Lançada pelo ENEM Action, nova Calculadora do Sisu
ajuda a planejar a candidatura ara graduação com mais precisão
Como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil — seja em instituições públicas ou privadas — o Exame Nacional do Ensino Médio possibilita a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste ano, para ajudar o enemzeiro a visualizar se possui nota suficiente para ingressar em seu curso de interesse via Sisu, a plataforma ENEM Action lançou a Calculadora do Sisu.
No ar desde o segundo dia do Exame, a nova funcionalidade também é gratuita e permite ao estudante se preparar para a candidatura no Sisu para o ingresso na graduação em instituições públicas. Para utilizar a ferramenta, basta preencher o formulário em três etapas e informar as notas obtidas na prova do ENEM. Com base nos acertos de cada área do conhecimento, o enemzeiro receberá um relatório com as universidades que aprovaram candidatos com a mesma nota ponderada no último Sisu.
De acordo com Ana Paula Gonçalves, coordenadora do ENEM Action, desde 2015 a plataforma disponibiliza recursos diversos aos enemzeiros. “Neste ano, com o lançamento da Calculadora do Sisu, o ENEM Action vai apoiar ainda mais os estudantes com chances de conquistar uma vaga no ensino superior. Além disso, os candidatos que permanecem indecisos sobre qual cursos seguir, têm a oportunidade de realizar o teste vocacional e ter acesso a informações fundamentais para a escolha do curso mais adequado à carreira desejada”, afirma.
Segundo a coordenadora, como muitos candidatos costumam iniciar a preparação para o exame ainda no início do ensino médio, por isso, manter os conteúdos disponíveis em diferentes formatos durante todo o ano contribui para que eles identifiquem com mais clareza quais disciplinas necessitam de reforço. Além dos múltiplos recursos disponíveis, a plataforma também oferece suporte a educadores de escolas públicas e privadas, por meio de uma parceria com as instituições de ensino Ibmec, IDOMED, Wyden e Estácio.
Neste ano, o ENEM também voltou a ser utilizado para certificar a
conclusão do ensino médio e comprovar proficiência parcial para estudantes
maiores de 18 anos. Para obter o certificado de conclusão, é necessário
atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500
pontos na redação. As mudanças reforçam a relevância do exame para diferentes
perfis de estudantes e ampliam sua função social como porta de acesso à
educação superior.
ENEM Action
enemaction.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário