O líder deve
comunicar demissões de maneira mais humanizada e estar aberto a esclarecimentos
Na última semana, a Ebanx anunciou a demissão de
cerca de 20% de seu quadro de funcionários, reafirmando uma triste tendência
nas maiores startups do Brasil neste último semestre. Ao todo, as empresas que
eram consideradas “unicórnios” (startups com grande valor de mercado), como
Loft, QuintoAndar, Mercado Bitcoin e Shopee, demitiram quase 2 mil pessoas no
país no primeiro semestre de 2022, devido a questões econômicas internas e
internacionais.
Especialmente nesses momentos difíceis, a
comunicação na liderança tem um papel fundamental. Afinal, dar a notícia de uma
demissão tem um grande impacto na vida do colaborador e de sua família.
Será possível amenizar o impacto numa comunicação como essa? Que tom deve
ser utilizado na transmissão dessa mensagem?
“Primeiramente, o líder deve entender como o
negócio é impactado pelas questões socioeconômicas, ter uma visão macro para
definir as prioridades e tomar as melhores decisões”, aponta Vivian Rio Stella,
fundadora da consultoria de comunicação VRS Academy. “A partir dessas decisões,
o próximo passo é comunicá-las da melhor forma”.
Como exemplo de comunicação eficiente em momentos
de crise, a VRS destaca o anúncio do cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky,
que precisou demitir 25% dos colaboradores da empresa em maio de 2020 e
explicou sua decisão através de um e-mail.
“O que poderia ser mais um entre os diversos
informativos de demissão em massa que foram provocados pela pandemia de
COVID-19, tornou-se um exemplo de comunicação mais humana e empática para
qualquer liderança, tal a demonstração de atenção e cuidado com as palavras”,
destaca Vivian. “Planejar como comunicar uma mensagem difícil como uma
demissão, envolve cuidado, clareza, empatia e tantos outros aspectos
importantes para um líder”.
De acordo com a consultora, a mensagem foi clara,
apresentou subdivisões e envolveu sete técnicas fundamentais para esse tipo de
situação-problema: objetivos definidos na mensagem, explicação por meio de
dados, demonstração de cuidado e atenção, clareza na escrita, apresentação dos
próximos passos, disponibilidade para esclarecimentos e encaminhamento para
conclusão.
A análise aprofundada dessa comunicação está
disponível no Drive de Conteúdo da VRS Academy, que pode ser acessado
gratuitamente neste
link. O material também conta com um Glossário e um Teste de Comunicação
desenvolvido por Vivian Rio Stella, para que gestores e executivos avaliem se
realmente escrevem de forma eficaz, seja por e-mails ou aplicativos de
mensagens.
“Dita de maneira adequada com o que o momento pede, uma mensagem difícil como uma demissão pode ser recebida e elaborada de forma mais consciente pelas pessoas mais impactadas. Assim os colaboradores demitidos podem seguir sem carregar o peso de palavras duras ou de uma atitude pouco humanizada de quem dá a notícia”, conclui a consultora.
Vivian Rio Stella - Doutora em linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP,
especialista em comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do
Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir
materiais didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da
academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora,
até que montou a VRS Academy. Ao longo dessa trajetória, Vivian já realizou
palestras, workshops e consultorias a mais de 100 empresas, dos mais variados
portes.
VRS Academy
www.instagram.com/vrs_academy/
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