O principal alvo dos golpistas é público de 36 até 50 anos
No mês de maio 331.162
brasileiros foram vítimas das tentativas de fraude de acordo com o Indicador
Serasa Experian que mapeia estas ações. O número representa que a cada 8
segundos alguém tentava aplicar um golpe no país. O principal alvo dos
fraudadores foi o segmento de Bancos e Cartões com 53,3% do total de todas as
investidas. O estudo analisa números de utilização indevida de identidade, como
abertura de contas e até mesmo emissão de cartões. Em segunda posição, está o
segmento das Financeiras, com 17,1%, seguido por Serviços, 16,1%, Varejo,
10,6%, e Telefonia, que representa apenas 3% do total das tentativas. Veja os
números totais no gráfico abaixo.
Em
relação à faixa etária, o grupo mais atingido é o que contempla pessoas de 36
até 50 anos. Esta parcela foi vítima 36,1% das tentativas. O público de 26 até
35 anos ocupa a segunda posição do ranking dos mais visados pelos fraudadores,
ocupado uma parte de 27,5% do total. Em terceiro lugar, pessoas de 51 a 60
anos, com 14%. Depois, pessoas até 25 anos, com 11,4% e, por fim, o grupo de
pessoas acima de 60 anos, com 10,9%.
De
acordo com o Head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude
da Serasa Experian, Caio Rocha é importante que o usuário tenha cuidado ao
compartilhar seus dados pessoais. “Os criminosos estão sempre desenvolvendo
novas formas de aplicar seus golpes. Cuidar onde insere suas informações e com
quem compartilha é fundamental para que se tenha segurança nas transações
realizadas. Em caso de compras online, é importante que sempre se confira a
procedência dos portais e que se cheque as experiências de outros usuários”.
Quando
analisamos as regiões, a maior parte das tentativas de golpe aconteceram no
Sudeste, 52,1%. O Nordeste registrou 17,3% das investidas dos fraudadores. Sul,
16,6%, Centro-Oeste 8,9% e, na última posição está o Norte, com 6,1%.
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do
cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa
Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa
Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos
modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa
Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já
consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de
Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs
consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).
Serasa Experian
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