A demanda por salas comerciais em São Paulo
apresentou melhora significativa em 2017, atingindo uma menor taxa de vacância
em comparação aos últimos dois anos. As regiões com menos locais disponíveis
são a Avenida Paulista (8%), o bairro do Itaim Bibi (10%) e a Avenida Juscelino
Kubitscheck (12%), segundo pesquisa realizada pela consultoria imobiliária
Colliers International Brasil.
Mas ainda assim, a cidade de São Paulo está repleta
de prédios comerciais dos mais diferentes estilos disponíveis no mercado. Os
condomínios comerciais hoje oferecem os mais variados tipos de serviços - que
vão desde bicicletário a academia para os frequentadores, entre outros- e é
viável encontrar aquele imóvel que atenda aos critérios adequados para a
instalação de um coworking.
Quem busca um espaço de trabalho compartilhado quer
ter ao seu alcance serviços que proporcionem praticidade e qualidade de vida no
dia a dia. Por isso, escolher um prédio comercial para a instalação de um novo
coworking tem como grande diferencial que boa parte desses prédios já são
construídos ao redor de uma ótima infra-estrutura, tanto de serviços quanto de
mobilidade.
Outras vantagens para abrir seu coworking em um
prédio comercial são a segurança e a estrutura já voltada para a grande
circulação de pessoas, além da possibilidade de contratos duradouros e da
negociação facilitada. Além disso, caso a empresa expanda, é possível se
adaptar incluindo mais salas ao coworking, sem ter que procurar por outro
endereço ou fazer grandes reformas.
Atenção aos detalhes
Porém, é preciso pesquisar e ter atenção aos
detalhes na hora de escolher um prédio comercial para a instalação do
escritório compartilhado. Em minha busca por um espaço para a instalação do meu
coworking em São Paulo, encontrei na época um ambiente ideal e de ótima
localização, porém me deparei com um grande empecilho: a portaria não era 24
horas. Como para meu empreendimento esse era um fator essencial, não levei a negociação
adiante.
Outros elementos, como a quantidade de elevadores
que o prédio possui e o número de vagas de garagem também fazem a diferença por
proporcionar um maior conforto e melhor experiência aos seus clientes.
Cada condomínio funciona de uma maneira, em alguns as vagas são
rotativas, em outros cada um conta com uma ou mais vagas fixas para estacionar.
É importante checar essas informações e avaliar as necessidades do seu negócio
antes de bater o martelo.
É bom analisar todos os prós e contras e pesquisar
bastante antes de fechar um contrato. Cada espaço possui suas próprias regras
de convivência, e é preciso se certificar de que elas estejam de acordo com a
rotina e o perfil dos seus clientes.
Bruna Lofego - criadora do método "Como montar um Coworking de
Sucesso", atraindo empreendedores e investidores de todo o Brasil
interessados em abrir um espaço compartilhado. Considerada como uma
especialista no segmento, é CEO e Founder da CWK Coworking, que conta com cinco
espaços localizados em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
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