A linguagem visual já nos provou, há muito tempo, ser uma
das mais eficazes no processo de comunicação. É uma linguagem universal que
transcende qualquer fronteira desde os primórdios da civilização, com as
pinturas nas cavernas que contam a história de como aquele povo vivia.
A nossa ligação com o mundo é feita através dos nossos
sentidos e a maior parte da nossa aprendizagem é feita através do sentido
visual. A visão destaca-se em termos de assimilação de dados, haja vista que
65% das informações transmitidas com elementos visuais são armazenadas pelo cérebro.
O fenômeno acontece porque este meio de aprendizagem exige menos esforço do
órgão do que os demais sentidos (como a audição).
Mas afinal, o que é design da informação? A definição de
design da informação por Horn (1999) é a ciência de preparar as informações
para que elas possam ser usadas por pessoas com eficiência e eficácia. Seus
objetivos principais são desenvolver documentos que sejam compreensíveis,
precisos e rapidamente recuperáveis, e fácil de se transformar em ações
efetivas; e de projetar interações através de equipamentos que sejam naturais,
fáceis e agradáveis. Isto envolve resolver os problemas do design da interface
humano-computador.
Na visão de Renato Gangoni, CEO da Visual Insight e que
trabalha há anos aplicando o design da informação no mercado de Treinamento
& Desenvolvimento, o design da informação é o design da EXPLICAÇÃO de fatos
que conduz INFORMAÇÃO à AÇÃO ORIENTADA.
Um trabalho de design de informação começa com a análise
do conteúdo, ideia/mensagem ou projeto. A partir daí, são propostas e soluções
em formato gráfico ou digital, que melhor atinjam o objetivo esperado. É um
processo multidisciplinar, que produz materiais visuais por meio da associação
de imagens e textos sintetizados e que pode ser aplicado, por exemplo, para
apresentar uma empresa, levar uma mensagem, ideia ou conceito a um determinado
público, vender ou divulgar um produto, facilitar materiais em treinamentos ou
eventos e explicar materiais complexos ou de difícil entendimento.
Ele se manifesta no dia a dia de diversas formas como nos
infográficos de revistas e sites de notícias, nos vídeos animados de produtos e
serviços, nas apresentações e propostas comerciais, nos tutoriais do youtube,
nos mapas de metrô, em mapas mentais, formulários, catálogos de produtos,
sinalizações e, cada vez mais, em educação corporativa.
Impactos do design da informação
Já sabemos que o design de informação é uma ferramenta
visual que trabalha principalmente a forma como um conteúdo, produto ou
conceito é apresentado, ou seja, como uma mensagem é “dita” ao seu público,
aumentando sua captação.
E por ser visual, o design da informação tende a gerar
grandes impactos como comunicar melhor, aumentar o engajamento, facilitar o
entendimento, hierarquizar as informações, conectar ideias e conceitos,
proporcionar associação de conhecimentos e pode aumentar em até seis vezes o
entendimento e assimilação.
É por isso que atualmente o design da informação aplicado
em treinamentos corporativos tem um papel crucial. Uma das principais barreiras
de uma solução de aprendizagem corporativa hoje em dia é tempo disponível, e o
design da informação é a ferramenta que faz a diferença em explicar as
informações de forma rápida e fácil de ser assimilada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário