Quando falamos em força de vendas, qual a primeira coisa que vem em mente? Diferentemente do que imagina, esse pilar das organizações não se trata exclusivamente da área comercial, mas sim da junção da equipe de vendas, marketing e sistemas operacionais, de forma que estimulem ainda mais o crescimento da companhia. Contudo, mais do que saber diferenciar o conceito, é importante implementar melhorias na prática, que podem ser obtidas através da tecnologia.
Para entender o presente, é importante voltar ao
passado e analisar os avanços tecnológicos que presenciamos. Se falássemos
cerca de dez anos atrás que poderíamos solicitar uma viagem de carro via
aplicativo ou, até mesmo, usar o celular para fazer transações bancárias, as
pessoas acreditariam? Hoje, é praticamente impossível ponderar uma realidade
sem que se tenha acesso a facilidade e praticidade em realizar as suas
operações diárias.
Com a força de vendas, acontece a mesma coisa. Isso
é, mediante as transformações que vêm impactando a sociedade, atualmente, é
inviável manter ativos métodos de gestão que eram utilizados anos atrás. Os
tempos são outros, os clientes mudaram sua forma de agir e pensar, e passaram a
ser altamente preparados e informados antes de efetuar uma compra ou, até
mesmo, escolher a determinada empresa para se fidelizar.
É importante destacar que, para manter a vitalidade
do negócio, é necessário que a empresa busque alinhar o time e suas estratégias
em prol de acompanhar em tempo real as mudanças, a fim de garantir que a
entrega do serviço seja feita de forma qualificada e humanizada. Nesse cenário,
a tecnologia reforça mais uma vez a sua relevância, por ter integrada em si a
capacidade de unir força, performance, autonomia e controle, por meio de um
sistema de fácil uso e acesso.
Mas, não podemos colocá-la como a salvadora da
pátria, afinal, ela ajuda no rumo ao sucesso, mas o resultado dependerá da ação
de se colocar sempre no lugar do outro em busca de confiança. Isso é, nem tudo
na vida é resolvido no sistema de dois pesos e duas medidas, pois mesmo detendo
dos melhores recursos disponíveis no mercado, de nada adianta se a equipe não
estiver preparada para atuar frente ao cenário em que está inserida.
Para que a força de vendas seja considerada o
pulmão financeiro da organização, ter intrínsecas essas abordagens fará toda a
diferença nos índices de performances e resultados satisfatórios. Mas, como a
tecnologia pode favorecer ainda mais o seu desempenho? Em tudo, pois se torna a
ferramenta fundamental para levar mais agilidade, eficiência e controle aos
processos, bem como ajudar na definição de estratégias assertivas.
Deste modo, ter o apoio de um software de gestão
que tenha incluso funcionalidades que auxiliem na operação da equipe, gerando
maior assertividade e desempenho das ações, fará toda a diferença. Obviamente,
essa não é uma tarefa fácil, tendo em vista as complexidades operacionais e
resistências que muitas organizações ainda têm quando é preciso mudar.
Por isso, é importante destacar que, para a força
de vendas ter êxito em sua abordagem, é preciso ter instaurado na companhia o
engajamento e direcionamento do time, desde a alta gestão até os demais
colaboradores. Esse fator será primordial para que seja gerado o escopo
necessário para que se transmita mais confiança, credibilidade e melhor
posicionamento da marca.
Em suma, a força de vendas mobiliza toda a
organização, que precisa, mais do que nunca, estar adepta e alinhada com as
mudanças a fim de sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo. Não há
mais tempo a perder com tarefas manuais e repetitivas quando se pode
automatizar e obter agilidade nos processos.
Se ainda há dúvidas sobre se deve ou não investir
em tecnologia para a força de vendas, é importante refletir: o que custa mais,
não mudar e ficar parado no tempo, ou aderir um recurso que ajudará no ganho de
escalabilidade da empresa? O mercado não para e, metaforicamente, atropela
aqueles que não se adequam em tempo hábil. Por isso, o caminho é um só: estar
preparado é o que irá garantir o sucesso.
Cássio
Menezes dos Santos - Sales Manager da H&CO,
consultoria internacional de tecnologia e terceirização de serviços
profissionais.
H&CO
https://www.hco.com/
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