Palácio Alencastro se ilumina de verde na luta contra doença que mais causa cegueira evitável no mundo
De Norte a Sul, monumentos históricos e prédios de instituições parceiras recebem iluminação especial para chamar atenção para a doença responsável pela maior parte dos casos de cegueira evitável em todo o mundo.
Por meio da iluminação verde, entidades
públicas e privadas de todo o País manifestam apoio à Campanha 24
horas pelo Glaucoma, promovida pelo Conselho Brasileiro de
Oftalmologia (CBO). No Mato Grosso, a Prefeitura de Cuiabá ilumina de verde o
Palácio Alencastro e divulga o material da campanha durante todo o mês de maio.
A iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos dessa doença e
sobre a importância do seu diagnóstico e tratamento precoces. As ações que
transcorrem ao longo de maio concentrarão esforços em uma grande maratona
on-line prevista para o dia 21 deste mês, em conjunto com a Sociedade
Brasileira de Glaucoma (SBG) e com o apoio de diversas empresas parceiras.
O glaucoma é uma doença crônica que
afeta o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga
com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular suficientemente
elevada machuca o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível
recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado
corretamente pode levar à perda permanente da visão.
“É preciso que a população esteja
atenta à necessidade de realizar exames preventivos, para evitar problemas com
doenças assintomáticas e progressivas no aparelho de visão, como é o caso do
glaucoma. Embora seja um mal crônico, o diagnóstico e tratamento precoce
garantem grandes chances de interromper o avanço da doença”, explicou o
presidente da SBG, Roberto Galvão Filho.
Personalidades -
Além das ações de iluminação em alusão à causa, o projeto também conta com o
apoio de diversas personalidades e entidades médicas, sempre com o intuito de
mobilizar o maior número de pessoas para essa causa. Para tanto, as redes
sociais estão sendo espaços privilegiados para a divulgação de conteúdo. Também
no site da campanha 24 horas pelo Glaucoma, já é possível acessar diversos
materiais elucidativos acerca dessa doença que atinge de 1 a 2% da população
mundial.
“Todas as ações desenvolvidas na
campanha têm a pretensão de promover reflexões e impulsionar informações
seguras acerca do glaucoma. Essa estratégia de iluminar espaços de grande
visibilidade em todo o país é mais uma maneira de chamar atenção dos
brasileiros para o risco em torno da doença, além de estimular a busca por
informações sobre exames, diagnóstico e tratamentos”, destacou o presidente do
Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristiano Caixeta Umbelino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário