"O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler nem escrever, mas sim aquele que não consegue aprender a desaprender para reaprender!"
Alvim Tofler
Inicio esse artigo com essa frase provocativa que
me inspira diariamente a buscar o aprendizado contínuo e minha evolução pessoal
e profissional, me convidando constantemente a me desapegar de algo que já sei,
para me abrir para o “NOVO”. Isso significa se reinventar, se adaptar, evoluir
e transformar.
Cada vez mais os profissionais serão valorizados
pelas transformações que geraram por onde passaram e pelo seu legado. Hoje, “Reinvenção”
é a palavra-chave.
Em mais de 20 anos atuando como mentora, conheci e
avaliei a gestão de mais de 1.000 empresas de diversos segmentos e portes. Além
de ter contato com as melhores práticas de mercado, também presenciei muitas
dores no dia a dia da gestão destas organizações e principalmente nas relações
interpessoais. Isso sempre me gerava bastante incômodo e um desejo enorme de
contribuir com todos, usando meu aprendizado e atuando como consultora de
empresas.
Durante a condução dos projetos, uma das
metodologias que aplico consiste em gerar questionamentos e reflexões sobre
porque determinada rotina é realizada daquela forma, e, pasmem, as respostas
que escuto são: “Sabe que eu não sei?! Desde que cheguei na empresa me disseram
que era para ser feito desta forma e assim eu venho fazendo. Nunca parei para
me questionar” ou “A empresa criou este controle, mas, para ser bem sincero,
não vejo nenhuma utilidade e valia” ou, ainda, “Eu recebo este relatório da
outra área, mas nós não utilizamos nenhuma informação dele”.
Aí quando questiono: E você nunca procurou a outra
área para dizer isso? A resposta muitas vezes é: “Nosso dia a dia é muito
corrido”. Noto que faltam nas relações ingredientes fundamentais: o respeito
mútuo no sentido de compreender o impacto do seu trabalho e das suas entregas
no trabalho do outro; a comunicação assertiva e humanizada e o alinhamento de
necessidades e expectativas.
Triste não é mesmo? Por isso que percebo em muitas
organizações uma jornada pesada. Então, meu primeiro convite para você é:
Questione e busque compreender o porquê das coisas. Tudo tem que fazer sentido
e ter uma utilidade. Cada vez mais neste mundo VUCA acelerado e em constante
transformação, precisamos ter rotinas assertivas na gestão que levam ao aumento
da produtividade, redução de retrabalhos e alinhamento de propósito, com uma
gestão humanizada e engajada para a entrega dos resultados.
Como meu papel é trazer provocações que levem vocês
a reflexões sobre as práticas e modelos de gestão que podem estar sendo
adotados mas empresa, com a missão de identificar mudanças e gerar
transformações proponho abordarmos o contexto da Inteligência Artificial para
mostrar a importância de revermos a abordagem de gestão, considerando a
potência que ela pode proporcionar ao seu negócio.
A princípio não devemos nos assustar com este
avanço nem enxergá-la como uma ameaça de desemprego em massa, mas, sim,
compreender que esse avanço tecnológico nos trará inúmeras facilidades, mas que
agora devemos focar o nosso olhar nas pessoas, com o objetivo de investir cada
vez mais no desenvolvimento das suas habilidades comportamentais, também
conhecidas como soft skills, para gerarmos um ambiente saudável e humanizado em
busca de melhores resultados.
De acordo com o International Association of
Artificial Inteligence, a Inteligência Artificial já é capaz de:
- Compreender
o contexto;
- Extrair
informações relevantes de uma conversa;
- Planejar
e otimizar;
- Falar;
- Interagir;
- Responder
adequadamente a um problema;
- Gerar
frases e histórias;
- Reconhecer
pessoas e objetos;
- Negociar;
- Aprender
padrões;
- Seguir
regras estabelecidas
A partir dessas constatações sobre a Inteligência
Artificial, sugiro que você reflita e avalie quais dessas habilidades você já
possui e quais deve desenvolver ou melhorar. Elas estão intrinsicamente
relacionadas às soft skills que são seus diferenciais que irão garantir seu
sucesso pessoal e profissional.
Lucedile Antunes - idealizadora dos best-sellers “Soft Skills: competências essenciais
para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e
do recente “Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas
crianças para se tornarem adultos bem sucedidos”. É fundadora da L. Antunes
Consultoria & Coaching, especialista no desenvolvimento de Soft Skills,
Palestrante, Coach e Mentora de Carreira. Apaixonada por apoiar pessoas a
evoluírem e por estimular transformações através da expansão de consciência,
inspira as pessoas a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de
agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. É coautora de
diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional.
Instagram:
@antuneslucedile
Linkedin:
LucedileAntunes
www.lantunesconsultoria.com.br
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