Além do Ibirapuera, a Urbia promove
circuitos e atividades integradas em parques das zonas Leste, Norte e Oeste de
São Paulo
Divulgação Urbia
Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, neste início de junho, o Parque Ibirapuera preparou uma agenda especial e totalmente gratuita voltada para a valorização e proteção da flora paulistana. Gerido pela Urbia, o coração verde de São Paulo convida moradores e turistas a se conectarem com a natureza por meio de circuitos temáticos, oficinas práticas e dinâmicas educativas para todas as idades, consolidando-se como um roteiro imperdível para lazer e cultura na cidade.
Entre os destaques da programação no Ibirapuera está o Circuito Temático Ambiental, que acontece na sexta-feira, 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Sob a condução da equipe educativa, os visitantes farão uma caminhada pelas alamedas para descobrir curiosidades sobre as cerca de 500 espécies de árvores e arbustos do parque, encerrando a experiência com o plantio coletivo de uma nova muda arbórea.
Já nos dias 6, 7 e 20 de junho, a Estação Biodiversidade: Cores e verdades sobre as plantas convida o público a colocar a "mão na massa" no parquinho em frente às quadras, ensinando técnicas científicas de exsicatas (amostra de planta ou alga que é prensada e em seguida seca numa estufa) e impressões botânicas.
Ainda no Parque Ibirapuera, nos dias 6 e 7 de junho, a Mesa Expositiva: Mata Atlântica ocupará o espaço da Serraria, ao lado do Bosque da Leitura, das 9h às 11h. Crianças e adultos poderão interagir de perto com coleções didáticas compostas por folhas, madeiras e frutos de árvores nativas encontradas no próprio parque, tais como ibiratinga, cedro, jequitibá e mulungu. A atividade foi planejada para engajar a comunidade de forma leve e lúdica nos esforços locais e globais voltados para a conservação da biodiversidade urbana.
Expandindo a conscientização ambiental, outros parques administrados pela Urbia espalhados por São Paulo também integram a programação especial da semana. Na Zona Leste, o Parque Lajeado promove o circuito autoguiado "Conexão Natureza" no dia 8 de junho, focado na observação de texturas e formas orgânicas. Na Zona Norte, o Parque Tenente Faria Lima realiza uma oficina de construção de filtros naturais no dia 6 de junho. Completando a agenda, nos dias 4 e 5 de junho, o Parque Jardim Felicidade, localizado na Zona Oeste, promove rodas de conversa, caminhadas ecológicas e dinâmicas criativas sobre reciclagem.
Essas iniciativas reforçam o papel da Urbia como uma referência na
gestão de espaços públicos, investindo continuamente em uma programação
socioambiental integrada e de fácil acesso para a população. O sucesso desse
modelo de gestão reflete-se diretamente no engajamento dos cidadãos: somente em
2025, as atividades educativas e culturais promovidas pela concessionária
impactaram cerca de 200 mil pessoas, fortalecendo o vínculo comunitário e o
respeito à preservação das áreas verdes da capital.
Serviço
Circuito
Temático Ambiental (Ibirapuera):
05 de
junho, sexta-feira, às 14h20.
Caminhada
guiada com plantio de árvore ao final.
Ponto
de encontro no Centro de Visitantes (próximo ao Planetário).
Atividade Gratuita.
Estação
Biodiversidade (Ibirapuera):
06, 07
e 20 de junho, sábados e domingos, das 14h às 15h30.
Oficinas
práticas de impressões botânicas e exsicatas.
Localizado
no parquinho em frente às quadras esportivas.
Atividade Gratuita.
Mesa
expositiva: Mata Atlântica (Ibirapuera):
06 e
07 de junho, sábado e domingo, das 9h às 11h.
Mostra
didática interativa de folhas, madeiras e frutos nativos.
Na
Serraria, ao lado do Bosque da Leitura (próximo ao portão 07).
Atividade Gratuita.
Guia
Autoguiado “Conexão Natureza” (Parque Lajeado):
08 de
junho, segunda-feira, das 10h às 11h.
Expedição
inspirada em texturas e formas orgânicas da natureza.
Ponto
de encontro na área multiuso do parque (Zona Leste).
Atividade Gratuita.
Oficina:
Construindo um Filtro Natural (Parque Faria Lima):
06 de
junho, sábado, das 13h às 14h.
Atividade
prática de filtragem com materiais recicláveis e naturais.
Ponto
de encontro na área do piquenique (Zona Norte).
Atividade Gratuita.
Dia
Mundial do Meio Ambiente (Parque Jardim Felicidade):
04 de
junho (9h às 11h) e 05 de junho (14h às 16h).
Rodas
de conversa, caminhada ecológica guiada, dinâmica de reciclagem e plantio de
árvore.
No
espaço multiuso (Zona Oeste).
Atividade
Gratuita.
Urbia Gestão de Parques
Site | Instagram | Facebook | Linkedin
Nenhum comentário:
Postar um comentário