Muitos profissionais, que utilizam o LinkedIn como ferramenta para
relacionamento e exposição de suas conquistas profissionais, gostariam de saber um pouco mais sobre como ficar
em evidências para os headhunters. Como essa é uma rede social com um
propósito único e bem definido, além de não permitir uma postura informal, é
desafiador lidar com ela.
O LinkedIn surgiu
com um único propósito: conectar profissionais. Deve-se sempre ter em
mente que essa rede social é focada no ambiente corporativo e o profissional
deve evitar, desde o início, qualquer tipo de menção a sua vida pessoal. É importante
construir um perfil mais atrativo, aumentar a rede de contatos com base em
escolhas assertivas, interativas e com impacto pretendido.
Justamente por isso, resolvi
citar aqui algumas dicas do que os headhunters querem, ou não, ver no
perfil de LinkedIn. A ideia é facilitar o uso da ferramenta de uma forma estratégica
para o profissional, desmistificando um pouco o processo de Hunting, e
também contribuindo para processos de recolocação.
Conteúdo - é importante compartilhar conteúdo interessante,
de sua própria autoria, porém busque publicar textos que realmente revelem seu
conhecimento profissional. Se atenha a sua área de atuação de maneira a não
cometer gafes falando do que realmente não entende a fundo. Outro aspecto do
conteúdo é a coerência entre postagens. Falar “de tudo” é bom em rodas de
amigos, mas no âmbito profissional, superficialidade em vários assuntos não é o
ideal.
Português – pode parecer óbvio, mas erros de português,
jargões, expressões idiomáticas, são problemas recorrentes. Para transmitir
confiança é bom ter o domínio da língua formal. Essa é uma plataforma de uso
profissional, não há espaço para agir de forma descuidada e cometer erros
básicos da sua língua.
Informações
cadastrais – mantenha todos os seus
dados sempre atualizados, com e-mail e telefone pessoais. É comum encontrar
dados de contato como telefone e e-mail corporativos que se usava em sua última
atuação. Isso não é bom, pois ao sair da empresa você fica incomunicável. O
perfil do LinkedIn deve ser uma cópia do seu currículo, por isso é preciso
mantê-lo legível, não poluído, com informações condizentes.
Experiência
detalhada – procure sempre descrever as
atividades e projetos que realizou nas empresas em que trabalhou. Mais
importante que o tempo de trabalho são as conquistas que você realizou na
organização, e que destacam sua expertise de mercado.
Conheça seus
contatos – não saia adicionando todo
mundo só para ter uma vasta lista de pessoas ligadas a você. Essa não é uma
rede social de popularidade. É importante estar conectado a quem realmente se
conhece ou compartilha interesses comuns no âmbito profissional.
Não saia atirando
para todos os lados – não se
candidate a vagas que não são do seu perfil. Quando um headhunter
procura um profissional, ele chega a receber 5 mil currículos para uma única
posição, em média. Porém nem 10% deles corresponde às especificações da vaga.
As pessoas ficam desesperadas em se recolocar que enviam currículo para
qualquer vaga, e isso não só atrapalha como prejudica o seu perfil. Procure ver
se o perfil da vaga não te exclui com coisas simples como nível de inglês,
região de moradia, etc. Só se apresente como opção para aquilo que realmente
está de acordo com quem você é.
LinkedIn não é
Facebook – não use esses espaço para
compartilhar e discutir assuntos como posições políticas, brigas por qualquer
tipo de polarização, postagens religiosas, frases de efeito, postar fotos
inadequadas, de animais, de “baladas”, ou mesmo de família. Você deve se portar
como se porta no ambiente corporativo.
Cuidado com o que
fala – ser educado deveria ser praxe, mas nem sempre é.
Não fale mal de ninguém, muito menos de entrevistadores, feedbacks recebidos,
etc. Isso pode fechar portas muito rápido.
Verifique sempre
sua conta – não abandone seu LinkedIn.
Entre ao menos uma vez por semana, interaja com grupos e produza algo
relevante. Parabenize conquistas de amigos e faça o networking.
Perfis em outras
línguas – Por último, se você domina
outros idiomas, o LinkedIn te permite criar perfis em outros idiomas. Você pode
literalmente criar currículos idênticos em línguas diferentes e torná-los
visíveis para entrevistadores com vagas internacionais, ou que necessitam de
domínio de outras línguas como fator chave. Além disso, ao menos em inglês é
importante ter o currículo pronto, não por diferencial, mas por demanda
mercadológica.
Fernanda
Andrade - Gerente de Hunting e Outplacement da NVH – Human
Intelligence.
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