Pesquisar no Blog

domingo, 21 de dezembro de 2025

Festas de fim de ano pedem moderação à mesa e no copo, alerta nutricionista

 Recomendações incluem atenção ao álcool e escolhas equilibradas no prato para evitar intoxicação alimentar nas celebrações 


A chegada das festas de fim de ano costuma trazer encontros, celebrações e mesas fartas. Mas, segundo a nutricionista Patrícia Souza, professora do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), o período não deve ser confundido com uma “liberação geral”. Ela lembra que, embora seja um momento de comunhão, é preciso redobrar a atenção, especialmente para pessoas com condições como diabetes, hipertensão e intolerâncias alimentares.
 

Entre os alertas, Patrícia chama atenção para o consumo de bebidas alcoólicas. De acordo com a docente, pesquisas já mostram que mesmo uma única dose pode trazer prejuízos ao organismo, principalmente ao sistema nervoso central. “É essencial lembrar que 1 ml de álcool equivale a 7 kcal. Uma lata de cerveja comum tem cerca de 3% a 5% de teor alcoólico, enquanto algumas artesanais chegam a 9%”, destaca. A nutricionista orienta que quem optar pelo consumo deve sempre se alimentar antes, intercalar a bebida com água e escolher com cuidado o que irá beber. 

No campo da alimentação, a recomendação é moderar porções e priorizar escolhas inteligentes já no primeiro contato com a mesa: “Não é para confundir o fim do ano com o fim do mundo. A saúde precisa de regras, inclusive nessas datas. Comece sempre pela salada. Ela traz saciedade e evita que você monte um prato gigantesco”. 

Para os cardápios ricos em carboidratos, a regra é escolher apenas uma das opções: arroz, batata ou farofa. A orientação também vale para as proteínas, mas a professora reconhece que é difícil resistir à variedade típica das ceias: “Se quiser provar de tudo, sirva porções pequenas. Não coloque tudo ao mesmo tempo. Assim, você evita a fome emocional”. 

Patrícia também alerta para sobremesas e bebidas açucaradas com receitas com muitos ingredientes, recheios e camadas, que tendem a ser mais calóricas. Já os refrigerantes, incluindo águas tônicas, devem ser evitados por serem ultraprocessados: “Sempre que possível, substitua por sucos naturais”, recomenda. Para quem está em processo de emagrecimento, ela reforça que o mais importante é fazer escolhas e não consumir todos os itens disponíveis na mesa. 

Outro ponto de atenção é a segurança alimentar, já que essa época do ano registra aumento de casos de intoxicação. Segundo ela, alimentos muito manipulados como salpicão, maionese e massas exigem cuidado redobrado. “Não deixe os pratos fora da geladeira, evite manipular com as mãos e use utensílios adequados. Calor e descuido são uma combinação perigosa e podem resultar em náusea, vômito, febre e diarreia”, alerta. 

A professora Patrícia compartilhou uma sugestão de receita para quem quer uma opção mais leve na mesa, reforçando que equilíbrio e planejamento são as melhores estratégias para aproveitar as festas sem comprometer a saúde. Segue abaixo:

 

Sorvete de Manga e Coco

Rendimento: 6 porções

 

Ingredientes

280 g de manga palmer em pedaços

½ xícara de chá de adoçante

200 ml de leite de coco light

 

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos até ficar bem cremoso.

Coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer.

Depois de duas horas, quando começar a endurecer bata mais 5 minutos no liquidificador e volte ao freezer até ficar firme.

Retire do freezer e espere cerca de 10 minutos para servir

 

Brigadeirão

Rendimento: 16 porções (1 porção = 55 g)

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite em pó desnatado

2 xícaras (chá) de leite desnatado

½ xícara (chá) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão

1 colher (sopa) de margarina cremosa sem sal

1 lata de creme de leite light

½ xícara (chá) de cacau em pó

2 ovos

2 claras

2 colheres (sopa) de granulado de chocolate dietético

 

PREPARO

Bata os ingredientes, com exceção do granulado, no liquidificador.

Coloque em uma fôrma de pudim média untada com margarina.

Asse em forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 40 minutos ou até ficar firme.

Desenforme ainda morno e salpique o granulado.

Deixe na geladeira até a hora de servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados