Pesquisa
Sebrae/IBGE mostra que 76% dos empreendedores sofreram aumentos de custos, mas
apenas 9% repassaram o valor integralmente para os consumidores
O aumento dos custos é o que mais tem dificultado a
vida dos donos de pequenos negócios, mas apesar disso eles estão evitando
repassar os reajustes para os consumidores. De acordo com a primeira edição da
Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 9% deles
repassaram integralmente para os seus clientes a subida dos gastos de operação
das empresas, 43% não elevaram os preços de produtos ou serviços e 47% fizeram
um repasse apenas parcial.
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa indica que os donos de pequenos negócios estão segurando o reajuste dos preços para evitar perder clientes, já que a maioria deles confirma que as empresas tiveram aumento de custos. “Quase 8 em cada 10 pequenos negócios relataram aumentos dos custos nos últimos 30 dias, mas apenas 9% conseguiram repassar integralmente esses aumentos para os clientes”, observa.
“A falta de clientes tem sido um dos principais motivos de preocupação dos
empreendedores e diante da falta de consumidores e da redução do poder de
compras das famílias, os pequenos negócios vão resistir ao máximo repassar
esses custos para não perder vendas. Eles estão preferindo reduzir o lucro para
manter os clientes”, avalia Melles.
A estratégia de não repassar os aumentos de custos está sendo adotada tanto pelos microempreendedores individuais (MEI) quanto pelos donos de micro e pequenas empresas. A pesquisa revela que o repasse total do aumento de custos para o preço final foi adotado por apenas 10% das micro e pequenas empresas e 9% dos MEI.
Pulso – Essa é a primeira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, que será realizada trimestralmente pelo Sebrae e IBGE. A colheita de dados foi realizada entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro nos 26 estados e no Distrito Federal. Foram ouvidos 6 mil donos de pequenos negócios e a margem de erro é de 1% para cima ou para baixo.
Números da pesquisa
O aumento de Custos da empresa foi repassado para os clientes?
Pequenos Negócios
• 43% não repassaram
• 47% foi repassado só parcialmente
• 9% foi repassado totalmente
Micro e Pequenas
• 42% não repassaram
• 48% foi repassado só parcialmente
• 10% foi repassado totalmente
MEI
• 44% não repassaram
• 47% foi repassado só parcialmente
• 9% foi repassado totalmente
Nos últimos 30 dias, sua empresa teve aumento dos custos?
Pequenos Negócios
• 4% Não sabe
• 20% Não
• 76% Sim
Micro e Pequenas
• 2% Não sabe
• 22% Não
• 76% Sim
MEI
• 6% Não sabe
• 19% Não
• 75% Sim
Nenhum comentário:
Postar um comentário