Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Estudo apresentado na Suécia revela que insulina icodec utilizada uma vez por semana promove maior atingimento da meta glicêmica

Posologia semanal reduz o número de aplicações da insulina basal de 365 para 52 por ano, sem qualquer prejuízo ao tratamento do diabetes; os resultados também demonstram que a insulina icodec promoveu maior satisfação entre os participantes do estudo em comparação à insulina utilizada diariamente

 

Durante a 58ª reunião anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD 2022), que acontece até 23 de setembro, na cidade de Estocolmo (Suécia), a Novo Nordisk apresentou novos resultados do estudo de fase 3a ONWARDS 2, em adultos com diabetes tipo 2 que utilizaram a insulina icodec uma vez por semana vs. indivíduos que receberam a insulina degludeca diariamente. 

Os dados revelam que 37% dos pacientes tratados com icodec alcançaram hemoglobina glicada (HbA1c) menor que 7,0%, sem apresentar hipoglicemia grave ou clinicamente significativa, em comparação com 27% daqueles tratados com insulina degludeca em 26 semanas1. O estudo alcançou seu desfecho primário de demonstrar não inferioridade na redução de HbA1c na semana 262. A partir de uma HbA1c de 8,17% (icodec) e 8,10% (degludeca), a insulina icodec uma vez por semana alcançou uma redução superior na HbA1c estimada de 0,93% em comparação com 0,71% para insulina degludeca2. 

“Conforme o Questionário de Satisfação do Tratamento de Diabetes (DTSQ)1, os participantes do estudo ONWARDS 2 relataram maior satisfação ao utilizar a insulina icodec, uma vez por semana, do que a insulina degludeca diária em 26 semanas. Nesse contexto, acreditamos que a insulina icodec pode se tornar a opção ideal para o tratamento do diabetes tipo 2, especialmente para os indivíduos que iniciam a terapia com insulina”, afirma a diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar. 

A utilização da insulina uma vez por semana representa um importante avanço no tratamento do diabetes tipo 2, pois proporciona maior comodidade ao paciente, uma vez que reduz o número de aplicações da insulina basal de 365 para 52 por ano, sem qualquer prejuízo ao tratamento da glicemia. 

A insulina icodec uma vez por semana demonstrou ter um perfil seguro e bem tolerado. Os dados indicam que houve menos de um evento hipoglicêmico por paciente-ano exposto para insulina icodec e insulina degludeca (0,73 eventos e 0,27 eventos por paciente-ano exposto, respectivamente, sem diferença estatisticamente significativa entre os braços). Vale ressaltar que não houve nenhum evento de hipoglicemia grave para os pacientes tratados com icodec. 

“Os resultados apresentados são fundamentais, pois revelam que a insulina icodec, além de promover maior conforto, é extremamente segura. Dessa forma, a partir do seu lançamento, os pacientes com diabetes terão à disposição uma nova opção de tratamento eficaz com mais qualidade de vida”, explica a médica. 

Existem estudos em andamento para avaliação do uso da insulina icodec em uma população de adultos com diabetes tipo 1. Os primeiros resultados devem ser divulgados nos próximos meses.

 

Cenário do diabetes no Brasil 

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (2021), mais de 16 milhões de adultos no Brasil tem diabetes, dos quais 12 milhões com o tipo 23-5. 

Quase um terço (32%) das pessoas que vivem com diabetes no Brasil não têm diagnóstico. Quando a doença não é detectada ou é tratada de forma inadequada, as pessoas com diabetes correm o risco de complicações graves ou até fatais. 

Diante desse cenário, a Novo Nordisk trabalha para promover soluções que combatam a doença e melhorem a qualidade de vida dos pacientes com diabetes tipos 1 e 2. Atualmente, a empresa é referência no tratamento da doença e conta com os medicamentos mais modernos e eficazes em seu portfolio: Rybelsus® (semaglutida oral), Ozempic® (semaglutida injetável) e Victoza® (liraglutida), Tresiba® (insulina degludeca), Xultophy® (insulina degludeca + liraglutida) e FIASP® (insulina asparte), Levemir® (insulina detemir), além das insulinas humanas. 

“O diabetes é uma doença que exige uma terapia individualizada. Dessa forma, a companhia procura desenvolver opções que se adequem melhor às necessidades de cada paciente”, finaliza a executiva.

 

Sobre a insulina icodec

A insulina icodec é um novo análogo de insulina basal uma vez por semana, desenvolvida para suprir os requisitos de insulina basal por uma semana inteira com uma única injeção subcutânea. Atualmente, os produtos de insulina basal com maior duração são injetados uma vez ao dia1. A insulina icodec está atualmente passando pela fase 3 de desenvolvimento clínico.

 

Sobre o programa clínico ONWARDS

O programa de desenvolvimento clínico ONWARDS para insulina icodec uma vez por semana compreende seis estudos clínicos globais de fase 3a, incluindo um estudo com elementos do mundo real, envolvendo mais de 4.000 adultos com diabetes tipo 1 ou tipo 22. Os resultados preliminares para os ensaios ONWARDS 1, 2, 3, 4 e 6 já foram lidos, todos alcançando seus desfechos primários2,6,7.

Sobre ONWARDS 2

O estudo ONWARDS 2 é um estudo de fase 3a, treat to target, de 26 semanas para avaliar eficácia e segurança da insulina icodec uma vez por semana comparando-a com insulina diária degludeca em 526 pessoas com diabetes tipo 28. O desfecho primário foi avaliar a alteração em HbA1c na semana 26 com insulina icodec em comparação com insulina degludeca2.

 

Novo Nordisk

www.novonordisk.com.br, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados