Pesquisa do Infojobs feita com profissionais de RH identificou que para 37,10% deles a habilidade mais importante na hora de contratar é "saber trabalhar em equipe"
O currículo técnico é importante, mas as
habilidades interpessoais dos candidatos também estão no radar dos
recrutadores. É o que mostra o levantamento do Infojobs, empresa de soluções de
tecnologia para RH, sobre soft skills no mercado de trabalho brasileiro. Para
77,2% dos profissionais de RH que participaram da pesquisa, hard e soft skills
possuem a mesma importância nos processos seletivos. Enquanto, para 20,3%, as
soft skills já são mais importantes.
Avaliar as soft skills e os aspectos
comportamentais dos candidatos tomou proporções ainda maiores nos últimos anos
devido às transformações no mercado de trabalho. O estudo reforça essa
percepção mostrando que 51% dos profissionais de RH passaram a avaliar as soft
skills nos últimos 5 anos. Além disso, a maioria dos recrutadores (75,2%)
afirmam que possuem o costume de detalhar as soft skills no momento de divulgar
a vaga.
Para avaliar as soft skills, 61,4% dos recrutadores
dizem utilizar testes pré-definidos, enquanto 31,2% contam com o apoio das
dinâmicas em grupo. Entre eles, 97% acreditam que a necessidade crescente de
lidar com situações emocionais faz as soft skills ganharem destaque no ambiente
de trabalho.
Entre 8 soft skills pré estabelecidas pelo
levantamento, 37,10% dos recrutadores destacam em primeiro lugar “saber
trabalhar em equipe” como a habilidade mais importante e em segundo lugar
“inteligência emocional” (32,20%). Já entre as habilidades que consideram menos
importantes estão “senso de liderança” (1%) e “resolução de conflitos”
(5,40%).
As habilidades comportamentais também estão em
destaque entre os profissionais que fazem parte de outras áreas, onde 97,8%
acreditam que as soft skills são importantes para o desenvolvimento
profissional. Além disso, 64,5% dizem que já tiveram suas soft skills avaliadas
nos processos seletivos.
As soft skills são importantes para o RH porque
consistem em aptidões que as empresas necessitam e que fazem a diferença no
tratamento com clientes e internamente. “São habilidades que você não encontra
facilmente em um currículo. Nesse cenário, os candidatos precisam de
autoconhecimento para saber enaltecer seus pontos fortes”, comenta Ana Paula
Prado, CEO do Infojobs.
O RH também se pauta por essas habilidades quando
avalia profissionais não habituais daquela área. Esses profissionais podem, por
exemplo, estar em fase de transição de carreira, mudança de segmento, posição
ou podem ainda não possuir a competência técnica para o cargo, mas têm uma
experiência diferenciada e se destacam por competências que vão além do
currículo.
Confira a lista das soft skills mais buscadas pelos
profissionais de RH:
- saber
trabalhar em equipe (37,10%)
- inteligência
emocional (32,20%)
- boa
comunicação (8,90%)
- resiliência
(6,9%)
- resolução
de conflitos (5,40%)
- boa
organização de tempo (4,50%)
- criatividade
(4%)
- senso
de liderança (1%)
Infojobs
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