Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Supermercados voltam a contratar e tem o melhor junho em oito anos


Com as quase 1,5 mil vagas criadas em junho, o primeiro semestre de 2019 encerrou com números animadores e atingiu o melhor resultado dos últimos quatro anos


De acordo com um levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o setor de varejo alimentar no estado voltou a contratar e abriu 1.497 postos de trabalho em junho de 2019. Este foi o melhor resultado para o mês desde 2010, quando foi registrada a abertura de 1599 vagas.

“Apesar de o país enfrentar uma dura crise nos empregos, o setor do varejo alimentar vem apresentando bons resultados neste quesito e pudemos observar isso mais intensamente com excelente resultado no mês de junho. Isso pode ser um indicativo de que o fluxo de clientes tem aumentado, inclusive com a abertura mais intensa de novas lojas”, explica o economista da APAS, Thiago Berka.
 


Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.


No país, junho de 2019 também foi um mês positivo e apresentou geração líquida de 48.436 vagas. Para Berka, este crescimento acentuado nas contratações, principalmente do setor de varejo alimentar, demonstra que os consumidores estão mais confiantes, o que pode resultar no aumento de vendas no segundo semestre e, consequentemente, mais outros empregos.

“Os dados de vendas reportados pelas empresas de construção civil, um setor que é um termômetro da economia, aliado à aceleração de empregos nos supermercados, indicam um crescente de confiança por parte dos consumidores. Esse ímpeto pode ganhar mais força e resultar em mais vendas para o setor, principalmente com a liberação para saques do FGTS e a reforma da previdência sendo aprovada no Senado”, avaliou Berka.

Dentre os setores do varejo alimentar, os supermercados e hipermercados obtiveram os melhores resultados em termos de número de contratações com 1052 vagas criadas. Os hortifrútis também tiveram números expressivos, os melhores para este formato nos últimos nove anos, e abriram 178 novas oportunidades. Atacados e atacarejos ficaram em linha para o mês com 221 postos gerados, enquanto os minimercados e mercearias criaram 46 vagas.



Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.


Entre as cidades, a Grande São Paulo e o ABC figuram bem entre as dez que mais abriram vagas. A capital, Guarulhos e São Bernardo do Campo estiveram entre as principais geradoras de emprego no varejo alimentar em junho. Além delas, outro destaque importante é Campinas, que, novamente, apareceu entre as cidades de maior criação.

 Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.


Entre os principais cargos que tiveram resultados positivos no estado de São Paulo, repositor de mercadorias foi disparado o primeiro colocado com 787 vagas, seguidos de embalador e operadores de caixa.

 Fonte: CAGED / APAS



Histórico do setor (Mensal e Anual)

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.


Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.



NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.





Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados