Estudo exclusivo do time de CRM&Insights da BRF mapeou os hábitos e tendências de consumo, destacando a cerveja, o pão de alho e a farofa entre os principais acompanhamentos
Celebrado nacionalmente em 24 de abril, o churrasco
continua sendo um dos pilares da cultura gastronômica brasileira. Um estudo de
social listening conduzido pelo time de CRM&Insights da BRF, encomendado
pela Perdigão, marca de alimentos mais vendida¹ e a mais escolhida pelos lares
no Brasil², analisou mais de 5 milhões de menções entre janeiro de 2021 e
dezembro de 2024, e mapeou os hábitos e preferências dos brasileiros. Entre os
principais destaques, o final de semana segue sendo o período preferido para
acender a churrasqueira, com mais de 170 mil menções ao sábado e o domingo no X
(antigo Twitter).
“Estudos como esse são fundamentais para antecipar tendências e direcionar
estratégias alinhadas às preferências dos consumidores. Mais do que uma
refeição, o churrasco é um momento de conexão entre amigos e família. Como
marca presente há nove décadas no dia a dia dos brasileiros, Perdigão valoriza
os encontros à mesa, celebrando o Sabor de Comer Juntos. E é justamente com
essa trajetória que nos consolidamos como referência em churrasco, unindo
tradição, qualidade e o sabor inconfundível que só a Perdigão Na Brasa tem”,
afirma Marina Secaf, gerente executiva de Marketing da Perdigão.
Estima-se que os brasileiros realizem, em média, 15
churrascos por ano, o que destaca a relevância cultural dessa tradição entre a
população³, com iniciativas que prezam por momentos em grupo. Quando o assunto
são os acompanhamentos, a cerveja é o grande destaque, com mais de 300 mil
citações, seguida da outros alimentos e bebidas, como o tradicional pão de alho
(52K), refrigerante (31K), farofa (24K), o arroz (23K), maionese (18K), queijo
(18K) e vinagrete (14K), revelando se tratar de uma refeição completa, com o
churrasco como prato principal. Regionalmente, a farofa e o vinagrete são
essenciais no Nordeste, enquanto no Sul, a preferência é por salada de batata e
pão de alho.
Entre os principais cortes, a Picanha acumulou mais
de 53 mil menções ao longo do período, já a linguiça se destaca como item
complementar ao churrasco, com mais de 27 mil menções e destaque para o preparo
na AirFryer. Outros cortes mencionados foram a Costela, a Alcatra e a Fraldinha
já populares em preparos à brasa. Com relação a carne suína, o Bacon é o grande
protagonista, com 198 menções durante o ano de 2024, atrelado a acompanhamentos
como farofas e pães.
Atualmente, Perdigão Na Brasa é referência em churrasco
no país, com um portfólio versátil e ainda mais completo com a chegada de novos
cortes bovinos de alta qualidade, que incluem a Picanha Perdigão Na Brasa,
Fraldinha Perdigão Na Brasa, Bife de Chorizo Perdigão Na Brasa, e se somam a
itens como linguiças, hambúrgueres, cortes suínos com costela, pancetta e
outros, além de aves como coxa e sobrecoxa, coxinha da asa e coração de frango,
disponíveis tanto in natura quanto temperados, oferecendo variedade para
atender a todos os perfis de consumidores.
Perdigão
¹ Fonte: RETAIL INDEX EVOLUTION | Período: MOV'24 (SET'23 - AGO'24) | Total Brasil INA + C&C | Mercado: CP 198 – INDUSTRIALIZADOS DE CARNE
² Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | BrandFoot Print| CRP (Penetração e Frequência) | Período: últimos 12 meses terminados em outubro 2023 | Total Brasil
³Fonte: pesquisa realizada em 2024 pela consultoria Saga, em parceria com o instituto Qualibest

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