Negociação abrange dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, consignado, que terão condições especiais de negociação, de acordo com a política de cada banco
Vídeo com Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban comentando sobre o mutirão, para download neste link
Começa
amanhã, 1º de novembro, o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas
e Orientação Financeira, uma iniciativa conjunta da
Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco
Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)
e Procons de todo o país e tem por objetivo ajudar o
consumidor a negociar suas dívidas bancárias e reequilibrar suas finanças.
Mais
de 160 instituições participam da ação, ampliando o alcance das negociações e
das ações de educação financeira, que também são foco do mutirão.
Durante
a ação, os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da
dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua
política de crédito.
Podem
ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito
consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições
financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem
dívidas prescritas.
Todas
as informações sobre o mutirão, assim como a relação completa das instituições
participantes e os canais oferecidos pelos bancos para a negociação das
dívidas, estão disponíveis no portal Meu
Bolso em Dia Febraban.
Já
as dívidas podem ser consultadas no Registrato,
sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o
Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de
dívidas perante as instituições financeiras.
As
negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus
canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr,
lembrando que é preciso ter sua conta Prata ou Ouro.
“Os
bancos estão empenhados em ofertar condições especiais para a negociação de
dívidas em atraso e contribuir para a recuperação financeira do consumidor. A
mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em
atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora.
Também traz conteúdo relevante de orientação financeira”, afirma Amaury Oliva,
diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
O
Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira vai até o dia
30 de novembro e é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado
entre a Febraban e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de
educação financeira e evitar o endividamento de risco.
Negociação de dívidas não bancárias
A
Serasa é um dos parceiros, e no mesmo período do Mutirão, promove o seu Feirão
Serasa Limpa Nome, por meio do qual o consumidor também tem a oportunidade
de quitar dívidas não bancárias em atraso, e com descontos, contraídas de
empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento,
universidade e financeiras.
Outra
possibilidade é negociar as dívidas nas agências dos correios participantes.
Basta escolher a agência mais próxima e, no balcão de atendimento, perguntar
pelo Serasa Limpa Nome.
Ações de educação financeira
A
Febraban tem uma longa história de ações de educação financeira, sempre
buscando gerar conhecimento que possa produzir, no longo prazo, transformações
positivas no comportamento das pessoas, melhorando sua relação com o dinheiro e
sua qualidade de vida.
Para
apoiar o consumidor na organização financeira, foi criado o Portal Meu
Bolso em Dia, um dos primeiros portais de educação financeira
do Brasil que conta com mais de 70 milhões de acessos ao longo dos anos e mais
de 34 milhões de usuários únicos.
A
plataforma foi lançada em novembro de 2021 com
recursos educacionais digitais e interativos e foi desenvolvida pela Febraban
em cooperação com o Banco Central do Brasil. Possui recurso de gamificação para
aumentar o engajamento dos usuários, trilhas personalizadas de aprendizagem com
uso de inteligência artificial, ferramentas online e para download de
planejamento financeiro pessoal e familiar e integração com o Índice de
Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB).
A
Febraban tem liderado diversas frentes para ampliar o acesso à educação
financeira e fortalecer a cidadania financeira no Brasil. Além da plataforma
Meu Bolso em Dia, as ações incluem:
- Parceria institucional com o Banco Central do Brasil, desde 2019,
por meio de um Acordo de Cooperação, que foi renovado até 2029. Esse
acordo visa promover iniciativas conjuntas de educação financeira e o
desenvolvimento de programas voltados ao bem-estar financeiro da população
brasileira.
- Ampliação de parcerias com membros do Sistema Nacional de Defesa do
Consumidor para compartilhamento dos conteúdos produzidos pelo Meu Bolso
em Dia Febraban. Acordos firmados com 10 Procons, Defensorias Públicas,
Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda e Câmaras
Municipais.
- Realização do Mutirão Nacional de Negociação e Orientação
Financeira, que se consolidou como uma das mais relevantes iniciativas do
setor bancário brasileiro para apoiar a recuperação da saúde financeira da
população. Ele é realizado duas vezes no ano, em março, mês do consumidor,
e em novembro, e conta com o apoio do Banco Central, Senacon e Associação
Procons Brasil.
- Campanhas nacionais de orientação financeira e prevenção a golpes e
fraudes.
- Participação setorial em todas as edições da Semana Nacional de
Educação Financeira (Semana ENEF), com produção de conteúdos, vídeos e
ações educativas em múltiplos canais e de impacto nacional.
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