretenimento, arquitetura, desenvolvimento urbano e planejamento e operação de softwares e hardwares.
Dentre seus projetos mais conhecidos está a constante colaboração com os grupos musicais japoneses ELEVENPLAY e Perfume, além da performance ao vivo que combinava realidade virtual com computação gráfica, apresentada no encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro.

 

Japan House São Paulo (JHSP)
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Serviço:

Exposição “O que não se vê – Rhizomatiks”
Período: até 2 de outubro de 2022
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (térreo) - São Paulo, SP
Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Gratuito. Reserva antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 
A exposição conta com recursos de acessibilidade (Libras, Audiodescrição, elementos táteis).

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