Estamos na era dos dados. Diante disso, conceitos
como cibersegurança, Big Data, IoT e LGPD, entre outros, impactam o dia a dia
das empresas. Para lidar com essa ampla gama de demandas, é essencial que as
organizações construam uma base sólida. Nesse contexto, um velho aliado se
destaca como uma ferramenta indispensável: o Enterprise Resource Planning, mais
conhecido como ERP.
Comprovando sua eficácia, o mercado global de ERP
continua apresentando altos índices de crescimento. Segundo a projeção da IDC,
espera-se um aumento anual de 10,4% até 2027. O Brasil ocupa a quinta posição
nesse ranking, atrás de Estados Unidos, Alemanha, China e Japão, segundo um
estudo da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software).
Para o empresariado brasileiro, há uma vasta
oportunidade de escolher entre soluções nacionais ou globais, dependendo das
necessidades e objetivos específicos de cada empresa. Esse “dilema” representa
um grande desafio, especialmente devido à falta de conhecimento sobre a
verdadeira função do sistema, o que leva algumas organizações a acreditarem,
equivocadamente, que o software resolverá todos os obstáculos operacionais.
Em outros casos, a escolha do ERP é baseada apenas
no custo, o que pode gerar frustração quando os resultados esperados não são
alcançados. É fundamental lembrar que o software é uma ferramenta que apoia o
planejamento e gestão. Sua eficiência depende do quanto a empresa está disposta
a acompanhar os dados e relatórios emitidos, bem como tomar decisões baseadas
em informações concretas.
À medida que a tecnologia avança, surgem novas
funcionalidades que permitem aprimorar ainda mais o uso do ERP. Destacamos aqui
quatro tendências para o ERP em 2025:
#1 Inteligência Artificial
(IA): a IA continuará sendo uma tendência dominante no
mercado de ERP. Sua integração com o sistema oferece sugestões e customizações
para melhorar o desempenho e a experiência do usuário.
#2 Capacitação dos
colaboradores: a combinação de IA e capital humano pode
potencializar o desempenho da organização. Para isso, é essencial investir em
treinamentos, capacitando a equipe para o uso eficiente do sistema, a fim de
automatizar tarefas e criar um ambiente de trabalho estratégico e inovador.
#3 Gestão da mudança: mais do que implementar um ERP, a empresa precisa estar aberta a
mudanças. Seja uma pequena ou grande, todas podem se beneficiar da ferramenta,
mas é necessário renunciar a práticas ineficazes e adotar uma gestão baseada em
dados e estratégias bem definidas.
#4 Nuvem: embora a tecnologia de computação em nuvem não seja nova, seu
protagonismo cresceu em 2024 e deve continuar forte em 2025. Hoje, as ferramentas
já nascem e operam em nuvem, por isso, investir em um ambiente em cloud,
permite que a solução obtenha um melhor desempenho, com eficiência e segurança.
Essas tendências reforçam a importância da
colaboração entre pessoas e tecnologia. Apesar dos receios de que a IA possa
substituir trabalhadores, a realidade mostra que essa relação precisa ser
aprimorada para trazer o melhor dos dois mundos. O desafio para 2025 será
conscientizar o empresariado a abandonar o conceito de “sempre foi assim”, e a
se abrirem para as inovações. O ERP entra como uma peça-chave nessa transição,
apoiando as organizações em um momento de transformação.
No entanto, para maximizar os resultados, a escolha
do software deve ser baseada na adequação ao negócio, e não apenas no custo.
Por isso, contar com uma consultoria especializada pode ser uma estratégia
valiosa para identificar as melhores soluções e preparar a equipe para
aproveitar ao máximo os recursos do sistema.
E, para aqueles que têm dúvidas quanto ao investimento, o retorno é positivo. Estudos indicam que uma empresa pode trocar de ERP em média três vezes ao longo de 20 anos, embora isso varie conforme o nível de maturidade digital. Em um mercado em constante evolução, seguir as tendências e planejar ações estratégicas são passos essenciais para o sucesso em 2025.
Patrícia Pereira - head de soluções empresariais no Grupo INOVAGE.
Grupo INOVAGE
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