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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

NRF Retail's Big Show 2025: confira as seis principais tendências

Nos últimos dias, Nova York foi o epicentro do setor de varejo com a NRF Retail’s Big Show 2025. O evento, que reuniu as maiores mentes do varejo global, promoveu importantes debates sobre inovação, tecnologia e o atual comportamento do consumidor. Além disso, a diversidade de soluções apresentadas enfatizou a plena evolução do setor que está cada vez mais, focado em suprir as demandas dos clientes que passaram a ser mais exigentes e conectados.

Mesmo em meio ao cenário de incertezas econômicas, não há como negar que o varejo está entre os setores que vem tendo um desempenho promissor nos últimos anos. Uma razão que ajudou ainda mais este crescimento foi, sem dúvidas, a pandemia de Covid-19, em que, devido a necessidade do isolamento social, os comércios precisaram migrar para o comércio online e, surpreendentemente, neste período, elevaram o número de vendas.

Diversos países vivenciaram essa realidade, inclusive, o Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2023, o setor registrou a expansão de 2,9%, sendo este o mesmo resultado de crescimento do PIB naquele ano. Já em 2024, a projeção de desempenho da CNC (Confederação Nacional do Comércio) é de 5,5%.

Mediante a este cenário altamente favorável, é importante conhecer, de perto, tendências que irão ajudar a garantir o crescimento do varejo neste e nos próximos anos. Abaixo, listo as seis principais tendências apresentadas para o setor durante a NRF Retail's Big Show 2025.

#1 IA Generativa: A Inteligência Artificial, sem dúvidas, lidera a lista de tendências. Em se tratando do varejo, seu uso será cada vez mais aplicado em soluções para personalização de atendimentos, bem como para apontar recomendações em tempo real.

#2 Automação e robótica: o uso de robôs na gestão de estoques e no fulfilment, que se trata do processo logístico que envolve a cadeia de suprimentos, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para garantir maior eficiência das operações.

#3 Experiência phydigital: a união entre o espaço físico e digital já é uma realidade. Neste contexto, o varejo deverá investir, cada vez mais, em lojas interativas, utilizando recursos como realidade aumentada e virtual, a fim de agregar a melhor experiência de compra.

#4 Sustentabilidade e economia circular: o compromisso com o meio ambiente está entre as principais pautas realizadas pelos setores. No varejo, um dos focos do uso da tecnologia está em, justamente, reduzir desperdícios e promover negócios eco-friendly (amigáveis ao meio ambiente).

#5 Plataformas omnichannel avançadas: complementando os tópicos anteriores, já não é mais possível dissociar a importância do espaço digital nas operações do varejo. Sendo assim, cabe às empresas do setor realizarem a integração fluída entre os canais de venda, com o intuito de suprir e atender as demandas do público.

#6 Meios de pagamentos inteligentes: soluções como checkout autônomo e biometria são recursos que podem agregar, além da maior eficiência, também a agilidade, segurança e controle nos registros de pagamentos.

Embora o uso da tecnologia já seja um alicerce do varejo moderno, ainda assim, sua aplicação pode trazer à tona importantes desafios que precisam ser superados. No Brasil, como exemplo, mesmo o nosso mercado sendo altamente dinâmico e promissor, também enfrenta obstáculos estruturais para aplicar os recursos, o que exige adaptações importantes nas operações.

Nesse contexto, contar com o apoio de consultorias especializadas no setor é algo fundamental. Isso porque, por meio desse olhar estratégico, torna-se ágil o processo de implementação de novas tecnologias, bem como é mais um importante apoio para capacitar e guiar a empresa no processo de transição para um modelo digital, mapeamento as necessidades específicas e oferecendo estratégias personalizadas.

Para o futuro, o varejo, inclusive o brasileiro, continuará evoluindo em direção a um modelo mais tecnológico e integrado, com foco em promover a melhor experiência do cliente e operações sustentáveis. Esse cenário, certamente, exigirá das empresas a adoção de estratégias inclusivas para obter maior eficiência e interagir com diversos perfis de público. E, o primeiro passo para atender este objetivo, sem dúvidas, é começar pela transformação digital do negócio.

Com o intuito de compartilhar os principais insights e aprendizados na NRF Retail 's Big Show 2025, no dia 13 de fevereiro, das 9h às 14h, a ALFA promoverá o evento com seus clientes e parceiros. O encontro, que acontecerá presencialmente no NB Steak Jr, em São Paulo, contará com a participação de especialistas em varejo e tecnologia, que discutirão as tendências e as melhores práticas para o setor. Os interessados poderão se inscrever em: https://lnkd.in/dmibyJad

 


Tailan Oliveira - CRO da ALFA Consultoria - SAP Gold Partner.
ALFA Consultoria – SAP Gold Partner


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