Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de julho de 2019

66 MIL NOVAS VAGAS MARCAM A 2ª TEMPORADA DE ESTÁGIOS DE 2019


O período é o melhor desde 2014 e apresenta um crescimento de 7,6%, em relação ao ano anterior


A segunda parte do ano marca a fase de renovação. É tempo de rever objetivos e estratégias para traçar novos caminhos. Inclusive, o estágio pode estar incluso nesses planos, pois há uma boa notícia para quem tem interesse na atividade. De acordo com levantamento da Abres - Associação Brasileira de Estágios, a expectativa é de 66 mil novas vagas para os meses de agosto e setembro. O número apresenta a primeira recuperação depois de quatro anos pós-crise. 

Nesse período, acontece a 2ª Temporada de Estágios, uma das melhores épocas para ingressar no mundo corporativo e contratar profissionais. Após o encerramento do primeiro semestre, alguns estudantes se formam e acabam encerrando o contrato de estágio. Por isso, esse é o momento ideal para as empresas começarem a abrir suas portas e recrutar novos talentos. “Trazer o clima de renovação e novidade é crucial para começar essa época com pé direito”, evidencia Seme Arone Junior, presidente da Abres.

Mesmo com um aumento de 7,6% em relação a 2018, as estatísticas ainda não cobrem o recorde de 2014, quando 69 mil vagas estavam disponíveis. Em 2015, a queda abrupta de 14,3% refletiu nas temporadas seguintes e apenas em 2019 será percebida uma recuperação. Desde 2016, a oferta aumenta, mas não cobre o buraco, agora menor, deixado pela crise. 

Apesar disso, o estudo apresenta uma boa expectativa para quem quer participar da modalidade: há uma média de 52 mil oportunidades para quem está no ensino superior e 14 mil para o nível médio e técnico. Essa quantia representa um crescimento de 8,3% e 5,2%, respectivamente, em relação a 2018.  Os números animam os alunos, no entanto, nem todos conquistam seu espaço.

Esse cenário acontece, pois de acordo com os últimos dados do Inep/MEC, há 17,6 milhões de educandos, mas apenas 1 milhão deles está estagiando. “Tanto estudantes, quanto organizações, devem se comprometer para mudar as estatísticas. Aos empresários, é preciso estimular a atividade e fornecer base para desenvolvimento profissional. Aos jovens, é hora de aproveitar o tempo livre para se capacitar!”, orienta Arone Junior.

O período de férias e descanso antecede a 2ª Temporada de Estágios e, por isso, torna-se perfeito para se preparar.  Nesse momento, estar à frente dos concorrentes é fundamental. Invista em si mesmo, faça cursos extracurriculares, participe de palestras, arrisque-se a aprender um novo idioma,  amplie seu currículo… tudo isso fará diferença na hora de conquistar a tão sonhada colocação.  

Nesse contexto, as corporações cumprem seu papel de responsabilidade social quando dão a chance a quem está iniciando sua carreira de construir uma jornada estruturada nos conceitos de aprendizado e empregabilidade. “Seja um agente transformador e faça parte do grupo de quem quer ver mudanças na sociedade por meio da educação. Essa é a resposta e solução para o futuro de nosso país”, finaliza o presidente.




Fonte: Seme Arone Junior - presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados