Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Precisão, como usar essa habilidade para aprender

 Divulgação

Quando não somos precisos, colocamos nosso esforço, nossas outras habilidades no que não é essencial, que não é exatamente o que vai te levar ao aprendizado necessário naquele momento. Então, como exercitar essa habilidade e usar para aprender mais e melhor? Fernanda Surian, atleta de alta performance e professora de inglês, dá as dicas.


Para Fernanda Surian, quase 5 anos de treinos e competições como atleta de alta performance, que leva para o mercado de ensino as técnicas e aprendizados do Crossfit, uma coisa é certa: sem sabermos exatamente o alvo, fica muito mais difícil desenvolver a precisão necessária para atingi-lo. 
Ela explica: “no Crossfit, a precisão é uma das habilidades fundamentais, evita esforços desnecessários e possíveis lesões e é desenvolvida nos wall balls, quando usamos o agachamento para gerar força e lançar a bola no ponto certo da parede. Sem precisão, o que acontece é que ou a bola não chega onde deve chegar, ou vai acontecer de você levar uma bolada na cara (e dói, viu?), porque a pegada, quando a bola retorna, também tem que ser feita com precisão”. 

E o que isso tem a ver com aprender? Ela explica: “se levarmos essa habilidade para a vida, entendemos que tudo depende de onde colocamos o nosso foco e os nossos esforços. E que, sem precisão, podemos focar em mil coisas, empenhar nossos maiores esforços, e simplesmente não aprender direito, porque não havia precisão”.

Para ela, quando temos uma dificuldade, de nada adianta nos esforçamos para superá-la se não entendermos exatamente como ela funciona: “chegar ao ponto x dessa questão nos traz o objetivo certo para o aprendizado. Às vezes, ele pode ser muito mais simples do que imaginamos, mas, sem que a gente tenha noção de qual é o problema, fica difícil focar. E é por isso que a gente acaba se esforçando muito e tendo pouco resultado”, revela.

Fernanda lembra que, quando conseguimos ser precisos no nosso empenho, os resultados acabam vindo. Por isso, se conhecer pode ser o primeiro passo: “quais são as minhas reais dificuldades? Onde é que “pega” na hora de aprender? Será que eu já estou antevendo que não vou conseguir, e aí disperso meus esforços, foco nas atividades erradas e só acabo confirmando o que já “esperava”?, para ela, pode ser uma boa explicação.

A gente se boicota, e acaba focando de forma difusa ou procrastinando, o que seria uma falta de precisão no planejamento. “A questão é que, quando a gente sabe onde quer chegar e qual dificuldade quer superar, fica mais fácil ser preciso e colocar o foco no lugar certo, no que é fundamental naquele momento e para aquele aprendizado especificamente. Pode parecer difícil, mas às vezes, é só questão de ajustar o movimento que fazemos. Como no Crossfit”, finaliza.






Fernanda Surian -Professora de inglês desde 2008, Fernanda já coordenou professores, deu aula fora do Brasil e agora oferece um curso próprio com foco em inglês instrumental. Formada em nutrição, Fernanda foi se especializar no inglês cursando tradução e legendagem. É certificada por Cambridge e pelo CELTA. Em 2014, Fernanda se apaixonou pelo mundo do Crossfit e começou uma carreira de atleta de alta performance. Desde 2016, Fernanda uniu os dois mundos e hoje compartilha em seu blog informações preciosas sobre técnica, treino e autoconhecimento e oferece cursos com foco nesse universo do do esporte, para ajudar coaches e alunos a melhorarem seu desempenho.
www.fernandasurian.com| fernanda@fernandaidiomas.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados