Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Na mesma proporção que parece faltar comida, sobra apetite e preguiça


A nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, da capital paulista, conta que, naturalmente o nosso organismo exige mais energia quando a temperatura está mais baixa. ”Isso acontece porque o gasto energético nessa época do ano é maior já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável. Esse aumento de apetite é uma resposta do nosso corpo que solicita mais energia - e nós respondemos isso com a ingestão de mais alimentos - que, muitas vezes, são mais calóricos”, revela a médica.

Se por um lado sentimos mais necessidade de comer, não temos a mesma vontade de ingerir alimentos crus e frios e assim, deixamos saladas e frutas de lado. É aí que mora o perigo. ”Os excessos desse período se deve ainda a necessidade de produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, que é diminuído principalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas mais baixas”, fala a médica que acrescenta ”para suprir esta sensação muitos acabam descontando na comida e além de engordarem podem ainda desenvolver doenças como hipertensão e obesidade, além de contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéride - que elevam os riscos de problemas cardiovasculares”, alerta Dra. Ana.

Por essas e outras, é essencial redobrar os cuidados com a alimentação na estação mais fria do ano. Para isso, a médica listou algumas dicas importantes:

  • Consuma mais proteínas, que demorem mais para serem metabolizados e liberados, assim a sensação de saciedade aumenta;
  • Evite os excessos de carboidratos, apesar de serem convidativos para o inverno;
  • Prefira fazer sopas com legumes que não sejam de cor amarela e laranja;
  • Abuse de chás que além de esquentar o corpo, aumentam sensação de bem estar;
  • Prefira as frutas típicas da safra que são ricas em vitamina C como: morangos, tangerina, laranja e maracujá.
  • Para os tentadores fondues, faça-os com carnes cozidas ao invés de fritas e misture queijos magros e os mais claros possíveis para molhar os pães integrais. Na versão doce, use chocolate em pó 70% cacau e aproveite a receita de leite condensado light: 1 xícara de leite em pó desnatado, 1/4 de xícara de água fervente e 1/2 xícara de adoçante em pó.




FONTE: Dra. Ana Luisa Vilela - Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência  Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP. Hoje, dedica-se a frente da rede da Clínica Slim Form a melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados