Pesquisar no Blog

sábado, 20 de setembro de 2025

Dia do Adolescente (21/9): uma geração crescendo em um mundo em transformação

 

Ser adolescente nunca foi tarefa simples. Faixa etária que compreende dos 10 aos 19 anos, a adolescência é uma fase de descobertas, marcada por intensas transformações físicas, emocionais e sociais. É durante esse período que surgem os questionamentos sobre identidade, pertencimento e propósito, acompanhados de comportamentos esperados como a busca por autonomia, a contestação de regras e a valorização da convivência em grupo. É uma fase de experimentação e de construção da própria visão de mundo – processo essencial, mas que também expõe os jovens a vulnerabilidades. 

Se há algumas décadas os desafios dos adolescentes se restringiam a questões escolares, relacionamentos e expectativas familiares, hoje os jovens enfrentam um cenário muito mais complexo. Cada vez mais cedo, os jovens estão sobrecarregados por pressões internas e externas que extrapolam sua capacidade de lidar com frustrações, muito devido à hiper conexão. 

Os adolescentes de hoje são a primeira geração 100% digital, conectada 24 horas por dia em frente a telas, em contato com uma infinidade de informações, estímulos e comparações sociais. As redes oferecem oportunidades de aprendizado e expressão, mas também podem ser palco de cyberbullying, isolamento e dependência tecnológica. Muitas vezes, o celular substitui conversas cara a cara e momentos de convivência familiar, comprometendo a qualidade das relações e a saúde emocional. 

Um cenário preocupante que contribui para o crescimento das taxas de adolescentes que chegam ao ponto trágico de tirar a própria vida. Segundo a Fiocruz, entre 2011 e 2022, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% por ano no Brasil, enquanto a taxa da população geral cresceu 3,7% no mesmo período. Outro dado alarmante da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) mostrou que a ansiedade entre crianças e jovens superou os índices observados entre adultos em nosso País em 2023: a taxa de jovens de 10 a 14 anos atendidos por transtornos de ansiedade atingiu 125,8 a cada 100 mil; e, entre adolescentes, 157 a cada 100 mil – enquanto a taxa de adultos acima de 20 anos está na casa de 112 a cada 100 mil. 

Outro ponto que merece atenção são os medos e inseguranças dessa geração. Além das ansiedades típicas da idade, os adolescentes convivem com preocupações globais: mudanças climáticas, instabilidade política e social, incertezas sobre o futuro do trabalho e até os avanços acelerados da inteligência artificial que ameaçam extinguir ou substituir empregos. A percepção de um mundo instável gera sentimentos de impotência e angústia, ampliando a pressão sobre jovens, que ainda estão formando sua identidade. 

Diante desse quadro, qual é o papel dos adultos? Pais, famílias e responsáveis não podem se furtar da responsabilidade de acompanhar, orientar e impor limites. O diálogo aberto, a escuta ativa e a valorização das emoções dos adolescentes são fundamentais. Escolas também devem assumir um compromisso maior, indo além do conteúdo acadêmico para investir em programas de educação socioemocional, prevenção e cuidado com a saúde mental. 

É urgente refletir sobre como podemos oferecer um ambiente mais seguro, saudável e humano para que nossos jovens atravessem essa etapa de forma plena. Famílias, educadores e gestores públicos devem unir esforços na construção de uma geração que consiga não apenas sobreviver às pressões atuais, mas também florescer em meio a elas. A sociedade precisa enxergar o adolescente não apenas como “o futuro”, mas como alguém que já faz parte do presente e merece suporte integral.

 

Ana Claudia Favano - gestora da Escola Internacional de Alphaville. É psicóloga; pedagoga; educadora parental pela Positive Discipline Association/PDA, dos Estados Unidos; e certificada em Strength Coach pela Gallup. Especialista em Psicologia da Moralidade, Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, Educação Emocional Positiva e Convivência Ética. Dedicada à leitura e interessada por questões morais, éticas, políticas, e mobiliza grande parte de sua energia para contribuir com a formação de gerações comprometidas e responsáveis.

 

Síndrome do dedo podre: quando relacionamentos tóxicos colocam a vida em risco

No Setembro Amarelo, especialistas alertam como padrões inconscientes podem levar mulheres a repetir vínculos abusivos e até perder a esperança de viver.

 

Setembro é conhecido como o mês de conscientização pela vida, marcado pela campanha Setembro Amarelo, a maior mobilização nacional de prevenção ao suicídio. Embora os debates frequentemente abordem depressão, ansiedade e isolamento, um tema ainda pouco discutido chama a atenção da psicologia: o impacto dos relacionamentos tóxicos na saúde mental feminina.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mulheres em relacionamentos abusivos têm risco até cinco vezes maior de tentativa de suicídio em comparação com aquelas que vivem vínculos saudáveis. É um alerta que reforça a necessidade de olhar para os vínculos afetivos como potenciais gatilhos de sofrimento extremo.

“Quando o amor adoece, pode se tornar um gatilho de morte silenciosa”, resume a psicóloga Danny Silva.

 

A síndrome do dedo podre – o padrão invisível

Popularmente chamada de “síndrome do dedo podre”, a tendência de sempre escolher parceiros abusivos não é azar, mas consequência de padrões emocionais enraizados.

Segundo Danny Silva, esses vínculos são formados ainda na infância, quando a criança aprende que amor pode estar associado a rejeição, abandono ou dor.

“O sistema emocional busca familiaridade, não segurança. Por isso, mesmo que racionalmente a pessoa diga ‘nunca mais vou me envolver com alguém assim’, o inconsciente a leva para o mesmo padrão — só que em nova embalagem”, explica.

 

Quando o vínculo se torna ameaça à vida

Os relacionamentos tóxicos corroem a autoestima, geram isolamento e criam a sensação de que não existe saída. Muitas mulheres passam a acreditar que não merecem mais do que aquilo, ou que não são capazes de recomeçar.

Nesses casos, a dor emocional pode ser tão intensa que a ideia de desistir da própria vida surge como um “escape”.

“A prevenção do suicídio também passa por discutir vínculos adoecidos. Muitas mulheres não querem morrer, querem apenas se libertar da prisão emocional em que vivem”, pontua a psicóloga.

 

Por que é tão difícil romper o ciclo?

O apego a relacionamentos abusivos tem raízes profundas:

  • Repetição de traumas antigos – tentativa inconsciente de “curar” dores vividas na infância.
  • Padrões de vinculação – o cérebro associa amor ao que já conhece, mesmo que seja destrutivo.
  • Dependência emocional – sensação de incapacidade de viver sem o outro.

 

Caminhos de reconstrução

A boa notícia é que é possível romper esse ciclo. Danny Silva destaca terapias eficazes para reprogramar vínculos e ressignificar traumas:

  • Terapia Sistêmica Familiar – identifica padrões herdados de gerações anteriores.
  • Terapia do Esquema – cura feridas emocionais ligadas a abandono e rejeição.
  • Terapia Focada no Apego (EFT) – fortalece vínculos seguros.
  • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) – ajuda a reconstruir pensamentos e percepções sobre o amor.

Mais do que técnicas, o processo envolve recuperar o amor-próprio e a noção de merecimento emocional. 

 

Esperança e prevenção

Para Danny Silva, o ponto de partida é entender que a vida vale mais do que qualquer vínculo.

“Relacionamento nenhum vale a sua vida. É possível quebrar ciclos e construir vínculos saudáveis, começando pelo amor-próprio”, afirma.

 


Danielle Silva - psicóloga e especialista em terapia sistêmica familiar. Com uma abordagem humanizada, atua no acompanhamento de famílias e indivíduos, ajudando-os a superar desafios emocionais e comportamentais. Seu trabalho tem impactado a vida de diversos pacientes, promovendo o autoconhecimento e o fortalecimento das relações interpessoais.
CRP:05/67277


sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Butantã Shopping promove Fim de Semana Pet com encontro de cães da raça Chihuahua e evento de adoção de animais resgatados



Evento gratuito acontece nos dias 20 e 21 de setembro
 

 

Encontro de chihuahuas, adoção de cães e gatos resgatados e feira com serviços e novidades exclusivas do universo pet movimentam o Butantã Shopping, localizado na zona oeste e administrado pelo Carrefour Property. A programação faz parte do ‘Fim de Semana Pet’, evento gratuito que acontece nos dias 20 e 21 de setembro.

No sábado (20) o empreendimento realiza o evento de adoção de pets resgatados realizado em parceria com a Ampara Animal, que traz cães e gatos já vacinados, vermifugados e castrados. Os interessados precisam ter mais de 21 anos, além de apresentar RG, CPF e comprovante de endereço originais. Após uma entrevista prévia, os aprovados assinam o termo de responsabilidade e podem levar o pet para casa no mesmo dia. O evento acontece das 12h às 18h, no piso 1 do shopping.

Já no domingo (21) é a vez dos chihuahuas tomarem conta do Butantã em um encontro dedicado a esses pequenos cheios de personalidade. O evento reúne tutores e apaixonados pela raça em um espaço seguro especialmente preparado com brinquedos e percursos que garantem a diversão dos animais. O evento é gratuito, aberto ao público e começa a partir das 14h. 

“Somos um empreendimento que abraça o universo pet e temos orgulho de oferecer um calendário mensal que valoriza o vínculo entre tutores e pets. A adesão crescente a cada ação mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a ampliar as iniciativas”, comenta Franklin Pedroso, coordenador de marketing do Butantã Shopping.

Os visitantes encontram também uma Feira Pet, que traz produtos, acessórios, petiscos e roupas, além de serviços e novidades exclusivas do universo pet.

 


Carrefour Property
Clique aqui
Instagram: @carrefourproperty_br
Facebook: Carrefour Property – Brasil
Site: Carrefour Property
Podcast: Spotify
LinkedIn: Carrefour Property Brasil
TikTok: @carrefour_property
Youtube: CarrefourPropertyBrasil

 

Ampla transforma gatos reais em memes para promover adoção de pets no Recife



Com estratégia 100% online, ação aposta no bom humor e na força da cultura digital para apresentar felinos disponíveis 

 

Memes de gatos são sempre sucesso na internet, mas que tal fazer o próximo viral de um gatinho adotado? Essa é a proposta da nova campanha da Prefeitura do Recife, criada pela Ampla, para incentivar a adoção de felinos por meio do projeto Adota Pet. Batizada de “Adote um Meme”, a ação aposta no bom humor e na força da cultura digital para apresentar animais disponíveis, colocando-os como protagonistas, reforçando a importância da adoção responsável e transformando cada candidato a um novo lar em uma estrela pronta para conquistar corações (e curtidas).

“Memes, figurinhas e gifs de gatinhos são muito populares. Então pensamos: que melhor forma de fazer gatos prontos para adoção chegarem até os seus futuros tutores do que transformando cada um deles em meme? Cada compartilhamento se torna um ponto de contato e uma potencial adoção”, explica Rafael Nântua, diretor de Criação da Ampla.

Com estratégia 100% online, a comunicação conta com investimento em mídia para ampliar o alcance da ação, cards para redes sociais apresentando os gatos de forma lúdica, filme e stickers distribuídos pelo canal oficial de WhatsApp da Prefeitura, reforçando a comunicação divertida e participativa.

O Adota Pet permite aos interessados conhecerem os felinos disponíveis por meio do site adotapet.recife.pe.gov.br, onde estão fotos, informações sobre idade, temperamento e histórico de saúde. A ação busca acelerar adoções, tornando o processo mais acessível. Ao unir humor, mídia digital e engajamento online, Prefeitura do Recife e agência transformam a adoção em experiência positiva, aproximando a população da capital pernambucana dos bichinhos que esperam a oportunidade de encantar uma nova família. 

                                             Clique aqui para assistir ao filme.


                       https://www.youtube.com/shorts/Qk9DkOhjyxE

 

Ficha técnica

Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Prefeitura do Recife

CRIAÇÃO
Direção de Criação: Manuel Cavalcanti e Rafael Nântua
Head de Criação: Lenivaldo Leni, Ana Victória e Thiago Pitt
Criação: Lenivaldo Leni, Betinho Montenegro, Ana Victória, Evandro Borel, Lyedson Enrique e Thiago Pitt

ATENDIMENTO
Chief Business Officer: Juliana Queiroz
Coordenadora de Negócios: Amanda Cardoso

PRODUÇÃO
Coordenadora de RTVC: Marília Brandão
Produção/RTVC: Lis Veras
Coordenadora de Gráfica: Dayanne Rosas
Produção Gráfica: Mônica Santos

MÍDIA
Diretora de Mídia e Dados: Débora Beltrão
Head de Mídia de Dados: João Barbosa
Coordenador de Mídia Digital: Fernanda Reis 
Analistas de Mídia: Felipe Silva e Thais Nascimento
OPEC Mídia: Michelle Menezes

PRODUTORA DE ÁUDIO
Produtora: Onomatopeia Ideias Sonoras
Produtor musical: Carlinhos Borges 
Edição de som: Kiko Santana
Finalização: Kiko Santana 
Atendimento: Bruno Serejo 
Produção: Carlinhos Borges e Bruno Serejo

PRODUTORA DE VÍDEO
Produtora: Sozo Studio
Direção: Bruno Mesquita 
Edição: Gregório 
Produção Executiva: Alyssa Angélica
Coordenação de Produção: Bruno Mesquita 
Atendimento: Karol Cerri

APROVAÇÃO
Danielle Lima, Ana Braga, Elaine Lemos, Igor Gazatti, Flávia Lemos e Mariana Fragoso.


15ª edição do AUmastê acontece no próximo sábado (20) no Canopy by Hilton São Paulo Jardins


Aulas especiais de yoga e pintura com cachorrinhos unem bem-estar e estímulo à adoção responsável, com a presença de filhotes do Instituto AdoteDog e em parceria com a Nice Eventos e Experiências


O Canopy by Hilton São Paulo Jardins promove no dia 20 setembro a 15ª edição do AUmastê, evento onde o bem-estar ganhará novas cores, unindo uma vivência única de pintura com filhotes com a prática da yoga, além de conscientizar sobre a adoção responsável. Em parceria com o Instituto AdoteDog e a Nice Eventos e Experiências, o hotel convida o público para uma vivência que conecta corpo, mente e coração ao lado de cachorrinhos resgatados, que estarão disponíveis para adoção durante as aulas, onde a arte se torna ponte entre pausa, presença e transformação.

A 15ª edição do AUmastê tem como proposta oferecer momentos de leveza, conexão e cuidado. Tendo os cachorrinhos como tema central da criação, a partir de cada traço feito nas telas, a professora de pintura Rafaela Biondo convida todos os participantes a relaxarem do ritmo acelerado do dia a dia, permitindo que a arte desperte sentimentos genuínos e memórias afetivas. Realizada em parceria com a Nice Eventos e Experiências, as aulas de pintura acontecem em duas sessões, às 10h e às 14h, com duas horas de duração cada.

Com duração de uma hora e 15 minutos, as aulas de yoga acontecem na parte da manhã, com sessões entre 9h15 e 13h30, com o instrutor e massagista ayurvédico Daru Murti, conectando corpo e mente em uma prática leve e divertida, cercada de muito amor e lambidas dos cachorrinhos presentes. As vagas são limitadas, sendo 14 alunos em cada turma.

Realizadas no Mezanino do hotel, as aulas do AUmastê têm como objetivo promover um ambiente acolhedor e tranquilo. A presença dos animais favorece não apenas o relaxamento, mas também o estímulo ao afeto e à empatia – tanto entre os participantes quanto com os pets que aguardam por um novo lar. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla.

A 15ª edição do AUmastê será marcada por cores, alegria e propõe uma pausa significativa na rotina para cultivar o bem-estar e fazer parte de uma causa solidária, em que todo o lucro arrecadado dos ingressos será doado para o Instituto AdoreDog. Uma chance leve de celebrar a vida com os nossos companheiros de quatro patas e a potência transformadora da arte.
 


SERVIÇO

Evento: AUmastê – aula de yoga e aula de pintura em tela com filhotes para adoção
Data: 20 de setembro de 2025
Local: Canopy by Hilton São Paulo Jardins

Horários ioga: 9h15, 11h45 e 13h30

Horários pintura: 10h e 14h
Vagas limitadas pelo Sympla:
Link
  

Shopping Villa Lobos recebe evento de adoção de pets este final de semana



Cães e gatos abrigados pela ONG Batalha Animal estarão em busca de um lar neste sábado, 20 de setembro 

 

O Shopping Villa Lobos, em parceria com a ONG Batalha Animal, vai receber no próximo sábado, 20 de setembro, das 14h às 18h, 22 pets em um evento de adoção. O evento acontecerá no estacionamento externo do shopping, próximo ao restaurante Ráscal, onde cachorros e gatos aguardarão um lar amoroso.  

Todos os animais disponíveis para adoção estão vacinados e castrados, garantindo a saúde e o bem-estar dos futuros pets. Para adotar, é preciso ser maior de 25 anos, participar da entrevista com os voluntários da ONG, assinar um termo de responsabilidade, pagar a taxa de adoção de R$ 300 e apresentar comprovante de endereço e documento de identidade. Não serão feitas reservas de animais e a adoção não poderá ser realizada por terceiros.  

 

Evento de Adoção no Shopping Villa Lobos 

Data: 20/09 

Horário: das 14h às 18h 

Local: Estacionamento Externo (entrada Ráscal) 

Endereço: Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 - Jardim Universidade Pinheiros, São Paulo - SP, 05477-000 

 

Vitor Vaimberg vive o questionador Melchior Gabor em nova montagem de “O Despertar da Primavera”

 

Créditos: Kay Marinho  


Ator retorna aos palcos como protagonista na versão do aclamado musical da Broadway, que estreia em 26 de setembro no Teatro Nathalia Timberg, no Rio de Janeiro. 

 

O jovem ator Vitor Vaimberg está de volta aos palcos para mais um desafio como protagonista. Ele dará vida ao intenso e questionador Melchior Gabor na nova montagem do premiado musical “O Despertar da Primavera” (Spring Awakening), que ocupará o palco do Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca.  

O espetáculo, uma produção da Escola de Atores Wolf Maya, marca o retorno de Vitor Vaimberg aos musicais desde sua aclamada atuação como um dos protagonistas em “Romeu e Julieta”, em março deste ano.  

Vitor estará em cena como Melchior nos dias 27/09, 4/10, 11/10, 24/10 e 26/10.  

Melchior Gabor, seu personagem, é um jovem intelectual à frente de seu tempo, que desafia as convenções e a moral repressora da sociedade alemã do final do século XIX. Em meio a um grupo de adolescentes que desperta para a sexualidade, o amor e a identidade, Melchior se torna uma figura central na busca por respostas e liberdade. Para Vitor, que concilia a rotina de ensaios com a preparação para o vestibular, o papel representa uma oportunidade de mergulhar em um dos universos mais potentes do teatro musical contemporâneo.  

"Fazer o Melchior é um desafio muito diferente de qualquer outro personagem que eu já fiz. Ele vem de um contexto em que ninguém queria falar e ninguém queria ouvir, e ele, como alguém que ia atrás do conhecimento que era escondido dele, era uma pessoa muito revolucionária para a época. Sinto que ele é bem diferente de mim, e é isso que é mais gostoso nele: tentar encontrar esse personagem dentro de mim, esse corpo diferente, essa cabeça diferente", comenta o ator que acrescenta, "Ele é um jovem muito à frente do seu tempo, com falas e monólogos muito importantes e extremamente atuais durante a peça inteira, então é muito importante que cada palavra que saia da minha boca seja muito bem entendida pelo público. E, claro, as músicas dessa peça são absurdas! Eu amo todos os arranjos, melodias e letras desse musical, que trazem a contemporaneidade para os assuntos tratados".  

Com uma carreira iniciada aos 8 anos na peça “A Arca dos Bichos”, Vitor Vaimberg coleciona papéis de destaque em musicais, consolidando-se como um talento de sua geração. Aluno da Escola de Artes Wolf Maya, onde já participou de diversas apresentações, ele aprofundou seus estudos em um curso de direção em Nova York e aperfeiçoou outras habilidades que pode agora experimentar nesse novo espetáculo.  

"Tenho o privilégio de poder dizer que canto o solo mais bonito que tenho em todos os meus 7 anos de teatro musical! É uma peça muito atual e muito importante de ser ouvida. O grande conflito é gerado através da falha de comunicação entre pais e filhos, um problema constante em nossa geração!", finaliza.  

 

Sobre O Despertar da Primavera  

Inspirado na controversa peça de Frank Wedekind, “O Despertar da Primavera” revolucionou a Broadway com sua trilha sonora de rock contemporâneo, assinada por Duncan Sheik e Steven Sater. A obra, que arrebatou 8 prêmios Tony, incluindo o de Melhor Musical, e um Grammy, narra a jornada de um grupo de jovens que enfrenta os tabus e a repressão de uma sociedade conservadora.  

A versão brasileira, de Claudio Botelho, ganha nesta montagem a direção geral de Rafaela Amado, direção musical de Anna Hannickel e direção de movimento de Sueli Guerra.  

 

Serviço:  

O quê: Musical “O Despertar da Primavera” 

Estreia: 26 de setembro de 2025 

Temporada: De 26 de setembro a 26 de outubro de 2025 

Horários: Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h 

Local: Teatro Nathalia Timberg 

Endereço: Avenida das Américas, 2000 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ 

Produção: Escola de Atores Wolf Maya 

Venda de ingresso: 

Sympla

Instagram: https://www.instagram.com/despertar_omusical/

 

A magia de Leonardo Da Vinci chega a Cuiabá: uma viagem imersiva ao gênio que inventou o futuro


A exposição “Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci” traz ambientes audiovisuais, recursos tecnológicos como, realidade aumentada e réplicas em grande escala das invenções e da arte do mestre renascentista

 

Sucesso de público em São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci” chega a Cuiabá (MT) e será palco de uma experiência sensorial e educativa inédita, a partir do dia 2 de outubro até dia 30 de dezembro de 2025, no Goiabeiras Shopping, com ingressos no valor de R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada).

A exposição imersiva oferece ao público os mistérios e invenções de um dos maiores gênios
 da humanidade, em um espaçode 1.000 m² e nove áreas expositivas, que misturam arte,ciência e tecnologia de forma acessível, envolvente e interativa.

A mostra surpreende ao trazer uma sala de projeção mapeada, criada com auxílio de inteligência artificial e softwares de cinema de Hollywood, além de um espaço dedicado aos mistérios e curiosidades da icônica Mona Lisa.

Com projeções de realidade aumentada e réplicas em grande escala de invenções icônicas, como o protótipo de helicóptero, o carro a manivela e a máquina voadora, a exposição convida o público a enxergar o mundo pelos olhos de Leonardo da Vinci. A narrativa percorre as diversas áreas de interesse do artista, anatomia, engenharia, botânica, geometria e arte, revelando como sua mente inquieta antecipou o futuro com séculos de antecedência.



Cada sala da exposição oferece um mergulho visual e sensorial nos estudos e experimentos do mestre, com animações em computação gráfica, recriações fiéis de suas obras e interpretações de seus famosos Códices, os cadernos onde registrava ideias revolucionárias que ainda hoje ecoam na ciência e na arte. “Queremos que o público descubra como Da Vinci continua atual. Suas ideias ultrapassaram o seu tempo e ainda inspiram inovações, mais de 500 anos após sua morte.

Apresentar essa exposição em Cuiabá tem um significado especial: é trazer o legado de um dos maiores gênios da humanidade para uma cidade vibrante, marcada por sua arquitetura histórica, diversidade cultural e vocação crescente para a arte e o conhecimento. Além disso, ela tem se consolidado como um novo polo cultural do Brasil, e nada mais simbólico do que exibir aqui uma mostra que une arte, ciência e educação de forma tão poderosa”, afirma Thiago Carvalho, diretor-geral e curador da mostra.

 

Leonardo da Vinci: o gênio multifacetado

Leonardo da Vinci nascido em 1452, em Anciano, uma pequena cidade italiana próxima a Vinci, é amplamente reconhecido como um dos maiores artistas da história. Filho de um escrivão e de uma camponesa, Leonardo começou sua jornada artística como aprendiz de Andrea del Verrocchio, um dos mestres florentinos mais renomados da época. Seu talento excepcional logo o destacou, e ele se tornou um artista e inventor de renome. 

Da Vinci é mais conhecido por suas pinturas, incluindo a icônica Mona Lisa, mas suas contribuições vão muito além da arte. Ele foi um visionário que explorou diversas áreas do conhecimento, como anatomia, engenharia, botânica e física. Suas invenções, muitas das quais foram precursoras de tecnologias modernas, como o automóvel, o submarino e até mesmo o helicóptero, demonstram sua capacidade de combinar arte e ciência de maneira inovadora. 

Durante sua vida, Leonardo criou uma vasta quantidade de cadernos, conhecidos como Códices, onde documentou suas observações, experimentos e invenções. Esses cadernos, que contêm esboços detalhados e notas sobre uma ampla gama de temas, são considerados tesouros inestimáveis do conhecimento humano e continuam a inspirar cientistas e artistas até hoje.

Receber em Cuiabá uma exposição dessa magnitude, que já encantou os grandes centros do país, é um marco para a nossa região. É a oportunidade de Mato Grosso vivenciar a arte e a cultura universal de Leonardo da Vinci em um espaço que une segurança, conforto e comodidade, e, sobretudo, com um ingresso acessível. O Goiabeiras, shopping do coração do cuiabano e sempre em movimento na construção de novas histórias, se orgulha de ser o palco dessa experiência única, que aproxima nossa cidade das grandes capitais culturais e reforça nosso compromisso em oferecer vivências transformadoras para o público.”, destaca Luan Vasconcelos, gerente de Marketing do Goiabeiras Shopping.

 

Realização:

Produção Manaka Cultural e Studio Cria, idealização da EKO.ag. A exposição é uma verdadeira homenagem ao poder da curiosidade humana, que conecta passado e futuro, ciência e sensibilidade, imaginação e conhecimento.

 

Serviço:

Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci

Data: 01 de outubro (para convidados e imprensa)
Período da exposição para público: 02 de outubro a 30 de dezembro de 2025

Horário: terça à sábado das 11h às 20h30, domingo das 11h30 às 20h30

Local: Goiabeiras Shopping

Endereço: Av. Jose Monteiro de Figueiredo, 500-Duque de Caxias, Cuiabá-MT

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada)

Vendas: Link

Mais informações: Link



Parque Global apresenta Amazônia Vida de José Roberto Aguilar


Projeto cultural da Benx Incorporadora apresenta obras de José Roberto Aguilar em diálogo com a Coleção BEĨ e referências indígenas, ressaltando a urgência ambiental no contexto da COP 30.

 O Parque Global recebeu, no dia de 26 de agosto, a exposição Amazônia Vida, de José Roberto Aguilar. A mostra é fruto de uma parceria com a DAN Galeria e apresenta um recorte da exposição já realizada em seu espaço, agora expandida em diálogo com o empreendimento. 

José Roberto Aguilar é um artista que, ao longo de mais de seis décadas, fez de sua obra um campo de experimentações. Se há uma constante nesse percurso, ela é a busca de uma totalidade, de uma arte que não se restringe a linguagens, mas que se projeta como visão de mundo. É nesse registro que se inscreve “Amazônia Vida”, com curadoria de Fábio Magalhães. 

Aqui, Aguilar retoma a experiência vivida em Alter do Chão, no Pará, onde o contato com povos ribeirinhos e indígenas deslocou seu eixo de referências. Desse encontro, emergiu não apenas um repertório visual, mas sobretudo uma consciência: a de que a Amazônia não é apenas uma região geográfica, mas um sistema vivo, uma entidade cósmica. 

As pinturas de cores vibrantes, pulsantes, parecem nascer do chão, como se fossem projeções de um mundo em movimento constante. Acompanhando-as, estão as fotografias de Gabriel Villas Boas, os grafismos indígenas inscritos pela Coleção BEĨ e os bancos de Uruhu Meniako, artista do Alto Xingu representado pela galeria Herança Cultural. 

A mostra ecoa as urgências do nosso tempo: a crise climática, a devastação dos ecossistemas e a necessidade de revermos nossa relação com a natureza. Não por acaso, a mostra ocorre em sintonia com as discussões internacionais que antecedem a COP 30, quando o Brasil será o centro do debate ambiental global. 

“A exposição é um chamado à consciência ecológica: perceber como estamos ligados ao ambiente e às escolhas que fazemos", diz Adalberto Bueno Netto, presidente da Bueno Netto. 

Exposição Amazônia Vida, de José Roberto Aguilar,
em cartaz no Parque Global, com curadoria de Fábio Magalhães.


Parque Global Cultural: arte e cidade 

Instalado no maior empreendimento imobiliário da América Latina, o Parque Global Cultural é uma iniciativa que se propõe ir além da lógica do mercado imobiliário. Sob direção geral de Dinda Bueno Netto e Kátia d’Avillez, o espaço se constrói como território de experiências artísticas e ambientais, abrindo-se ao público. 

 

Serviço

Exposição: Amazônia Vida - José Roberto Aguilar

Local: Parque Global Cultural - Marginal Pinheiros, 14.500, Jardim Fonte do Morumbi

Visitação: até 10 de novembro de 2025 | diariamente das 11h às 18h

entrada gratuita

 

Apoio: Dan Galeria | Herança Cultural | BEĨ

 

EXPOSIÇÃO: PARQUE DA LUZ CELEBRA 200 ANOS COM A 14ª MOSTRA 3M DE ARTE


Raia, obra de Mônica Ventura na 13ª mostra 3M de Arte 
Divulgação


Mostra gratuita acontece entre os dias 27 de setembro e 26 de outubro, com trabalhos de Ayrson Heráclito, Leandra Espírito Santo, Leandro Lima, Licida Vidal, Luiz Zerbini e Rafa Bqueer

 

O Parque da Luz, em São Paulo, celebra 200 anos de história com a 14ª Mostra 3M de Arte. Sob o tema Biomorfos: a Reinvenção do Ser, a exposição, idealizada pela Elo3 e com curadoria de Ana Carolina Ralston, será inaugurada em 27 de setembro e apresenta obras inéditas de seis artistas: Ayrson Heráclito, Leandra Espírito Santo, Leandro Lima, Lícida Vidal, Luiz Zerbini e Rafa Bqueer. As instalações exploram o universo híbrido e metamórfico, propondo novas leituras sobre o ser e suas transformações.

 

Exposição

Durante um mês o público conhecerá obras de Ayrson Heráclito, que explora esculturas em aço inox inspiradas nos orixás, na obra Juntó. Leandra Espírito Santo, por sua vez, tenciona corpo e máquina com movimentos mecânicos de um braço e uma cabeça, com a instalação Ultra movements. 

Ao percorrer o parque, os visitantes desfrutarão de obras como a de Leandro Lima, a instalação luminosa Artéria, que pulsa como um organismo vivo. Lícida Vidal desenvolve um organismo filtrante que limpa a água da chuva com a obra: Neosymbiota Lucens - Unidade autônoma de despoluição Tentativa 1: campo de Guaré.

Já um dos principais artistas plásticos do Brasil, Luiz Zerbini, leva ao Parque da Luz a obra: É proibido pisar na grama. O jeito é deitar e rolar, que transforma uma figueira centenária em espaço de pausa com bancos, areia e objetos de uso pessoal. Por fim, as pessoas poderão conhecer a instalação Boiúna, da artista Rafa Bqueer, que dá vida a uma boiúna amazônica gigante feita de tecidos e espuma, com sons que ecoam de dentro da obra.
 

A mostra, que tem como curadora a pesquisadora Ana Carolina Ralston, terá abertura especial no dia 27 de setembro com a presença de todos os artistas da edição, além da apresentação de uma performance inédita de Ayrson Heráclito com o tema Amato. O início será às 11 horas.


Serviço em São Paulo

14ª Mostra 3M de Arte no Parque da Luz

Gratuita
Data: 27 de setembro e 26 de outubro

Horário de funcionamento do Parque: de terça a domingo, das 6 às 18 horas
Praça da Luz, s/n - Bom Retiro, São Paulo - SP
Abertura: 27 de setembro a partir das 11 horas.

Mais informações: Link


3M
news.3m.com.br.

Elo3 tem
Conheça mais Instagram ou no site.

 

Marcelo Dias inaugura exposição "Absurdo Absoluto" na Casa Cotrim

 

Mostra individual do artista e arquiteto propõe reflexão existencial e abre ao público no dia 24 de setembro, às 19h, gratuita, em Ribeirão Preto. 

 

O artista e arquiteto Marcelo Dias apresenta sua nova exposição individual, “Absurdo Absoluto”, com abertura oficial marcada para o dia 24 de setembro (quarta-feira) , às 18h30, na Casa Cotrim, em Ribeirão Preto. A mostra abre ao público no dia seguinte, 25/9, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h.

Com curadoria de Ana Vannucchi, a exposição reúne esculturas inéditas que propõem uma reflexão filosófica sobre a existência humana e sua relação com o tempo, o silêncio e o vazio. Inspirado pela obra do filósofo Albert Camus, Marcelo Dias trabalha figuras humanas em pequena escala, estáticas, com posturas silenciosas que revelam a fragilidade do ser diante de um universo sem sentido.

“As figuras de Marcelo mantêm uma passividade inquietante. Elas não expressam rebeldia com gestos, mas com presença. Observam, ponderam, questionam em silêncio. Representam a condição humana diante do absurdo, tema central de Camus, mas em uma abordagem visual poética e delicada”, afirma a curadora Ana Vannucchi.

A exposição propõe ao visitante um convite à auto-observação e à arqueologia íntima, com obras que ultrapassam o campo da estética para provocar questionamentos sobre a existência, a resistência e o modo como ocupamos os espaços internos e externos.


Sobre a Casa Cotrim 

Localizada em Ribeirão Preto, a Casa Cotrim é uma galeria dedicada à arte moderna e contemporânea brasileira. Com forte atuação em exposições, projetos culturais e circulação artística, promove conexões entre arte, mercado e sociedade em diversas cidades do país. 

 

Serviço

Exposição: Absurdo Absoluto, de Marcelo Dias
Visitação: de 25/9 a 16/10, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h
Local: Casa Cotrim Belas Artes (Rua João Godoy, 490 – Jardim América, Ribeirão Preto/SP)
Entrada: Gratuita
Informações: (16) 99388-9215 | www.casacotrimbelasartes.com.br | Instagram: @casacotrim_artes | @marcelodias.rp


Posts mais acessados