ALSHOP registra movimentação mais alta do que o esperado para o período e vendas crescem no inverno com expectativa de aumento de até 7% até agosto
Mesmo que o inverno de 2022 não pareça ser tão
rigoroso, até agora, a movimentação do comércio de shopping está mais alta do
que o esperado. O movimento de pessoas já cresceu 15% em relação ao mesmo
período do ano passado, segundo um levantamento da ALSHOP
(Associação de Lojistas de Shopping) que
tem pouco mais de 40.000 associados no país. "A recuperação de público já
era esperada até mesmo em função do fim das restrições impostas pela pandemia
e, agora, com as férias escolares e a retomada das áreas de lazer e exposições
nos shoppings, mas notamos maior público nos shoppings, uma recuperação mais
forte das áreas de alimentação e mesmo com a inflação um consumo mais
forte", explica Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações Institucionais
da ALSHOP.
A movimentação no comércio como um todo deve
representar uma venda de R$ 13,76 bilhões entre maio e agosto, de acordo com a
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.
Além da volta das áreas de lazer e exposições, as
férias escolares e a temporada de inverno levam mais clientes aos shoppings em
busca de promoções. O inverno começou oficialmente em 21 de junho e mesmo com
preços mais altos e uma temporada menos rigorosa em temperatura, as vendas vêm
crescendo. “Por ser uma estação curta, o inverno faz com que muitos lojistas
coloquem em promoções mercadorias com preços convidativos de produtos novos e,
também, de peças remanescentes do inverno do ano passado. Essa estratégia ajuda
os vendedores a trazerem mais consumidores para dentro das lojas, assim
vendendo ainda mais”, completa Ildefonso.
Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística – IBGE, que tem como base a Pesquisa Mensal de Comércio
– PMC e a Pesquisa Mensal de
Serviços – PMS, as vendas durante o inverno
geralmente registram um acréscimo médio de até 9,2% na comparação com as
estações da primavera e outono.
“Muitos produtos são ofertados com descontos
atrativos e praticamente a temporada de vendas já se inicia com liquidações. Se
o período de dias com temperaturas baixas se prolongar, o comerciante pode
manter os preços cheios elevando sua receita. Caso tenhamos alternância de dias
frios com dias mais quentes os preços terão descontos ainda maiores”, ressalta
Ildefonso.
Desafios e empregabilidade até o fim do ano
Apesar dos bons números, os desafios da economia
seguem no radar dos lojistas de shopping que enfrentam dificuldades com a
logística de alguns produtos, a inflação impulsionada pela alta recente dos
combustíveis e do dólar que segue em um patamar acima dos R$ 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário