Éber Feltrim, CEO
da SIS Consultoria, revela soluções que podem facilitar processos e auxiliar no
contato de clínicas com pacientes
Otimizar os processos de agendamentos em um
consultório médico é algo crucial para manter o bom nível de produtividade e
alcançar resultados melhores e mais certeiros.
Para Éber Feltrim, especialista e consultor de
negócios para a área da saúde e CEO da SIS Consultoria, o primeiro passo nesse
sentido fica a cargo das clínicas, que precisam desenvolver um protocolo
operacional padrão dentro de sua equipe. “Essa etapa é de extrema importância,
e irá contar com algumas perguntas chaves para facilitar o atendimento ao
cliente e o gerenciamento de sua agenda”, revela.
Além do próprio motivo da consulta, alguns pontos
devem ser levados em consideração na hora de realizar um agendamento médico.
“Primeiramente, entenda o objetivo da consulta de forma clara e objetiva.
Busque saber qual o melhor horário na agenda do cliente, mas evite oferecer
diversas opções de agendamento, isso pode passar a percepção ao cliente de que
a agenda está vazia demais e isso não é positivo para o negócio. E claro, seja
gentil e empático ao realizar o atendimento, pois muitas vezes, essa é a
primeira impressão de um paciente com a clínica”, pontua o gestor.
Muitas clínicas estão aderindo a soluções
tecnológicas para automatizar parte dos processos, mas Feltrim aponta que é
necessário entender qual ferramenta se adequa melhor às necessidades de cada
consultório. “Deve ser realizado um levantamento com todas as informações
importantes que serão gerenciadas. Fazer os agendamentos em um sistema
especializado pode estreitar o relacionamento com os clientes, e a tecnologia é
um dos pilares para isso”, revela.
Agendamentos através das redes sociais também podem
ser uma solução viável e prática para a maioria das clínicas. “Existem
ferramentas nesse sentido em sites e plataformas sociais que funcionam muito
bem. É importante facilitar ao máximo o contato através das redes sociais, pois
isso traz um sentimento de exclusividade aos clientes faz com que eles
valorizem o atendimento do consultório”, relata Feltrim.
De acordo com o CEO, é fundamental que gestores
ofereçam o treinamento adequado para que seus colaboradores efetuem o melhor
atendimento para cada situação. “É necessário ter conhecimento da ferramenta
que é usada para agendamento, bem como atender aos clientes nas mais diversas
situações do dia a dia. Pode parecer algo simples, mas agendar um horário com
excelência exige atenção e cuidado, pois esse momento contribui para a
fidelização dos pacientes”, pontua.
Hábitos simples podem ser o diferencial para
alcançar resultados positivos no setor de agendamentos. “Entrar em contato no
dia anterior para confirmar a consulta, por exemplo, é de extrema importância,
pois além de otimizar a agenda contribui para a diminuição de faltas. Esse
processo pode ser feito através de inteligências artificiais que oferecem um
sistema de confirmação automática, facilitando o processo e limitando as
chances de possíveis erros. A tendência é que esse tipo de tecnologia esteja
cada vez mais presente em consultórios médicos”, finaliza o especialista.
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua
carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que
as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o
marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho
de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em
desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria de Negócios
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria
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