Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Como prevenir as doenças mais comuns em crianças na primavera

Foto: Wynitow Butenas/Hospital Pequeno Príncipe
O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para cuidados que podem evitar quadros alérgicos e virais

 

A primavera é a estação marcada pelo desabrochar das flores e também pelo aumento na incidência de casos de doenças alérgicas e virais. Isso acontece pela alta quantidade de pólen no ar, oscilação de temperaturas e baixa quantidade de chuvas. O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para cuidados que podem prevenir esses quadros, especialmente em crianças.


Doenças respiratórias

Nas crianças, os problemas respiratórios mais comuns nessa época do ano são a rinite alérgica, que apresenta sintomas como tosse, espirro, coceira e congestão nasal, e a asma, também chamada de bronquite, que faz com que os pacientes apresentem tosse persistente, falta de ar e chiado no peito. “Ao apresentar sintomas respiratórios, os pais devem procurar seu médico de confiança para que seja feita avaliação, diagnóstico correto e orientações. Muitas vezes acaba se pensando que é gripe ou algo mais leve, mas por trás desses sintomas pode ter um quadro de rinite alérgica ou de asma”, explica o pneumologista pediátrico Paulo Kussek, do Pequeno Príncipe.

O especialista também enfatiza que, além do pólen, a inalação de poeira, alergênicos ambientais, odores fortes, bolor, ambientes frios e úmidos desencadeiam sintomas. “É importante manter os ambientes sempre limpos, arejados e, em ambientes externos, o uso de máscara também auxilia na prevenção desses quadros alérgicos”, diz o pneumologista.


Doenças dermatológicas

Na pele, os quadros mais frequentes são os virais, como a doença mão-pé-boca, que tem como sintomas o surgimento de bolhas nesses locais, dor e febre; a varicela, também conhecida como catapora, que causa lesões com bolhas, prurido e febre alta; o sarampo, que provoca febre, alterações oculares e vermelhidão no corpo; e também a rubéola, que ocasiona febre e vermelhidão. “É muito importante monitorar a febre, e o diagnóstico dessas patologias pode ser feito de forma clínica e laboratorial. Com exceção da mão-pé-boca, todas essas outras doenças podem ser prevenidas por meio da vacinação que está disponível gratuitamente em toda a rede do SUS”, enfatiza a dermatologista Nadia Almeida, do maior hospital exclusivamente pediátrico do país. 


Cuidados para proteger as crianças

  • Manter ambientes limpos e arejados.
  • Usar máscara de proteção em ambientes externos.
  • Fazer lavagem nasal com soro fisiológico.
  • Ter o calendário vacinal em dia.
  • Realizar o acompanhamento pediátrico periódico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados