Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Quais as vantagens do design da informação



A linguagem visual já nos provou, há muito tempo, ser uma das mais eficazes no processo de comunicação. É uma linguagem universal que transcende qualquer fronteira desde os primórdios da civilização, com as pinturas nas cavernas que contam a história de como aquele povo vivia.

A nossa ligação com o mundo é feita através dos nossos sentidos e a maior parte da nossa aprendizagem é feita através do sentido visual. A visão destaca-se em termos de assimilação de dados, haja vista que 65% das informações transmitidas com elementos visuais são armazenadas pelo cérebro. O fenômeno acontece porque este meio de aprendizagem exige menos esforço do órgão do que os demais sentidos (como a audição).

Mas afinal, o que é design da informação? A definição de design da informação por Horn (1999) é a ciência de preparar as informações para que elas possam ser usadas por pessoas com eficiência e eficácia. Seus objetivos principais são desenvolver documentos que sejam compreensíveis, precisos e rapidamente recuperáveis, e fácil de se transformar em ações efetivas; e de projetar interações através de equipamentos que sejam naturais, fáceis e agradáveis. Isto envolve resolver os problemas do design da interface humano-computador.

Na visão de Renato Gangoni, CEO da Visual Insight e que trabalha há anos aplicando o design da informação no mercado de Treinamento & Desenvolvimento, o design da informação é o design da EXPLICAÇÃO de fatos que conduz INFORMAÇÃO à AÇÃO ORIENTADA.

Um trabalho de design de informação começa com a análise do conteúdo, ideia/mensagem ou projeto. A partir daí, são propostas e soluções em formato gráfico ou digital, que melhor atinjam o objetivo esperado. É um processo multidisciplinar, que produz materiais visuais por meio da associação de imagens e textos sintetizados e que pode ser aplicado, por exemplo, para apresentar uma empresa, levar uma mensagem, ideia ou conceito a um determinado público, vender ou divulgar um produto, facilitar materiais em treinamentos ou eventos e explicar materiais complexos ou de difícil entendimento.

Ele se manifesta no dia a dia de diversas formas como nos infográficos de revistas e sites de notícias, nos vídeos animados de produtos e serviços, nas apresentações e propostas comerciais, nos tutoriais do youtube, nos mapas de metrô, em mapas mentais, formulários, catálogos de produtos, sinalizações e, cada vez mais, em educação corporativa.


Impactos do design da informação

Já sabemos que o design de informação é uma ferramenta visual que trabalha principalmente a forma como um conteúdo, produto ou conceito é apresentado, ou seja, como uma mensagem é “dita” ao seu público, aumentando sua captação.

E por ser visual, o design da informação tende a gerar grandes impactos como comunicar melhor, aumentar o engajamento, facilitar o entendimento, hierarquizar as informações, conectar ideias e conceitos, proporcionar associação de conhecimentos e pode aumentar em até seis vezes o entendimento e assimilação.

É por isso que atualmente o design da informação aplicado em treinamentos corporativos tem um papel crucial. Uma das principais barreiras de uma solução de aprendizagem corporativa hoje em dia é tempo disponível, e o design da informação é a ferramenta que faz a diferença em explicar as informações de forma rápida e fácil de ser assimilada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados