Maioria
está na faixa dos 24 aos 38 anos e tem renda acima de R$ 7,5 mil; mais de 40%
possuem score de crédito considerado excelente
Mais de 19
milhões de brasileiros têm perfil de viajante, segundo pesquisa recente da
Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, feita por meio da
ferramenta proprietária Insights Hub. Ainda segundo o estudo, 28,7% deles
possuem renda mensal acima de R$ 10 mil, enquanto 22,5% recebem entre R$ 2 mil
e R$ 4 mil e 17,1% até R$ 2 mil. A estimativa foi realizada com base no
comportamento e perfil de consumo de 190 milhões de CPFs e revela um público altamente
estratégico para o setor de turismo que quer atrair essa audiência aproveitando
esse novo momento de consumo e comportamento.
"A pandemia redefiniu prioridades e consolidou uma mudança de comportamento: o brasileiro passou a valorizar cada vez mais experiências que promovem bem-estar, e viajar se tornou parte essencial desse novo estilo de vida. Hoje, vemos um consumidor mais consciente, que se prepara financeiramente e escolhe destinos e serviços alinhados aos seus valores, propósitos e qualidade de vida”, declara a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto.
Ainda segundo o levantamento, a capacidade de pagamento mensal do público com potencial para consumir serviços relacionados a turismo e viagens também é destaque: 38,6% conseguem arcar com gastos adicionais entre R$ 0 e R$ 1 mil, enquanto 25,3% possuem capacidade entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, e mais de 14% ultrapassam os R$ 2 mil por mês em potencial de consumo extra. Veja nos gráficos abaixo o detalhamento dos dados citados:
Giovana Giroto
também explica que “conhecer o comportamento e a capacidade de compra desses
consumidores permite que empresas desenvolvam ofertas mais direcionadas não só
pelo comportamento do público-alvo – ou seja, por consumir turismo e viagem –,
mas também pela capacidade de consumo – até quanto podem pagar pelos serviços,
o que permite que empresas ofertem desde experiências acessíveis até pacotes de
luxo para as pessoas certas, otimizando custos de campanhas e ampliando a
conversão”.
Perfil
demográfico e comportamental: jovens, digitais e com excelente histórico
financeiro
A análise demográfica revela que, dos mais de 19 milhões de brasileiros com perfil de viajante, há uma predominância do público masculino (54%), seguido pelo feminino (45,3%). Além disso, 92,2% do total demonstra propensão a compras online e 47,8% têm afinidade com programas de resgate de milhas – comportamento típico de quem planeja e valoriza boas oportunidades de viagem. Em relação à faixa etária a maioria dos viajantes está entre 24 e 38 anos (41,7% do total), com destaque para a faixa de 29 a 33 anos (14,5%).
Veja os detalhes
do perfil de viajantes por idade no gráfico a seguir:
Score elevado: viajantes são bons pagadores
Outro destaque
importante do estudo é o score de crédito dos brasileiros com perfil viajante:
40,5% estão na faixa de 801 a 1000 pontos, considerada excelente. Esse
comportamento reforça a confiabilidade financeira do grupo, abrindo espaço para
ofertas com parcelamento, crédito e programas de fidelidade com maior segurança
para os fornecedores. Confira o detalhamento desse recorte na tabela abaixo:
Metodologia
A pesquisa “Viajantes 3.0” foi realizada em junho de 2025 com base em uma amostra de 19.028.300 CPFs da base Serasa. A metodologia envolveu o cruzamento de dados comportamentais, de afinidade, socioeconômicos e de crédito por meio do Insights Hub, solução de inteligência da Serasa Experian. Todas as informações foram tratadas conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Experian experianplc.com




Nenhum comentário:
Postar um comentário