Por que profissionais em todos os
cargos devem aprender habilidades de negócios
Há um tempo, era comum que os
profissionais tivessem papéis fixos e funções rigorosamente definidas nas organizações
– mas o ambiente de trabalho está em constante evolução e, hoje, um
profissional de sucesso precisa ter uma série de habilidades, não só as óbvias
para a sua função.
Algumas das habilidades que os
profissionais estão aprendendo hoje são habilidades de negócios, como
comunicação empresarial e gerenciamento de projetos. Com o objetivo de crescer
na empresa, uma analista de marketing pode se interessar por um curso de
liderança, por exemplo, mesmo que tenha acabado de entrar no mercado de
trabalho. Na Udemy Business, braço de treinamento corporativo da Udemy, vemos
os profissionais aprimorarem as suas habilidades de forma eficaz, ao fazerem
cursos.
Da mesma forma, essa mesma
analista de marketing pode se interessar por gerenciamento de projetos para tornar
o dia a dia da equipe mais fácil. Esses tipos de habilidades de negócios
cresceram muito em demanda levando em conta que muitas empresas continuaram
trabalhando em modelo híbrido.
Quer saber quais são as dez
habilidades de negócios mais consumidas no último ano e que continuarão em alta
em 2023? Um relatório recente da Udemy Business aponta:
1. Comunicação
Saber se expressar de forma
eficaz é uma competência muito buscada entre os profissionais. Esta é uma
habilidade relevante tanto para o ambiente profissional quanto para a vida
pessoal.
2. Gerenciamento de projetos
Este é um conjunto de práticas
utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma
empresa. Adquirir habilidades de gerenciamento de projetos é uma oportunidade
para quem deseja crescer na carreira.
3. Liderança
É possível, sim, aprender a ser
um bom líder. Defender e
incentivar a equipe, servir de exemplo, delegar tarefas e definir objetivos são
algumas competências de liderança que podem ser desenvolvidas com o tempo.
4. Metodologia ágil
Esta é uma maneira moderna de
organizar e gerir projetos de forma mais produtiva, com o objetivo de obter
resultados mais eficientes sem perder a qualidade do produto final.
5. Scrum
O Scrum é uma estrutura ágil de
gerenciamento de projetos. Na ferramenta, os projetos são divididos em ciclos,
chamados de sprints. As equipes precisam concluir esses ciclos num determinado
tempo, geralmente um mês.
6. PMP
Esta é uma certificação
profissional reconhecida internacionalmente, oferecida pelo Project Management
Institute. Ou seja, é mais uma habilidade relacionada ao universo de
gerenciamento de projetos.
7. Comunicação empresarial
Este item diz respeito às estratégias
de comunicação usadas pelos funcionários interna e externamente para melhorar a
imagem e os resultados de uma empresa.
8. Análise de negócios
Esta habilidade está relacionada
à análise de tendências, à criação de produtos, ao branding e ao rebranding e a
ter atenção em entender o momento da empresa e em como encontrar novos
caminhos.
9. Reuniões
Passada a pandemia, as reuniões
online estão aqui para ficar. Com a maioria dos profissionais usando várias
plataformas e precisando realizar reuniões com mais eficiência, esta habilidade
pode ser útil para todos os profissionais.
10. Gestão por competências
Destinado para a área de RH, este
é um sistema para identificar e gerir perfis profissionais que tenham
compatibilidade com uma vaga de emprego e que possam trazer retorno a uma
empresa.
O relatório completo, chamado 2023 Workplace Learning Trends
Report, traz mais informações sobre o que esperar do aprendizado
corporativo neste ano e como os profissionais e empresas podem ficar à frente
das três principais tendências que estão moldando a cultura corporativa do
futuro.
Raphael Spinelli - diretor
regional da Udemy para a América Latina
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