Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Cerveja no inverno? Descubra como harmonizar a bebida com pratos típicos da estação


O mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, mostra que é possível apreciar uma gelada com opções como feijoada e sopa


O inverno definitivamente começou no Brasil, e muitos costumam se aquecer através de refeições que são a cara da estação mais fria do ano. Apesar de ser uma bebida bastante associada ao verão, a cerveja é uma boa pedida em qualquer estação, inclusive durante esse período. Para quem não abre mão de apreciar uma gelada, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, selecionou alguns pratos típicos de inverno que harmonizam com diferentes estilos de cerveja, confira:


Chocolate


Seja em forma de bolo, mouse ou sobremesas mais elaboradas, o chocolate está sempre presente. Na hora do brinde, o estilo mais indicado é o Porter. O nome foi uma homenagem aos trabalhadores da região portuária da Inglaterra, grandes fãs da bebida. Com traços suaves de chocolate, essa cerveja tem um equilíbrio que tende para os aromas e os sabores marcantes.

  



Pratos apimentados   
    


 
No inverno, os pratos mais apimentados ganham destaque como carne com chilli, taco e burritos. Uma cerveja que harmoniza muito bem com essas iguarias mexicanas é a Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto.













Fondue



Quando se fala na estação mais fria do ano, uma das primeiras coisas que costuma ser lembrada é o tradicional fondue. O mais tradicional, de queijo, combina com cervejas do estilo Strong Ale. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Os lúpulos ingleses aromáticos dão um sabor refrescante com caráter de malte médio a alto, amargor acentuado, mas que agrada os mais exigentes paladares.






Crème Brulée






Essa sobremesa francesa feita com creme de leite fresco, gemas e baunilha, fica ainda mais adequada para ser saboreada durante o inverno. Para acompanhar, uma cerveja de trigo frutada de framboesa com amargor moderado e leve sabor da fruta.




 




 Sopa

Sim, apesar de parecer improvável, a sopa pode combinar com cerveja. Não é necessário que a bebida esteja estupidamente gelada, geralmente, as cervejas especiais colocam no rótulo qual é a temperatura ideal, então é só ficar atento. Para cada tipo de sopa tem um estilo mais indicado, por exemplo, a sopa de caldo-verde combina com uma India Pale-Ale, que possui ponto de equilíbrio com amargor e aroma acentuados e uma leve opalescência.








  Feijoada





A tradicional feijoada é um prato que costuma ser bastante consumido durante o inverno, e se a intenção for inovar, a cerveja ideal para harmonizar pode ser uma Wheat com laranja, que irá proporcionar em qualquer paladar uma experiência única e diferente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados