Empreendedor apaixonado por inovação e tecnologia, Carlos Augusto Paiva pontua as características e vantagens dos produtos digitais mais consumidos na web
Com o desenvolvimento da tecnologia, transmitir
conhecimento de forma organizada se tornou uma nova oportunidade de mercado,
fazendo com que os infoprodutos (ou produtos digitais) ganhem ainda mais força
e espaço na internet.
São formas de transmitir conhecimentos através de
soluções digitais, sejam ebooks, podcasts, webinários, cursos online e até
mesmo revistas digitais, gerando engajamento para a resolução de diversas
carências que possam existir na sociedade.
Para Carlos Augusto Paiva, CEO da Transformar, agência de lançamento
especializada em infoprodutos, os ebooks podem ser uma ótima alternativa para a
captação inicial de clientes. “Por ser um livro digital, o leitor tem a
possibilidade de personalizar a sua experiência com diversos ajustes de cores e
tamanhos para adequar o texto a um formato que ofereça uma leitura mais
confortável. Além disso, são mais baratos que uma versão física por não
exigirem custos de impressão e logística, mais duráveis e o estoque é
infinito”, pontua.
Quando se pensa em produtos digitais com foco em
áudio, os podcasts rapidamente vem à cabeça. Eles podem trazer informações
relevantes sobre determinado tema e se assemelham aos programas de rádio, mas
podem ser ouvidos a qualquer momento do dia e em diferentes plataformas. “No
podcast há uma liberdade maior para se discutir uma variedade de temas, já que
a proposta é de que cada episódio seja dedicado a oferecer informações de
grande interesse para as pessoas sobre determinados assuntos. Uma das grandes
vantagens deste formato é a relação que ele consegue criar com o ouvinte em uma
linguagem mais descontraída e informal. Por conta da proximidade, o público se
sente mais disposto a fixar uma marca ou produto na cabeça”, relata o empresário.
Para Paiva, os webinários ou videoconferências
aproximam ainda mais essa relação com os consumidores. “A interação é a palavra
chave nesse tipo de abordagem, e dedicar um tempo para responder os
questionamentos feitos por quem o assiste é uma ótima forma de conquistar a
atenção do público. Esses formatos são fáceis de organizar e não há limitações
de audiência, cuidados assim fazem com que o infoprodutor consiga alcançar mais
pessoas, gerando mais leads em um tempo menor”, revela.
Por possuírem a capacidade de integrar vários
atributos de outros formatos em apenas um lugar, os cursos online são um dos
produtos digitais mais amplos que existem. Mas é preciso atenção para formular
aulas coerentes e de fácil compreensão. “É preciso planejar bem a estrutura das
aulas e as ferramentas de apoio ao aprendizado do aluno para que o conteúdo
seja absorvido de forma clara. Além disso, é essencial que se crie uma
comunidade ativa de pessoas que querem aprender, melhorando a experiência dos
alunos e estimulando outras pessoas a buscarem esses conhecimentos”, declara o
CEO da Transformar.
Pensando novamente nos leitores, as revistas
eletrônicas ou as e-magazines estão cada vez mais populares. “A vantagem de se
ter esse produto no meio digital é que ele tem a capacidade de atingir qualquer
tipo de público, pois existe uma quantidade gigantesca de segmentos e assuntos
que uma revista pode abordar”, relata.
Paiva acredita que, se desenvolvidos corretamente,
os infoprodutos têm o poder de conectar as pessoas. “Quando alguém tem algo
para ensinar, que possa solucionar as necessidades ou até mesmo facilitar a
vida de outras pessoas, é válido transformar este conhecimento em um produto
digital, passando esses conhecimentos ou valores para outros membros da
sociedade”, finaliza.
Carlos Paiva - empresário e empreendedor apaixonado
por inovação, tecnologia e educação. Com uma experiência de 20 anos de mercado,
é especialista em gestão empresarial e CEO de duas empresas além da
Transformar: a Local Datacenter, empresa especializada em serviços de internet
no Rio de Janeiro e a Holding imobiliária Carlos Paiva, responsável pela
compra, venda e aluguel de imóveis também na região do Vale do Aço. Para
mais informações, acesse https://agtransformar.com.br/
ou pelas redes @agtransformar
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