Para
Cristiane Teixeira, orientadora educacional do Colégio Franciscano Pio XII, as
famílias devem demonstrar interesse pela produção da criança e valorizar o
aprender
Muitos pais têm dúvidas
sobre como ajudar os filhos na tarefa de casa. O assunto é recorrente, já que,
no processo ensino-aprendizagem, a participação da família na vida escolar da
criança é importante, assim como a parceria dos pais com a escola.
Para Cristiane Teixeira,
orientadora do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII, é importante
que a família valorize a lição de casa do filho, além de incentivá-lo, no
sentido de criar ambiente e rotinas favoráveis para isso. “A família motiva a
criança ao oferecer, por exemplo, um ambiente adequado para a lição, bem como
ajuda com a organização do horário mais adequado para a tarefa”, afirma a
orientadora Cristiane.
Ela enfatiza que é
importante a família acreditar e confiar na instituição e no que ela propõe
para a aprendizagem. Além disso, a orientadora explica a importância da
participação dos pais neste momento de estudo: “Ao auxiliar o filho com a
tarefa, estimula-se a autonomia e responsabilidade do aluno, que percebe também
a valorização do aprender por parte família, ou seja, a criança cresce
entendendo o valor que os pais dão a este processo”.
Cristiane, porém, faz um
alerta: os pais não devem fazer o papel do professor. “Há questões que envolvem
o conceito da matéria e estratégias de ensino. A família deve se posicionar
frente à lição no sentido de motivar, e não de ensinar o conteúdo”.
Por fim, ela destaca que o
Colégio Franciscano Pio XII desenvolve estratégias de estudos para todas as
séries do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver nos alunos a
autonomia e o hábito de estudar diariamente, e que pais são parceiros na
construção do aprendizado da criança.
“O grande objetivo das
tarefas é a consolidação do conteúdo. Mas é preciso que a criança se perceba
enquanto estudante para que desenvolva seu próprio método de estudo e aprimore
seu desempenho. Esse é o caminho para a maturidade nos anos escolares
seguintes”.
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