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segunda-feira, 8 de maio de 2023

Estudo revela que aproximadamente 40% das puérperas apresentaram sintomas de depressão pós-parto

Rede de apoio é fundamental para minimizar esse problema tão sério


Segundo dados do estudo conduzido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina e no Hospital Universitário, ambos da Universidade de São Paulo (USP), a taxa de pacientes com depressão pós-parto quase dobrou, se comparada a anos anteriores a 2020. A doença se manifesta como consequência da falta de apoio da família e do parceiro, sobrecarga emocional, privação de sono, alimentação inadequada e isolamento. Conhecido popularmente como resguardo, o puerpério é o período que se estende do nascimento do bebê até a volta da mãe ao seu estado anterior a gravidez. Durante essa fase, a mulher passa por mudanças físicas e psíquicas, devido à readaptação de rotina, com mais responsabilidades e intensas variações hormonais. Esse momento a torna suscetível a desenvolver transtornos, a exemplo da depressão pós-parto. 

De acordo com a Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, “Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e para sua humanização”. A informação presente no Manual Técnico para Pré-natal e Puerpério confere que, durante esse momento da vida da paciente, é essencial que haja a assistência necessária para manter o bem-estar da mãe e de seu bebê. 

Esse é o motivo pelo qual a Acuidar, franqueadora nacional de cuidadores , passou a oferecer profissionais especializados em gestantes, recém-nascidos e puérperas, capacitados a acompanhar nas consultas de pré-natal, auxiliar nas atividades cotidianas e assistir durante a internação hospitalar e após o nascimento.  O serviço foi disponibilizado a partir de um aumento na demanda pelo atendimento durante essa fase, em que tanto a mãe quanto o bebê requerem atenção e apoio.

Vanessa Vanzella, 38, recorreu ao auxílio de um cuidador quando engravidou de gêmeas. A paranaense já tinha um filho antes dessa gestação, Rafael, que na época tinha dois anos de idade. A mãe conta que pensava em ter somente dois filhos, uma vez que, em João Pessoa, local que reside atualmente, não contava com a rede de apoio familiar de Cascavel, sua cidade natal. As viagens de trabalho do marido também preocupavam a moça.

Nesse momento de fragilidade, Vanessa recebeu a indicação da Acuidar por parte de uma amiga, o que a surpreendeu - “Confesso que eu não imaginava que empresas de cuidadores também prestavam assistência a bebês”, explica ela. 

O acompanhamento começou nas últimas semanas de gestação. Vanessa recebia visitas de uma enfermeira e também teve assistência no momento em que entrou em trabalho de parto. “A situação no início foi muitíssimo complicada em razão de serem dois bebês, de eu ter me submetido à cesárea e por meu filho mais velho estar com bastante ciúme em razão da chegada das irmãs. As cuidadoras foram extremamente profissionais, pacientes e sensíveis com a situação e me ajudaram demais a passar por este momento”, pontua Vanessa. 

A mãe optou por aderir à assistência de cuidadoras durante 24 horas, como forma de garantir o bem-estar de suas filhas e de sua saúde física e psicológica. “Hoje as gêmeas estão com 6 meses e me deixa muito feliz e com o coração aliviado ver o quanto as cuidadoras realmente se dedicam às minhas filhas e também ao meu filho mais velho, que adora as ‘tias’ que estão aqui todos os dias conosco”, finaliza. 

 

Acuidar
https://www.acuidarbr.com.br/


Técnica testada na Unesp pode tornar mais precisa a avaliação da fertilidade masculina

 

Pesquisadores utilizaram equipamentos já adotados na análise de
 células reprodutivas de bovinos para observar simultaneamente
diferentes características de espermatozoides humanos e atestaram seu potencial
(
foto: ReproTox/divulgação)

A técnica de citometria de fluxo, já adotada por especialistas em reprodução animal, pode ser usada para analisar também espermatozoides humanos e prever o potencial de fertilidade masculina com mais exatidão do que os métodos tradicionais. A conclusão é de um estudo publicado na revista Reproductive Toxicology.

No campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), pesquisadores testaram com sucesso a citometria de fluxo para a realização de análises funcionais do espermatozoide. Segundo os autores, esse tipo de análise com células humanas é inédito na literatura científica.

Com auxílio de um aparelho de detecção óptico-eletrônico equipado com lasers que excitam proteínas específicas chamadas fluoróforos e filtros que detectam essa emissão de fluorescência em diferentes cores que podem avaliar diferentes características das células ligadas à fertilidade, foi possível observar pontos como: integridade e estabilidade da membrana plasmática do espermatozoide, fundamental para sua sobrevivência no ambiente genital feminino e ligação com as células reprodutivas da mulher; status do acrossomo, estrutura presente no espermatozoide que auxilia sua penetração no ovócito (como é chamado o gameta feminino antes da fecundação) durante o processo de fertilização; potencial mitocondrial, que gera a energia usada para o batimento do flagelo ao passar pelo sistema genital feminino; e produção de ânion superóxido na matriz mitocondrial, que, apesar de ser um composto oxidante fundamental para o processo de capacitação e ligação do espermatozoide ao óvulo, em excesso é prejudicial – tudo com apenas uma amostra.

Em queda contínua nas últimas décadas, a contagem de espermatozoides vem influenciando o declínio no número de nascimentos. A avaliação clínica dessas células é essencial tanto para identificar casos de infertilidade quanto para trabalhar com biotécnicas de reprodução, como fertilização in vitro e ISCI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides), método de fecundação em que o gameta masculino selecionado é injetado diretamente no ovócito maduro com uma agulha fina.

Essa avaliação é habitualmente feita por técnicas de microscopia, mas há um obstáculo: a impossibilidade de testar vários atributos simultaneamente em uma única célula, o que prejudica sua precisão analítica. No mais recente manual (2021) para exame e processamento do sêmen humano da Organização Mundial da Saúde (OMS), a avaliação convencional do espermatozoide realizada em laboratórios clínicos (espermograma) foi classificada como incapaz de predizer com precisão o potencial fértil de um homem e, dessa forma, muitos casos permanecem como idiopáticos (sem causa definida).

“No microscópio, conseguimos contar um número pequeno de células – em torno de 100 ou 200 por amostra –, enquanto em um citômetro de fluxo isso sobe para no mínimo 20 mil células”, diz Josiane de Lima Rosa, que divide com a pesquisadora Camila de Paula Freitas Dell’Aqua a primeira autoria do estudo, conduzido com apoio da FAPESP.

“Isso nos permite observar mais de uma parte do espermatozoide ao mesmo tempo, garantindo uma precisão muito maior ao exame e o encaminhamento para tratamentos mais específicos e assertivos.”

Segundo Dell’Aqua, os resultados desse estudo, somados à experiência prévia na medicina veterinária em centrais que trabalham com sêmen bovino, apresentam uma nova possibilidade de aplicação da citometria de fluxo também em laboratórios de reprodução humana.

Para possibilitar que o protocolo de análise desenvolvido seja usado mais amplamente, os pesquisadores utilizaram no estudo dois tipos de citômetros – um mais robusto, com três lasers (vermelho, azul e violeta), e um mais simples, com dois lasers.


Novas parcerias

Além de viabilizar o uso de uma técnica mais eficaz de análise de fertilidade, a ideia dos pesquisadores é que o trabalho estimule a aproximação e a troca de informações entre profissionais de medicina e de veterinária, possibilitando o desenvolvimento de novos procedimentos.

“Por exigir menor rigor bioético na obtenção de amostras, a veterinária tem mais facilidade para realizar novos testes e buscar alternativas em outras ferramentas e isso pode ser passado translacionalmente para a medicina humana”, acredita Fabiana Ferreira de Souza, professora do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp. “A união entre as duas áreas é essencial para obtermos avanços.”

O artigo Multiple flow cytometry analysis for assessing human sperm functional characteristics pode ser lido em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0890623823000266?via%3Dihub.

  

Julia Moióli
Agência FAPESP
https://agencia.fapesp.br/tecnica-testada-na-unesp-pode-tornar-mais-precisa-a-avaliacao-da-fertilidade-masculina/41311/


Dez dicas para proteger a saúde dos olhos

Mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo têm problemas na visão que poderiam ser evitados


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum tipo de deficiência visual. 

O médico oftalmologista, Augusto Espindola, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas, explica que a maioria dos casos pode ser prevenida ou tratada com intervenções adequadas. 

“A prevenção é fundamental para a saúde ocular e você pode se proteger com medidas simples como evitar a exposição excessiva dos olhos à luz do sol e realizar regulamente exames oftalmológicos que possam identificar e tratar precocemente problemas na visão”, explica o médico. 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a catarata é a principal causa de cegueira tratável no mundo, afetando cerca de 20 milhões de pessoas. 

Outras doenças oculares comuns são o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade, o olho seco e a retinopatia diabética.

 

10 dicas para proteger a saúde dos olhos 

1- Realize exames oftalmológicos regulares para detectar e tratar precocemente problemas de visão e doenças oculares;

2- Adote uma alimentação saudável e balanceada, rica em nutrientes como ômega-3, que ajudam a prevenir doenças oculares;

3- Evite a exposição excessiva à luz solar e utilize óculos de sol com proteção UV;

4- Utilize óculos de proteção durante atividades que possam causar lesões nos olhos, como esportes e trabalhos manuais;

5- Mantenha uma boa higiene ocular, lavando as mãos regularmente e evitando tocar os olhos com as mãos sujas;

6- Evite fumar e a exposição à fumaça de cigarro, que aumentam o risco de doenças oculares;

7- Controle doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que podem afetar a saúde ocular;

8- Faça pausas regulares durante atividades que exijam esforço visual, como uso prolongado de computadores e leitura;

9- Utilize corretamente lentes de contato e siga as orientações do oftalmologista;

10- Realize a correção visual adequada com uso de óculos ou lentes de contato prescritos pelo oftalmologista.

Adotar essas medidas preventivas pode ajudar a manter a saúde ocular e prevenir deficiências visuais. No entanto, é importante lembrar que o acompanhamento com um oftalmologista é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados.


Agrishow: público movimenta mais e meio bilhã

Alan Morici
Público na Agrishow


Foram quase 200 mil visitantes com gasto médio de cerca de três mil reais durante o período da feira. Público também se interessou pela vida noturna e gastronomia de Ribeirão Preto 

 

A maior feira agrícola da América Latina, a Agrishow, movimentou mais de meio bilhão (R$ 520 milhões) em cinco dias de programação, atraindo cerca de 195 mil visitantes para Ribeirão Preto, em sua maioria produtores rurais, de acordo com pesquisa realizada de 1 a 5 de maio pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP).

“A feira é um catalizador de negócios para empreendedores do segmento agrícola e uma vitrine aos produtores rurais e todo o potencial turístico da região, que certamente se beneficia dessa grande visibilidade”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. O gasto médio de cada visitante durante o evento foi de cerca de três mil reais

A maior parte do público era do gênero masculino (64,67%), tinha entre 30 e 39 anos (24,57%), e se deslocou de municípios do próprio estado de SP (75,56%). Também foram registrados interesses além da feira agrícola, o que incluiu atrativos gastronômicos (45,34%), bares e vida noturna (18,63%) de Ribeirão, segundo os atrativos.

A permanência média do visitante foi de 1,8 dias e mais da metade (57,83%) era excursionista, como são chamados os visitantes que passam apenas o dia no local do evento. Entre os que pernoitaram na cidade, a maioria se hospedou em hotéis (53,2%) de Ribeirão Preto, cidades próximas ou na casa de residência de amigos ou parentes (14,29%).

De acordo com a organização da feira, foram gerados R$ 13,2 bilhões em negócios e intenções de compra de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem. O valor representa um crescimento real de 9% em relação ao ano anterior.

 

Presença do turismo

Em um pavilhão de 1.200 m2 os visitantes experimentaram queijos, cafés, vinhos, produtos de charcutaria, entre outras iguarias típicas de cerca de 60 produtores artesanais paulistas que integram as rotas gastronômicas e fazem parte dos programas das Secretaria de Turismo e Viagens e Agricultura e Abastecimento de SP. O gabinete do secretário Lucena, foi transferido para a Agrishow na última semana e realizou mais de 40 atendimentos, com o apoio da equipe técnica.

Os destinos de Turismo Rural estão entre os segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia por promover atividades ao ar livre e sem aglomeração. Avança cerca de 30% ao ano, segundo estudo do Sebrae, em parceria com a PRB Consultores Associados e Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural. O segmento caminha lado a lado com a gastronomia, que projeta São Paulo a um dos principais destinos turísticos do mundo.

Os municípios turísticos da região de Ribeirão Preto têm atualmente R$ 55 milhões em obras conveniadas com recursos da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, por meio do Dadetur. São eles: Altinópolis, Barretos, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Guaíra, Igarapava, Ituverava, Jaboticabal, Miguelópolis, Monte Alto, Nuporanga, Olímpia, Orlândia, Patrocínio Paulista, Rifaina, Santo Antônio da Alegria, São Simão e Sertãozinho.

 

Poupatempo participa de ação social para atendimento à população em situação de rua

Evento acontece até sexta-feira (12), das 8h às 12h, no centro da capital

 

O Poupatempo participa da Semana Nacional do Registro Civil por meio do evento “Registre-se”, coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça e organizada no Estado de São Paulo em conjunto com o Tribunal Regional Federal e Tribunal de Justiça de São Paulo. A ação, feita em parceria com a Prefeitura de São Paulo, tem o apoio de diversos órgãos para oferecer serviços públicos à população em situação de rua. 

O evento acontece até sexta-feira (12/05), das 8h às 12h, no prédio do Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, localizado na Rua Riachuelo, 268 – na Sé. 

Durante a ação, colaboradores do Poupatempo realizam agendamento para emissão de RG de forma gratuita. No local também são disponibilizados centenas de serviços eletrônicos, por meio de um totem de autoatendimento e computadores.

 

Serviço

Semana Nacional do Registro Civil - "Registre-se".

Data e horário: até sexta-feira (12), das 8h às 12h.

Local: Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, localizado na Rua Riachuelo, 268 – Sé.

 

Caso Hakimi e a fraude de ocultar o patrimônio familiar em nome de terceiros: no Brasil, como ficaria a partilha de bens em um processo de divórcio?

"Estratégia" do lateral-direito marroquino ganhou repercussão mundial após a ex-esposa acusar o jogador do PSG de ter colocado a maior parte dos bens dele em nome da mãe; De acordo com a advogada Ana Vasconcelos, especialista em Direito de Família e Sucessões, atualmente no Brasil não há punição na legislação para a fraude patrimonial 

 

Há algumas semanas, ganhou repercussão no Brasil e em todo o mundo o caso do lateral-direito marroquino, Acharf Hakimi, atualmente no PSG, da França, que foi acusado pela ex-esposa de fraude patrimonial no processo de separação. De acordo com Hiba Abouk, que desde 2019 enfrenta um pedido de divórcio, ao chegar à fase da partilha de bens do então casal ela foi surpreendida com a notícia de que a maior parte dos bens do jogador está no nome da mãe dele, no Marrocos, o que torna impossível a partilha.

A “estratégia’ do jogador não é rara e ocorre com bastante frequência, como destaca a advogada Ana Vasconcelos, sócia da área de Direito de Família e Sucessões de Martorelli Advogados. “Não são raros os casos em que um cônjuge ou companheiro tenta prejudicar o outro por meio da fraude na partilha de bens, que nada mais é do que desviar ou ocultar parte do patrimônio do casal”, explica.

De acordo com a advogada, a fraude pode ser feita de várias formas: transferência ou aquisição direta de um bem para um terceiro, que pode ser uma pessoa jurídica ou física. “É o que chamamos, popularmente, de ‘laranja’, uma pessoa que oferece seu nome para constar como proprietário de um bem que não lhe pertence, ou seja, de um bem que foi adquirido com o capital do casal”, ressalta Ana.

Assim, completa a especialista, esse ‘terceiro’ pode dispor do bem conforme os interesses do cônjuge fraudador sem a outorga do outro que está sendo prejudicado. Mas, então, o que pode ser feito para evitar a fraude patrimonial?

Segundo Ana Vasconcelos, a melhor forma é prevenir, por exemplo, evitando a assinatura de documentos sem ter a absoluta compreensão de sua abrangência, em especial procurações. “É preciso que o cônjuge fique bastante atento às alterações de contratos sociais relativos às empresas que compõem a sociedade conjugal, bem como a todo e qualquer negócio que envolva os bens do casal”, explica a advogada.

Caso seja verificada uma suspeita de fraude no patrimônio de um dos cônjuges, a especialista em Direito de Família recomenda denunciar a prática na ação judicial em que se discute a partilha de bens. “Isto porque, reconhecida a existência da fraude, o juiz responsável pelo divórcio poderá determinar que o patrimônio desviado volte a integrar os bens do casamento ou da união estável para, assim, serem objeto de uma partilha mais justa”.

Por fim, a advogada Ana Vasconcelos, da área de Direito de Família e Sucessões de Martorelli Advogados, esclarece que “não existe na legislação brasileira uma punição específica para quem tenta fraudar a partilha de bens no divórcio, o que, infelizmente, tem contribuído para que tal atitude seja ainda bastante utilizada por cônjuges que parecem não se importar com o sofrimento e as consequências para a outra parte no divórcio”, finaliza.

 

Crunch Time nas empresas: exaustão é uma realidade no mundo corporativo

Termo muito utilizado para designar os últimos minutos de uma partida de basquete, é cada vez mais comum para se referir a jornadas estendidas de trabalho

 

O Brasil é o terceiro país com o pior índice de saúde mental do mundo, estando a frente apenas do Reino Unido e da África do Sul, segundo o relatório anual do Estado Mental do Mundo, divulgado em março.

As razões para isso são as mais diversas, contudo, pode-se apontar o excesso de trabalho como uma das causas. Por exemplo, a International Stress Association (Isma) afirma que o Brasil é o segundo país com mais casos de burnout, cuja principal causa é o excesso de trabalho.

O chamado crunch time, termo que em inglês remete à ação de esmagar, apertar, é cada vez mais comum no mundo corporativo, na área jurídica e segmentos como tecnologia, comunicação, entre outros, e se refere à extensão das horas de trabalho para conseguir cumprir prazos e metas, muitas vezes com uma equipe reduzida.

Embora uma realidade para muitos brasileiros, esse excesso deve ser visto como um sinal de alerta, como explica Natalia Rigolon, coordenadora de Desenvolvimento Organizacional da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país. “Não se pode normalizar o chamado crunch time. Em certas ocasiões é normal ‘passar um pouco do horário’ por conta de um compromisso externo ou uma entrega urgente, mas é importante que a empresa observe se essa é a exceção e não a prática”, ressalta Natalia.

Ela completa que o profissional precisa estar atento se o trabalho impacta sua rotina pessoal. “O corpo dá indícios de que algo não está indo bem, como sentimentos de irritabilidade, desânimo, insônia ou pensamento acelerado. Esses sintomas podem ser indicativos de que a rotina precisa ser revista”, explica a especialista da Luandre.

Natalia destaca que a gestão também contribui para um ambiente saudável ao fazer um bom planejamento e utilizar comunicação adequada com toda a equipe. Segundo ela, cada vez mais a reputação da empresa como marca empregadora é fundamental para conquistar os melhores profissionais do mercado. “Uma companhia conhecida por muitos turnovers, ou seja, por ter uma rotatividade elevada de colaboradores precisa se atentar para o motivo disso. Se uma das causas for a jornada excessiva, é fundamental realizar uma reavaliação interna”, diz.

Abaixo, a Luandre propõe uma lista de boas práticas para evitar jornadas excessivas nas empresas. Confira!


Entendimento

Segundo Natalia, entender o que é uma jornada excessiva é o principal. “A maioria das empresas tem uma média de 44 horas semanais, ou seja, acima disso pode ser caracterizado como hora extra, mas é necessário conversar com a gestão para se certificar disso”, explica.


Transparência

Boa relação entre gestor e colaborador é a chave. Em muitas empresas é o gestor que aprova a hora extra e dessa maneira já tem um acompanhamento da rotina de cada profissional.


Pesquisa de clima

Muitas empresas trabalham com avaliações anuais e entre os quesitos considerados pelos profissionais está a jornada. “Acompanhamentos mensais também podem ser realizados para ajustes pontuais”, afirma Natalia.

 

Luandre Soluções em Recursos Humanos

 

Comércio se prepara para o Dia das Mães: Confira dicas para vender

Varejistas estão otimistas, isso ocorre porque essa data movimenta significativamente o comércio, especialmente nos setores de vestuário, calçados, perfumaria, eletrodomésticos, entre outros 


O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário comercial, e as vendas nessa época podem fazer uma grande diferença para muitos negócios. Para ter sucesso nesta data, é importante entender o que as mães procuram e como podemos satisfazer suas necessidades. 

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as vendas do Dia das Mães no Brasil em 2021 cresceram 3,8% em comparação com 2020, após um declínio de 5,8% no ano anterior devido aos impactos da pandemia de COVID-19.

Os setores que mais se destacaram em vendas para o Dia das Mães em 2021 foram o de vestuário, calçados e acessórios (44,3%), seguido pelos setores de cosméticos e perfumaria (31,4%) e de eletrodomésticos (21,9%). Para o Mentor de Empresários, André Minucci, muitos varejistas estão otimistas este ano, isso ocorre porque essa data movimenta significativamente o comércio.


Presentes Dias das Mães 

 

Uma das principais características que as mães buscam é a praticidade. Elas estão sempre ocupadas, seja trabalhando, fazendo tarefas diárias ou cuidando dos filhos, e por isso precisam de produtos e serviços que facilitem suas vidas. Produtos de beleza, são ótimas opções de presente para as mães que querem cuidar de si mesmas, mas sem gastar muito tempo.

 

Além disso, muitas mães adoram receber presentes personalizados, que mostrem que foram escolhidos com carinho e atenção. Por isso, produtos artesanais, como bijuterias, roupas e acessórios de decoração, são ótimas opções para presentear as mães de maneira exclusiva.


É importante também lembrar que o Dia das Mães não se resume apenas a presentes materiais. Muitas mães valorizam mais o tempo que passam com seus filhos do que qualquer outra coisa. Por isso, oferecer atividades e experiências que possam ser compartilhadas em família, como passeios e viagens, pode ser uma maneira muito especial de celebrar essa data.


“Em resumo, para ter sucesso nas vendas no Dia das Mães, é importante oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos das mães, sejam eles relacionados à praticidade, personalização ou experiências compartilhadas”, comenta André. 



Dicas de Vendas 

 

Para André Minucci, é necessário ter um bom conhecimento do produto ou serviço que está vendendo, para poderem transmitir confiança aos clientes e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter.

 

Entender o público-alvo é fundamental para direcionar suas estratégias de vendas. Identifique quem são os clientes em potencial e quais são suas necessidades, desejos e expectativas em relação ao produto ou serviço que você oferece.

 

Seja criativo e inovador: Procure maneiras criativas e inovadoras de promover seus produtos ou serviços, utilizando redes sociais, marketing de conteúdo, marketing de influência, entre outros. Esteja sempre atento às tendências do mercado e às novas tecnologias.

 

Mantenha um bom relacionamento com os clientes: Um bom relacionamento com os clientes é fundamental para manter a fidelidade e a confiança deles. Procure estabelecer uma comunicação clara e objetiva, oferecendo suporte e atendimento personalizado.

 

Ofereça promoções e descontos: Promoções e descontos são uma ótima maneira de incentivar os clientes a comprar mais, especialmente em épocas de sazonalidade ou baixa demanda. Mas é importante fazer uma análise financeira cuidadosa antes de oferecer descontos excessivos.

 

Invista em treinamento e capacitação: Aprender novas habilidades e técnicas de vendas, pode ajudá-lo a se destacar no mercado e a oferecer um melhor serviço aos seus clientes. Invista em treinamentos de vendas, workshops e cursos para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. 

Busque feedback e melhore continuamente: Busque sempre feedback dos seus clientes e esteja aberto as sugestões de melhoria. Utilize esses feedbacks para melhorar continuamente seu produto ou serviço e aprimorar suas estratégias de vendas. No geral, o comércio está otimista com a chegada do Dia das Mães e espera que essa data contribua para uma retomada gradual da economia brasileira.


Evite transtornos em viagem internacional

Sem perrengue chique: saiba como evitar transtornos em uma viagem internacional

 

Extravio de bagagem está entre as ocorrências mais comuns durante uma viagem internacional

 

Passagem de avião comprada e malas feitas. Programar uma temporada fora do país não é um bicho de sete cabeças, mas existem cuidados que são fundamentais para que o turista de primeiro embarque esteja protegido e minimizem os transtornos em caso de imprevistos.

Dados da SITA, empresa especializada em tecnologia para a indústria de transporte aéreo, evidenciam a importância do seguro viagem: em todo o mundo, mais de 25 milhões de bagagens são extraviadas. Desse montante, 71% chegam atrasadas, 23% acabam danificadas e 6% são perdidas ou roubadas.

“O seguro viagem é uma poderosa ferramenta para amenizar os contratempos que bagagens extraviadas podem causar. Mas, é importante estar atento a cobertura que o seu seguro oferece, para que você tenha o apoio necessário até que a companhia aérea, responsável pelas bagagens, resolva a ocorrência”, afirma o gerente de Seguro de Vida e Viagem da Omint Seguros, Tiago Godinho.

 

Coberturas para extravio de bagagem

Na Omint, por exemplo, o seguro viagem oferece a cobertura de Compensação por Demora na Localização da Bagagem, que concede recursos iniciais após as primeiras 24 horas, com objetivo de suprir as necessidades imediatas. Para isso, é necessário enviar a declaração original da companhia aérea comprovando o extravio.

Em situações de extravio permanente, roubo ou furto qualificado de bagagem, o capital segurado pode chegar a R$ 4.750,00. “Neste caso, o segurado recebe integralmente o valor da cobertura contratada no seguro viagem e ela não está associada com o valor a ser ressarcido pela companhia aérea”, afirma Godinho.

 

Aquecimento do turismo

2022 foi um período intenso de recuperação para o turismo: dados da CNseg mostram que o seguro viagem movimentou R$ 901,22 milhões em prêmios recebidos, 166,70% a mais que em 2021.

“O setor de serviços, ao qual o turismo está atrelado, colaborou para a alta do PIB em 2022 após a retomada das atividades que permaneceram em hiato durante a pandemia, de acordo com o IBGE. Após esse reaquecimento, 2023 tem potencial para ultrapassar os números pré-pandemia seja para viagens turísticas ou corporativas”, conclui Godinho.



Omint
omint.com.br/seguro-viagem/


Estamos na Era da Barbárie novamente?

Quando discutimos o projeto de lei da fake News, existem conceitos que devem ser levados em consideração, conforme abaixo:

Segundo o dicionário “Oxford Language”, a palavra “verdade” é um substantivo, que possui os seguintes conceitos:

  1. propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade.
  2. coisa, fato ou evento real.

Este mesmo dicionário, define a palavra “falso” como um adjetivo, que possui os seguintes conceitos:

  1. que não é verdadeiro; fictício, enganoso.
  2. contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento.

Toda a discussão existente sobre o novo projeto de lei das fake news é saudável, mas, não está sendo ético e beira a ilegalidade. Temos um jogo de lobby, uma prática ainda não reconhecida no regramento jurídico brasileiro, sendo amplamente utilizado pelas plataformas sociais.

Vamos aos fatos, inicialmente as plataformas tinham como objetivo conectar pessoas. Com a evolução e utilização dos algoritmos, hoje evoluíram para um meio de comunicação, tal como a televisão, rádios e jornais, misturado com um grande marketplace.

Os algoritmos avaliam os perfis dos usuários, que inserem praticamente todas suas vidas pessoais nestas plataformas, para direcionar produtos e serviços para serem consumidos ou comprados. Fundamentalmente, as plataformas ganham dinheiro com publicidade direcionada por terem acesso as informações pessoais dos usuários, devidamente analisadas por programas de computadores – algoritmos – que classificam os seres humanos. No entanto, as empresas não querem que práticas assim sejam reguladas, e muito menos assumir responsabilidade pelo conteúdo publicado pelos seus usuários.

Afinal, a desculpa para seguir com esse comportamento é de que ninguém é obrigado a fazer parte de uma rede social. Mas, em pleno século XXI e, principalmente, devido a pandemia, essas redes se tornaram algo necessário para que os seres humanos pudessem ter contato uns com os outros, além de notícias. Entretanto, os excessos começaram, onde o conflito entre a liberdade de expressar suas opiniões pessoais na sua página pessoal, e até onde vai a sua liberdade e a do outro começa, para que seja aceitável disseminar suas convicções religiosas, políticas e futebolísticas como se fossem as únicas verdades do mundo. Virou um campo de batalha virtual totalmente sem limites, pois as moderações das plataformas digitais têm se mostrado ineficientes.

O uso e impacto das notícias falsas se tornou amplo, assim como o uso do termo. Além de ser usado para criar histórias inventadas para enganar os leitores, é um recurso para aumentar a quantidade de leitores online e assim aumentar os lucros dos sites das empresas e/ou dos influenciadores e/ou dos políticos.

Uma notícia falsa, por mais ingênua que possa parecer, é sempre prejudicial, pois induz ao erro e contribui para a desinformação da população. Além disso, as fakes news interferem na ação, na tomada de decisão e até mesmo no posicionamento político das pessoas. Esse tipo de inverdade pode causar um grande impacto, com consequências graves na reputação de uma pessoa ou empresa, causando complicações não só econômicas, mas também, pessoais e psicológicas. A repercussão das fakes news têm gerado violência e até mortes. Tristemente, uma notícia falsa sobre determinada pessoa levou a mesma a ser linchada publicamente no Brasil. Isso é assassinato e tem um responsável que se esconde atrás de um perfil virtual, e que a moderação das plataformas não fez nada para impedir este fatídico acontecimento.

Temos ainda o exemplo das inúmeras fakes news durante a pandemia sobre as vacinas. Podemos seguir com mais exemplos, relacionados com misoginia, racismo, discriminação, dentre outros.

Parece que o bom senso se perdeu no caminho, o importante agora é obter cada vez mais “likes” e “lacrar” nas redes sociais. Este é o futuro que queremos para a nossa sociedade? Não estou falando em censura, mas em uma regulamentação externa, assim como aconteceu no mercado de capitais e em outros mercados, como o de medicamentos. Como seria realizada a regulamentação? Acredito que toda a sociedade deva ser envolvida nesta discussão. Os membros não devem ser apenas políticos, mas representantes das mais diversas classes e profissões.

Ainda não temos um projeto de lei ideal, mas temos um começo que precisa ser implementado o mais breve possível, pois parece que em nome de se tornar uma celebridade deixamos de ser seres humanos, e estamos retornando a barbárie.

 

Patricia Punder -  advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020.  Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br


Turismo tem ganho de R$ 5,8 bilhões no primeiro bimestre do ano

Incentivado pelo transporte aéreo, crescimento do setor foi de 18,8% em fevereiro, aponta levantamento da FecomercioSP

 

O turismo nacional segue em ritmo de expansão. Em fevereiro, o setor faturou R$ 16,6 bilhões, o que representa um crescimento de 18,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. No primeiro bimestre de 2023, o ganho, entre o faturado no início do ano ante o período de 2022, foi de R$ 5,8 bilhões. Os dados são do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

No segundo mês do ano, o transporte aéreo obteve elevação anual de 39,7% e continua em destaque no levantamento, ao atingir R$ 5,3 bilhões. A tendência é que o ritmo das variações se arrefeça, não por uma demanda mais fraca, mas pela acomodação dos preços das passagens — que, no primeiro trimestre, apresentou deflação 14,6%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

 

Já o grupo de hospedagem e alimentação apontou alta expressiva de 18,2% e faturamento de R$ 4,9 bilhões. De acordo com dados do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), a tarifa média dos hotéis, no Brasil, subiu 40% em um ano. Ao mesmo tempo, houve um crescimento na taxa de ocupação. Diante da demanda aquecida, os empresários têm conseguido sustentar uma tarifa mais alta e, consequentemente, arcar com o aumento dos custos operacionais.


Outra alta importante foi registrada no transporte terrestre (ônibus intermunicipal, interestadual e internacional): 7,9% no contraponto anual, com faturamento de R$ 2,6 bilhões, maior nível para o mês desde 2014. Em fevereiro, período de alta temporada e carnaval, muitos consumidores substituíram o translado de avião pelo de ônibus, em razão dos preços das passagens. Seguindo essa tendência de substituição, abre-se um leque de oportunidade para os destinos de curta e média distâncias. 

 

O grupo de locação de veículos, agência de turismo, operadoras e outros serviços registrou crescimento anual de 5%. As atividades culturais, recreativas e esportivas apontaram ganho de 3,9%, na mesma base comparativa. O faturamento foi de R$ 1,1 bilhão. Dentre os setores pesquisados, estão parques aquáticos, shows musicais, colônia de férias, entre outros.

 

Por fim, o transporte aquaviário apontou elevação anual de 11,1%, faturando R$ 47,9 milhões. O segmento, apesar de relativamente pequeno, tem enorme potencial de crescimento, em decorrência do tamanho da costa litorânea brasileira e da demanda por barcos e balsas para deslocamentos na região.

 

De acordo com a FecomercioSP, os dados de fevereiro indicam que o setor continua aquecido e em rota de expansão. É importante destacar que o turismo corporativo tem se mostrado um grande motor da economia nacional, principalmente neste ano, com a volta dos eventos e das feiras. 


“A tendência é favorável para o turismo, seja de lazer, seja de negócios, cenário que tem proporcionado uma recuperação financeira aos empresários do setor, que conseguem olhar um horizonte positiva. Consequentemente, há espaço para a ampliação da capacidade de investimento e contratações”, afirma o presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Marco Ferraz.

 


Nota metodológica


O estudo é baseado nas informações da Pesquisa Anual de Serviços e dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números são atualizados mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o turismo.

Para as atividades que têm relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas para realizar uma aproximação da participação do turismo no total.

 

 FecomercioSP


Qual a importância da tecnologia para vendas?

Quando falamos em força de vendas, qual a primeira coisa que vem em mente? Diferentemente do que imagina, esse pilar das organizações não se trata exclusivamente da área comercial, mas sim da junção da equipe de vendas, marketing e sistemas operacionais, de forma que estimulem ainda mais o crescimento da companhia. Contudo, mais do que saber diferenciar o conceito, é importante implementar melhorias na prática, que podem ser obtidas através da tecnologia.

Para entender o presente, é importante voltar ao passado e analisar os avanços tecnológicos que presenciamos. Se falássemos cerca de dez anos atrás que poderíamos solicitar uma viagem de carro via aplicativo ou, até mesmo, usar o celular para fazer transações bancárias, as pessoas acreditariam? Hoje, é praticamente impossível ponderar uma realidade sem que se tenha acesso a facilidade e praticidade em realizar as suas operações diárias.

Com a força de vendas, acontece a mesma coisa. Isso é, mediante as transformações que vêm impactando a sociedade, atualmente, é inviável manter ativos métodos de gestão que eram utilizados anos atrás. Os tempos são outros, os clientes mudaram sua forma de agir e pensar, e passaram a ser altamente preparados e informados antes de efetuar uma compra ou, até mesmo, escolher a determinada empresa para se fidelizar.

É importante destacar que, para manter a vitalidade do negócio, é necessário que a empresa busque alinhar o time e suas estratégias em prol de acompanhar em tempo real as mudanças, a fim de garantir que a entrega do serviço seja feita de forma qualificada e humanizada. Nesse cenário, a tecnologia reforça mais uma vez a sua relevância, por ter integrada em si a capacidade de unir força, performance, autonomia e controle, por meio de um sistema de fácil uso e acesso.

Mas, não podemos colocá-la como a salvadora da pátria, afinal, ela ajuda no rumo ao sucesso, mas o resultado dependerá da ação de se colocar sempre no lugar do outro em busca de confiança. Isso é, nem tudo na vida é resolvido no sistema de dois pesos e duas medidas, pois mesmo detendo dos melhores recursos disponíveis no mercado, de nada adianta se a equipe não estiver preparada para atuar frente ao cenário em que está inserida.

Para que a força de vendas seja considerada o pulmão financeiro da organização, ter intrínsecas essas abordagens fará toda a diferença nos índices de performances e resultados satisfatórios. Mas, como a tecnologia pode favorecer ainda mais o seu desempenho? Em tudo, pois se torna a ferramenta fundamental para levar mais agilidade, eficiência e controle aos processos, bem como ajudar na definição de estratégias assertivas.

Deste modo, ter o apoio de um software de gestão que tenha incluso funcionalidades que auxiliem na operação da equipe, gerando maior assertividade e desempenho das ações, fará toda a diferença. Obviamente, essa não é uma tarefa fácil, tendo em vista as complexidades operacionais e resistências que muitas organizações ainda têm quando é preciso mudar.

Por isso, é importante destacar que, para a força de vendas ter êxito em sua abordagem, é preciso ter instaurado na companhia o engajamento e direcionamento do time, desde a alta gestão até os demais colaboradores. Esse fator será primordial para que seja gerado o escopo necessário para que se transmita mais confiança, credibilidade e melhor posicionamento da marca.

Em suma, a força de vendas mobiliza toda a organização, que precisa, mais do que nunca, estar adepta e alinhada com as mudanças a fim de sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo. Não há mais tempo a perder com tarefas manuais e repetitivas quando se pode automatizar e obter agilidade nos processos.

Se ainda há dúvidas sobre se deve ou não investir em tecnologia para a força de vendas, é importante refletir: o que custa mais, não mudar e ficar parado no tempo, ou aderir um recurso que ajudará no ganho de escalabilidade da empresa? O mercado não para e, metaforicamente, atropela aqueles que não se adequam em tempo hábil. Por isso, o caminho é um só: estar preparado é o que irá garantir o sucesso.

 

Cássio Menezes dos Santos - Sales Manager da H&CO, consultoria internacional de tecnologia e terceirização de serviços profissionais.

H&CO
https://www.hco.com/

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