Nos últimos dias, Nova York foi o epicentro do setor de varejo com a NRF Retail’s Big Show 2025. O evento, que reuniu as maiores mentes do varejo global, promoveu importantes debates sobre inovação, tecnologia e o atual comportamento do consumidor. Além disso, a diversidade de soluções apresentadas enfatizou a plena evolução do setor que está cada vez mais, focado em suprir as demandas dos clientes que passaram a ser mais exigentes e conectados.
Mesmo em meio ao cenário de incertezas econômicas,
não há como negar que o varejo está entre os setores que vem tendo um
desempenho promissor nos últimos anos. Uma razão que ajudou ainda mais este
crescimento foi, sem dúvidas, a pandemia de Covid-19, em que, devido a
necessidade do isolamento social, os comércios precisaram migrar para o
comércio online e, surpreendentemente, neste período, elevaram o número de
vendas.
Diversos países vivenciaram essa realidade,
inclusive, o Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC),
em 2023, o setor registrou a expansão de 2,9%, sendo este o mesmo resultado de
crescimento do PIB naquele ano. Já em 2024, a projeção de desempenho da CNC
(Confederação Nacional do Comércio) é de 5,5%.
Mediante a este cenário altamente favorável, é
importante conhecer, de perto, tendências que irão ajudar a garantir o
crescimento do varejo neste e nos próximos anos. Abaixo, listo as seis
principais tendências apresentadas para o setor durante a NRF Retail's Big Show
2025.
#1 IA Generativa: A Inteligência Artificial, sem dúvidas, lidera a lista de tendências.
Em se tratando do varejo, seu uso será cada vez mais aplicado em soluções para
personalização de atendimentos, bem como para apontar recomendações em tempo
real.
#2 Automação e robótica: o uso de robôs na gestão de estoques e no fulfilment, que se
trata do processo logístico que envolve a cadeia de suprimentos, tem se
mostrado uma ferramenta eficaz para garantir maior eficiência das operações.
#3 Experiência phydigital: a união entre o espaço físico e digital já é uma realidade. Neste
contexto, o varejo deverá investir, cada vez mais, em lojas interativas,
utilizando recursos como realidade aumentada e virtual, a fim de agregar a
melhor experiência de compra.
#4 Sustentabilidade e economia
circular: o compromisso com o meio ambiente está entre as
principais pautas realizadas pelos setores. No varejo, um dos focos do uso da
tecnologia está em, justamente, reduzir desperdícios e promover negócios
eco-friendly (amigáveis ao meio ambiente).
#5 Plataformas omnichannel
avançadas: complementando os tópicos anteriores, já não é
mais possível dissociar a importância do espaço digital nas operações do
varejo. Sendo assim, cabe às empresas do setor realizarem a integração fluída
entre os canais de venda, com o intuito de suprir e atender as demandas do
público.
#6 Meios de pagamentos
inteligentes: soluções como checkout autônomo e biometria são
recursos que podem agregar, além da maior eficiência, também a agilidade,
segurança e controle nos registros de pagamentos.
Embora o uso da tecnologia já seja um alicerce do
varejo moderno, ainda assim, sua aplicação pode trazer à tona importantes
desafios que precisam ser superados. No Brasil, como exemplo, mesmo o nosso
mercado sendo altamente dinâmico e promissor, também enfrenta obstáculos
estruturais para aplicar os recursos, o que exige adaptações importantes nas
operações.
Nesse contexto, contar com o apoio de consultorias
especializadas no setor é algo fundamental. Isso porque, por meio desse olhar
estratégico, torna-se ágil o processo de implementação de novas tecnologias,
bem como é mais um importante apoio para capacitar e guiar a empresa no
processo de transição para um modelo digital, mapeamento as necessidades
específicas e oferecendo estratégias personalizadas.
Para o futuro, o varejo, inclusive o brasileiro,
continuará evoluindo em direção a um modelo mais tecnológico e integrado, com
foco em promover a melhor experiência do cliente e operações sustentáveis. Esse
cenário, certamente, exigirá das empresas a adoção de estratégias inclusivas
para obter maior eficiência e interagir com diversos perfis de público. E, o
primeiro passo para atender este objetivo, sem dúvidas, é começar pela
transformação digital do negócio.
Com o intuito de compartilhar os principais
insights e aprendizados na NRF Retail 's Big Show 2025, no dia 13 de fevereiro,
das 9h às 14h, a ALFA promoverá o evento com seus clientes e parceiros. O
encontro, que acontecerá presencialmente no NB Steak Jr, em São Paulo, contará
com a participação de especialistas em varejo e tecnologia, que discutirão as
tendências e as melhores práticas para o setor. Os interessados poderão se
inscrever em: https://lnkd.in/dmibyJad
Tailan Oliveira - CRO da ALFA Consultoria - SAP Gold Partner.
ALFA Consultoria – SAP Gold Partner
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