A arte pode tirar da zona de conforto, introduzir formas abstratas de pensar e ajudar a imaginar o impossível.
Muitas vezes, quando se fala de arte na escola, há uma sensação de leveza: um
sentido lúdico e divertido acompanha inevitavelmente as aulas dedicadas ao
assunto, em oposição a temas mais exigentes e sérios, como português ou
matemática. Na realidade, o pensamento criativo precisa ser mais explorado nas
escolas como chave para abordar o estudo de qualquer disciplina. A arte é uma
escolha para parcerias interdisciplinares na educação, porém tem sido mais
comumente usada para ilustrar ou expressar o conteúdo de outra disciplina.
Contudo, o cerne de uma produção artística é representar o significado interno
do conteúdo que está sendo ensinado.
Para
a professora Mara Lúcia de França Oliveira Rezende, do Sistema Gabarito de
Ensino, considerando a multidisciplinaridade uma forma atrativa e interessante
para trabalhar conteúdos escolares, é importante que a arte permeie por vários
aspectos de todas as disciplinas, tendo em vista que pode trazer o pensamento e
a reflexão do aluno para uma forma ampla.
De
acordo com os novos modelos de aprendizagem, baseados justamente no pensamento
criativo e na resolução de problemas, o desenvolvimento da criatividade é o que
estimula a quebrar os moldes, a pensar fora da caixa, a encontrar novas
soluções e a enfrentar o medo de errar. “Permitir e instigar a criança a
explorar materiais do cotidiano, mostrar uma mistura da realidade e da
fantasia, mas também um olhar de apreciação de obras de artes de vários
artistas, são formas de desenvolver o olhar da criança para a arte do dia a
dia”, explica Mara, e acrescenta: “como passamos por momentos difíceis com a
pandemia e a defasagem do desempenho educacional, acredito que a arte tem um
papel expressivo para o aluno, pois a mesma, quando é estimulada, possibilita a
criatividade e a expressão, tornando possível diversas perspectivas de
estratégias, gerando ideias e soluções para os desafios”.
Além
dos conceitos e do conteúdo das próprias obras de arte, há todo um corpo de
teorias e filosofias que remontam a milhares de anos, que explicam como a arte
se desenvolve e muda nossa consciência. “O ensino da arte é importante porque
auxilia no desenvolvimento de várias habilidades. A arte traz ao indivíduo o
desenvolvimento do percurso criativo pessoal e significativo, pois possibilita,
a cada um, informações que transcendem os limites dos pensamentos e da
imaginação, além de trazer benefícios aos alunos, como desenvolvimento da
criatividade, coordenação motora, habilidade de interpretação, foco,
concentração, percepção, senso crítico, interação com outras pessoas e
imaginação”, diz Mara.
A
professora Mara Rezende ressalta a importância da pesquisadora em
arte-educação, Ana
Mae Barbosa, que propôs a Abordagem
Triangular para a formação de conhecimentos em arte, por meio da
contextualização histórica, do fazer artístico e da apreciação artística, e
defende a necessidade da existência, nas escolas, de educadores atualizados,
artistas e acesso aos trabalhos contemporâneos, para que os estudantes consigam
atingir o máximo do desenvolvimento integral.
A
arte na escola é, portanto, um recurso que envolve a formação da pessoa em
todas as suas vertentes e contribui para o desenvolvimento do sentido estético
e emocional das crianças. A expressão de si mesmo, o espírito de observação e o
senso crítico, mais do que o estético, passam a ser objetivos a serem
alcançados e valorizados, como aspectos imprescindíveis ao crescimento de cada
pessoa.
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