O
dia das mães está chegando. Este ano comemorado no dia 12 de maio, a data que
representa a segunda melhor lucratividade do mercado, perdendo apenas para o
Natal, mostra seu setor em clima otimista. Prevendo crescimento de até 3% no
volume de vendas, reflexo da redução de preços e fortalecimento do período de
promoções, boas notícias não faltam: houve, também, aumento no valor do tíquete
médio, que ano passado estava entre 60 e 100 reais, subindo para 100 a 200
reais em 2019, segundo Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado de
SP.
Em
pesquisa sobre comportamento, intenção de compra e preferências para o Dia das
mães, realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio pela plataforma
AondeConvem, representante brasileira das operações da Shopfully International Group,
fonte primária de informação para quem quer descobrir produtos, ofertas e novidades
sobre estabelecimentos comerciais de forma geolocalizada, foram entrevistadas
3.359 pessoas de todas as regiões do Brasil. Sendo os resultados coletados em
25 estados, a maior parte do público possuía entre 18 e 49 anos, representando
mais de 82% da amostra.
O
questionário, que continha 12 perguntas de múltipla escolha e 2 perguntas
abertas, demonstrou em seus resultados fortes indícios do crescimento no volume
de vendas. O primeiro dado que chama atenção é o alto índice de pretensão de
compra: cerca de 62% das pessoas afirmaram que, sim, farão compras para a data
este no, seguido de 22% que ainda não decidiram e apenas 15% com nenhuma
intenção de consumo.
Entre
os entrevistados, em sua maioria mulheres (81%), reforça-se o comportamento do
conceito O2O (Online to
Offline), uma vez que 93% dos entrevistados declarou fazer
pesquisas online, no entanto, destes, 83% tem intenção de finalizar as compras
em lojas físicas, conforme pode ser visualizado no gráfico abaixo:
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Os
dados ainda revelam que mais de 60% dos consumidores começa a pesquisa sobre o
que comprar aproximadamente 15 dias antes, com o intuito de verificar
promoções, comparar preços e encontrar as melhores ofertas em uma época de alta
demanda. Pouco menos de 20% da amostragem afirmou começar a verificação 7 dias
antes, seguido de 11% que adquirem presentes na véspera e 9% que compram apenas
no dia.
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Influenciados
pelo preço (58%) e pela qualidade do produto (61%), a média de renda daqueles
que tem intenções de consumo na data é, em sua maioria, de R$1.000,00 a
R$2.500,00. Além disso, as compras realizadas em e-commerces representam pouco
mais de 17% do total das intenções, enquanto a aquisição de produtos em
shoppings e comércios de rua somam mais de 80%.
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Já
o produto preferido para aquisição pelos entrevistados, foi enquadrado na
categoria moda (31%), como pode ser visto na representação gráfica. O ranking é
seguido por Outros (26%), Cosméticos (24%), Eletrônicos (22%) e Vale-presentes
(5%).
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O destaque Top of Mind, termo utilizado na área de marketing
empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na
mente dos consumidores, foi para oBoticário, marca associada ao Dia das Mães
para 15% dos entrevistados.
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