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segunda-feira, 22 de julho de 2019

Empreendedorismo em tempos de crise


Brasileiros buscam maneiras de empreender, enquanto enfrentam baixas perspectivas de recolocação no mercado


No atual cenário econômico, os brasileiros buscam refazerem suas vidas. A situação de desemprego de mais de 13 milhões de pessoas parece com poucas perspectivas de mudar no curto prazo. O universo do trabalho agora está fazendo as pessoas descobrirem quais são seus talentos e vocações e passarem a apostar nisso. Não só contribuindo para a Economia, como para elas mesmas.

Segundo o Portal do Empreendedor – MEI, no início do mês de julho, cerca de 185 mil microempresários haviam optado pelo sistema de recolhimento de tributos em valores fixos mensais (abrangido pelo Simples Nacional). O número é 19% maior do que no final de dezembro de 2018. O crescimento é bem superior ao aumento do emprego formal entre dezembro de 2018 e maio de 2019.

A crise implica em criar algo. Grande parte da população passou a tentar descobrir como usar suas habilidades, enquanto se sentem divididos entre dois cenários. Em um deles, o cidadão procura descobrir como prestar um serviço com base no trabalho para o qual estudou e sempre direcionou sua vida. A pessoa busca empreender porque reviu seu conhecimento e está se reinventando.

Em outro, mais incerto, uma pessoa acostumada com uma função relacionada a, por exemplo, engenharia, começa a investir em algo que gosta, como cozinhar. E acaba fazendo uma "virada de página" em sua vida. Se reinventando e tendo a coragem para fazer algo completamente novo.

O sucesso disso, nesse sentido, está em ter como foco aliar equilíbrio e tranquilidade financeira com qualidade de vida. E isso passa por ter autoconhecimento e acreditar que consegue realizar uma nova atividade. Se renovar, se reinventar.

Há muito mais pessoas buscando alternativas que também ofereçam produtos agregados. Com preço bom e qualidade. E muitas estão se tornando até mais satisfeitas em suas vidas.

Outro fator a ser observado é que, ao empreenderem, os brasileiros buscam o que realmente lhes dá prazer além do dinheiro. No entanto, para empreender é necessário haver planejamento e análise da situação. E realizar questionamentos como: “O que estou oferecendo tem receptividade? Quanto consigo investir? O que consigo vender? Isso conseguirá me sustentar financeiramente?”

Uma vez que a pessoa identificou isso e o que lhe dê uma missão pessoal, é preciso colocar em prática. “Que tipo de ação é preciso tomar? Posso trabalhar sozinho? Preciso de ajuda? Que meios usarei?” E, após isso, ajustar o planejamento para a sua realidade e agir de acordo com ela.

É um desafio constante esse planejamento e é o momento de criar novas oportunidades, pautadas em informações concretas e adequando à própria realidade. A ajuda de um profissional que possa fazer uma consultoria pode expandir a visão de negócios.

O dinheiro muda de mãos. Mas é preciso encontrar a própria forma de fazê-lo chegar até seu negócio. Às vezes, até se inspirando em algo que já tenham feito.





Dora Ramos - contadora e orientadora financeira com mais de 30 anos de experiência, formada em Contabilidade pela Universidade de Mogi das Cruzes. Empreendedora desde os 21 anos e CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.


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