Na Semana Mundial de Amamentação 2019 (SMAM),
comemorada na primeira semana de agosto, o Ministério da Saúde lança campanha e
habilita mais 39 Hospitais Amigo da Criança no país
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lança
nesta quinta-feira (31), em Brasília, a campanha anual de incentivo à
amamentação. A ação marca o início da Semana Mundial de Amamentação 2019
(SMAM), que ocorre na primeira semana de agosto, em mais de 170 países. Neste
ano, o destaque é para a importância do amparo de toda a rede de apoio
(família, amigos, profissionais de saúde, empresários) aos pais, em especial às
mulheres que estão amamentando. Na ocasião, o ministro também anunciará a
habilitação de 39 unidades hospitalares como Hospital Amigo da Criança, para
qualificar ainda mais a atenção à saúde da gestante e do bebê no país.
O lançamento da campanha acontece na sede da
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, e terá a participação
do Governador do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha; da representante da
OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross e do representante da UNICEF, Florence Bauer.
A cerimônia também irá contar com os depoimentos da Juíza do TJDFT, Caroline
Lima, mãe, apoiadora da amamentação e responsável pelo credenciamento de quatro
Salas de Apoio à Amamentação no TJDFT; e da primeira dama do Distrito Federal,
Mayara Noronha, sobre sua atual experiência de amamentação e os trabalhos
desenvolvidos no Governo do Distrito Federal (GDF) para a causa da saúde da
criança.
Das 39 unidades hospitalares que serão anunciadas
como Hospital Amigo da Criança, 31 terão a habilitação renovada, representando
incremento do incentivo financeiro repassado pelo Governo Federal. As outras
oito unidades serão habilitadas pela primeira vez. Com a medida, o Ministério
da Saúde irá repassar um total de R$ 2 milhões ao ano para o custeio dessas
unidades. Atualmente, o Brasil possui 317 hospitais Amigos da Criança e
repassa, anualmente, mais de R$ 9 milhões para a iniciativa, que visa a
reorganização das práticas hospitalares, para aumentar as taxas de amamentação
na primeira hora de vida e aleitamento exclusivo na alta hospitalar.
A iniciativa existe em 131 países e estimula
práticas de atendimento humanizado às mães e bebês, além do incentivo ao parto
normal. Trata-se de um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos
hospitais, que devem respeitar critérios, como os 10 passos para o sucesso do
aleitamento materno; cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de
Alimentos para lactantes e crianças de primeira infância, bicos, chupetas e
mamadeiras; além do cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o
pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai na
unidade de saúde e a permanência deles junto ao recém-nascido internado,
durante 24 horas.
O Brasil tem o tema do aleitamento materno como uma
agenda prioritária. Assim, tem investido em ações de saúde pública para
garantir uma melhor assistência às mães e bebês, inclusive na regulamentação de
leis que promovem e protegem o aleitamento materno contra o marketing abusivo
de produtos que interferem na amamentação.
Durante o lançamento da campanha nacional de
incentivo à amamentação, o ministro da Saúde anunciou a certificação de duas novas
Salas de Apoio à Amamentação no Distrito Federal: uma na Fiocruz Brasília; e
uma no Ministério da Cidadania. Os dois serviços terão capacidade para atender
cerca de 800 mulheres em suas unidades. A ação de incentivo à criação de salas
de apoio à amamentação é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de
Pediatria. O Brasil possui 228 Salas de Apoio à Amamentação em todo o país
credenciadas pelo Ministério da Saúde.
A ação surgiu em 2010, com apoio da Sociedade
Brasileira de Pediatria, com o objetivo de apoiar a mulher que retorna ao
trabalho após o nascimento do seu filho e deseja continuar amamentando o filho.
As Salas de Apoio à Amamentação são locais simples e de baixo custo para as
empresas, onde a mulher pode retirar o leite durante a jornada de trabalho e
armazená-lo corretamente para que ao final do expediente possa levá-lo para
casa e oferece-lo ao bebê.
O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição
infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em
crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia,
infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança
desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na
vida adulta.
O Ministério da Saúde recomenda que as crianças
sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês de
vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, cerca de
seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação
exclusiva até o 6º mês de vida.
CAMPANHA
PUBLICITÁRIA DE AMAMENTAÇÃO
Neste ano, a campanha traz o slogan “Amamentação.
Incentive a família, alimente a vida”, que reforça o tema anual da Semana
Mundial de Amamentação da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA):
“Capacite os pais, permita a amamentação” (tradução livre). A mensagem traz o
apoio e o incentivo à família que está amamentando, e mostra a importância
deste momento para o bebê. A campanha também reforça a importância de amamentar
até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os 6 meses de vida do
bebê. A veiculação da campanha ocorre entre os dias 1º e 15 de agosto.
Amanda Mendes
Agência Saúde
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