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segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Aprovação automática nas escolas? Especialista alerta para consequências no ensino com a decisão do Governo do Rio de Janeiro

O professor de física e matemática Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, ressalta que medida pode ser prejudicial aos estudantes

 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou decreto instituindo a progressão continuada na rede pública de ensino. Na prática, de 2025 em diante, os alunos do ensino médio do Estado do Rio de Janeiro poderão ser aprovados, mesmo que não tenham média suficiente para passar em seis matérias. O governo ainda pagará uma gratificação de R$ 3 mil para os professores de unidades que conseguirem aprovar entre 92% e 97% de seus alunos. Os alunos terão que passar por uma recuperação durante o ano seguinte, mas caberá a cada escola propor e realizar um plano de ensino que contemple esse processo.  Para o professor Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, a qualidade do aprendizado, principalmente, em disciplinas como matemática e física tende a piorar com essa decisão. 

“Sempre digo que, antes de aprender matemática, precisamos quebrar a tradicional barreira que muitos ainda carregam quanto à disciplina. Há um histórico de apreensão com a área. Eu entendo: muitos alunos chegam com traumas, bloqueios, aquela sensação de que "nunca foram bons" em matemática. Mas, a verdade é que isso não passa de uma apreensão equivocada. Meu papel, como professor, é ajudar a ressignificar essa relação. Quero que os alunos vejam a matemática não como um obstáculo, mas como uma linguagem poderosa para compreender o mundo, uma ferramenta criativa e, acima de tudo, acessível a todos. Essa medida do governo do Rio de Janeiro não ajuda nessa mudança de mentalidade e reforça o sentimento de incapacidade por parte dos estudantes!”, enfatiza Guisoli. 

A ONG Todos Pela Educação e o Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) lançaram o estudo “Aprendizagem na educação básica: situação brasileira no pós-pandemia”. Além de dados sobre desigualdades educacionais na educação básica envolvendo questões étnico-raciais, o levantamento traz um cenário bastante desafiador no que diz respeito ao aprendizado de matemática. Em 2023, no 9º ano, o percentual de estudantes com aprendizado adequado na disciplina ficou em 16% (em 2019, era 18%, e, em 2021, 15%). Já no 3º ano do ensino médio, manteve 5% – o mesmo índice crítico de 2021. Neste cenário de baixíssima aprendizagem, as desigualdades raciais persistem: entre os estudantes brancos, 8% tiveram aprendizado adequado em matemática; entre os pretos, 3%. O professor acredita que o que impede muitas pessoas de evoluírem em Matemática: não é estudar mais, mas aprender como estudar de forma estratégica e profunda. Para ele, é preciso mudar a mentalidade dos alunos. “Eu sempre insisto: mudar a mentalidade é o primeiro passo para transformar o aprendizado. Não existe essa história de que "não nasci para a matemática". Isso é um mito. O que existe é um processo de construção, uma habilidade que se desenvolve com o tempo, com paciência e com método. O que faço aqui no Universo Narrado é estimular nos candidatos uma mentalidade de crescimento, mostrar que o esforço, a curiosidade e a perseverança são muito mais importantes do que qualquer suposto "dom". Quero que eles enxerguem a matemática como uma aliada, não como uma ameaça”, conta Felipe.

Felipe Guisoli possui mais de 10 anos de experiência, tendo ajudado milhares de alunos a serem aprovados em cursos concorridos, como Medicina na FUVEST, e em concursos como Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia (IME). 



Felipe Guisoli - físico e mestre em física teórica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é escritor e criador do Universo Narrado, uma escola online de física e matemática para estudantes de todo o Brasil.

Universo Narrado
IG: @universonarrado

 

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