Alan Morici Público na Agrishow |
Foram quase 200
mil visitantes com gasto médio de cerca de três mil reais durante o período da
feira. Público também se interessou pela vida noturna e gastronomia de Ribeirão
Preto
A maior feira agrícola da América Latina, a
Agrishow, movimentou mais de meio bilhão (R$ 520 milhões) em cinco dias de programação,
atraindo cerca de 195 mil visitantes para Ribeirão Preto, em sua maioria
produtores rurais, de acordo com pesquisa realizada de 1 a 5 de maio pelo
Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de
Turismo e Viagens de SP (Setur-SP).
“A feira é um catalizador de negócios para
empreendedores do segmento agrícola e uma vitrine aos produtores rurais e todo
o potencial turístico da região, que certamente se beneficia dessa grande
visibilidade”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. O
gasto médio de cada visitante durante o evento foi de cerca de três mil reais
A maior parte do público era do gênero masculino
(64,67%), tinha entre 30 e 39 anos (24,57%), e se deslocou de municípios do
próprio estado de SP (75,56%). Também foram registrados interesses além da
feira agrícola, o que incluiu atrativos gastronômicos (45,34%), bares e vida
noturna (18,63%) de Ribeirão, segundo os atrativos.
A permanência média do visitante foi de 1,8 dias e
mais da metade (57,83%) era excursionista, como são chamados os visitantes que
passam apenas o dia no local do evento. Entre os que pernoitaram na cidade, a
maioria se hospedou em hotéis (53,2%) de Ribeirão Preto, cidades próximas ou na
casa de residência de amigos ou parentes (14,29%).
De acordo com a organização da feira, foram gerados
R$ 13,2 bilhões em negócios e intenções de compra de máquinas agrícolas, de
irrigação e de armazenagem. O valor representa um crescimento real de 9% em
relação ao ano anterior.
Presença do turismo
Em um pavilhão de 1.200 m2 os visitantes
experimentaram queijos, cafés, vinhos, produtos de charcutaria, entre outras
iguarias típicas de cerca de 60 produtores artesanais paulistas que integram as
rotas gastronômicas e fazem parte dos programas das Secretaria de Turismo e
Viagens e Agricultura e Abastecimento de SP. O gabinete do secretário Lucena,
foi transferido para a Agrishow na última semana e realizou mais de 40
atendimentos, com o apoio da equipe técnica.
Os destinos de Turismo Rural estão entre os
segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia por promover
atividades ao ar livre e sem aglomeração. Avança cerca de 30% ao ano, segundo
estudo do Sebrae, em parceria com a PRB Consultores Associados e Instituto de Desenvolvimento
do Turismo Rural. O segmento caminha lado a lado com a gastronomia, que projeta
São Paulo a um dos principais destinos turísticos do mundo.
Os municípios turísticos da região de Ribeirão
Preto têm atualmente R$ 55 milhões em obras conveniadas com recursos da
Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, por meio do Dadetur. São eles:
Altinópolis, Barretos, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Guaíra, Igarapava,
Ituverava, Jaboticabal, Miguelópolis, Monte Alto, Nuporanga, Olímpia, Orlândia,
Patrocínio Paulista, Rifaina, Santo Antônio da Alegria, São Simão e
Sertãozinho.
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