Cada vez menos brasileiros leem, o que impacta o desempenho acadêmico dos alunos e o futuro do País
A leitura na primeira infância tem um papel essencial no desenvolvimento
cognitivo e na imaginação dos pequenos. Na opinião de especialistas na área da
educação, a importância da leitura para crianças vai muito além do processo de
alfabetização: o hábito contribui para o desenvolvimento da criatividade, do
pensamento crítico e da empatia, além de melhorar o vocabulário e a
concentração. A leitura pode ser, ainda, um antídoto para o uso excessivo de
telas por crianças.
Mas,
infelizmente, os desafios são grandes quando o assunto é leitura no Brasil, e o
hábito da leitura tem diminuído no País. De acordo com a 6ª edição da pesquisa
Retratos da Leitura no Brasil, nos últimos quatro anos perdemos 6,7 milhões de
leitores, e 53% da população não leu nenhum livro, nem mesmo parcialmente, em
2024.
Dados
do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revelam que quase 40%
das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental não dominam habilidades básicas de
leitura. E a falta de incentivo à leitura acaba impactando no futuro:
levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA),
apontou que 50% dos alunos brasileiros de 15 anos apresentam baixo desempenho
em leitura.
Para
reverter esse cenário, é essencial incentivar a leitura desde a infância,
garantindo que crianças e jovens tenham acesso a obras que despertem seu
interesse e ampliem seus horizontes.
Diante
desse cenário, incentivar a leitura desde cedo torna-se ainda mais essencial.
Segundo a bibliotecária do Brazilian International School - BIS, Aline Souza Silva Santos, os pais devem
transformar a leitura em um momento especial, criando um ambiente prazeroso.
"Ler para a criança desde cedo faz toda a diferença, em momentos de
aconchego e conexão, fortalecendo o vínculo afetivo e despertando o interesse
pelos livros", afirma.
A
bibliotecária do BIS elenca quatro pontos essenciais para os pais seguirem, em
casa, para incentivar o gosto pelos livros:
Estabeleça uma rotina de leitura: leia todos os dias com a criança, como parte da
rotina, por exemplo antes de dormir;
Deixe os livros acessíveis:
crie um cantinho com livros ao alcance dos pequenos, para que possam explorar
sozinhos;
Leia de forma envolvente: use
vozes, sons e expressões para tornar a leitura divertida e atrativa;
Dê o exemplo: mostre que
ler é prazeroso lendo na frente da criança com frequência.
O
segredo para criar leitores adultos, segundo a coordenadora pedagógica do
segmento Infantil do Colégio BIS, Beatriz Martins, é apresentar às crianças os
livros antes mesmo delas serem alfabetizadas. “Para essa faixa etária, é
indicado que os livros possuam ilustrações vibrantes, textos rimados e
interatividade, que façam da leitura um momento de diversão e encantamento”,
afirma a educadora.
A
coordenadora pedagógica do BIS aponta os tipos de livros mais indicados para
cada faixa etária:
De 0 a 1 ano: livros de
pano ou plástico, com imagens simples, cores contrastantes e elementos
sensoriais;
De 1 a 2 anos: histórias
curtas, ilustrações grandes, livros interativos com abas e temas do cotidiano;
De 2 a 3 anos: narrativas
simples com repetição, rimas e personagens conhecidos do universo infantil;
De 3 a 5 anos: histórias com
começo, meio e fim, contos de fantasia, temas emocionais e valores sociais.
O
BIS realiza todos os anos o evento “Book Fair”, uma feira do livro que conta
com a presença das famílias. O objetivo é apresentar a pais e responsáveis os
livros que os próprios alunos da educação infantil criam com ajuda dos
professores, em português e inglês.
“Na
primeira infância, cultivar o amor pelos livros é abrir caminho para uma
formação mais rica, sensível e criativa. No BIS, acreditamos que leitores se
formam desde cedo — por isso, colocamos a leitura no centro das experiências
educativas, fortalecendo vínculos, ampliando repertórios e inspirando nossos
alunos a explorarem o mundo com curiosidade e imaginação”, afirma a diretora
pedagógica do Brazilian International School, Audrey Taguti.
![]() |
| Colégio bilíngue Brazilian International School BIS, de São Paulo, realiza a “Feira do Livro”, incentivando as crianças a criarem seus próprios livros |


Nenhum comentário:
Postar um comentário