Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de julho de 2019

Agosto verde: combate ao linfoma


 A doença pode se desenvolver em qualquer lugar do corpo, principalmente pescoço, axilas e virilha


Agosto Verde. Este é o mês e esta é a cor que definem o combate ao linfoma, um tipo de câncer originado das células do sistema linfático, uma rede de vasos, nódulos e outros órgãos responsáveis pela defesa do organismo. A doença pode se desenvolver em qualquer lugar do corpo, principalmente pescoço, axilas e virilha.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, estimam-se 5.370 novos casos de linfoma não-Hodgkin para o sexo masculino e 4.810 para o sexo feminino, a cada ano do biênio 2018/2019. É a 11ª neoplasia mais frequente entre todos os cânceres, que correspondem a um risco estimado de 5,19 novos casos a cada 100 mil homens, e 4,55 para cada 100 mil mulheres.

De acordo com o Dr. Guilherme Muzzi, hematologista do Hospital Felício Rocho, esta doença pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum entre 50 e 65 anos, para o linfoma não-Hodgkin. Já para o linfoma de Hodgkin, existem 2 picos de incidência maior, sendo o primeiro de 20 a 30 anos e o segundo entre 50 e 60 anos.

A perda de peso e do apetite, sudorese noturna, aumento dos gânglios linfáticos, fadiga, fraqueza são alguns dos sintomas mais comuns da doença. O aumento dos gânglios linfáticos (íngua) pode ser facilmente observado pelas pessoas, pois se localizam frequentemente no pescoço, axilas, clavícula ou virilha. Entretanto, na maior parte das vezes essa alteração está mais relacionada a infecções do que com o linfoma, propriamente dito.

Além de exames periódicos e acompanhamento médico, é importante que todas as pessoas mantenham hábitos de vida saudáveis, para diminuir ao máximo a chance de chegar a desenvolver um câncer. “A prevenção é fundamental, não apenas para diminuir os riscos de uma pessoa chegar a desenvolver a doença, mas também para obter diagnóstico em fase precoce, aumentando as chances de cura e sobrevida do paciente”, ressalta Muzzi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados