Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Por que devemos cuidar também do dente de leite das crianças?


Muitas pessoas têm dúvidas sobre os chamados ‘dentes de leite’, que preparam a criança para receber os dentes definitivos, assim como executam funções essenciais durante a infância. Sendo dentes temporários, é preciso cuidar destes do mesmo modo que os dentes permanentes? Para que serve o dente de leite?

O dentista, Dr. Eduardo Nakanishi, revela que os dentes de leite, embora temporários, requerem cuidados e boa higiene: “Antigamente era costume dizer que os dentes de leite não precisavam de cuidados, pois não tinham raiz e cairiam a partir dos 6 anos. No entanto, devido aos inúmeros casos de dores de dentes dos pequenos e o quanto eles sofriam com as cáries e abcessos (bolsas de pus) na gengiva, essa ideia foi mudando. Ao contrário do que se pensa, os dentes de leite têm raiz e merecem tanto cuidado quanto os permanentes”.


Funções do dente de leite

O Dr. Nakanishi esclarece para que servem os dentes de leite e por que nascem: “Nos primeiros meses de vida o bebê não possui nenhum dente e sua alimentação tem como base o leite materno e outros líquidos. Ao passo que a criança começa a crescer e com o aparecimento dos dentes, alimentos mais sólidos são inseridos na alimentação. E os dentes se tornam responsáveis pela mastigação, ato que faz com que o pequeno exercite a musculatura da face e desenvolva o rosto de forma harmônica, o que diminui a possibilidade de problemas ortodônticos. Além de possibilitar a mastigação e auxiliar no desenvolvimento facial, os dentes são essenciais para os avanços na fala, ajudando na articulação dos fonemas”.

O especialista aponta que ainda que cuidar dos dentes de leite é importante para preparar a boca para receber a dentição permanente: “Os cuidados com os dentes de leite são necessários ainda pela função de preparo para chegada dos permanentes. Eles mantêm o espaço para o posicionamento correto dos dentes definitivos e evitam problemas estéticos no futuro".


Quando começar a higienização dos dentes de leite

O Dr. Nakanishi afirma que a higienização deve começar assim que aparecer o primeiro dente: “Existem dedeiras e escovas específicas para essa fase. Com a formação completa dos dentes de leite, é preciso manter o hábito de escová-los, aplicando uma pequena quantidade de creme dental, além de ensinar a criança a importância dessa rotina para a prevenir as cáries. É importante também ressaltar a necessidade do acompanhamento de um dentista desde o início da formação dos dentes de leite”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados