Nos últimos tempos, a conversa sobre wellbeing — a
combinação de estar bem física, mental e emocionalmente — virou prioridade em
todo lugar, tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Mas, quando olhamos para
as estratégias de fidelização das empresas, o bem-estar não é só uma modinha
para cuidar dos funcionários e clientes. É uma tremenda ferramenta para as
empresas criarem diferenciais em relação a concorrentes, além de um ambiente
acolhedor, com mais produtividade, menos turnover e perda de clientes.
Agora, você pode estar se perguntando: qual a diferença entre wellbeing
e wellness? Os dois termos podem ser traduzidos como "qualidade de
vida" e "bem-estar", e muita gente usa como se fossem a mesma
coisa. Só que wellbeing (qualidade de vida) é mais amplo, englobando
tudo na vida de uma pessoa: físico, mental, emocional, social e até financeiro
e ambiental. Já o wellness está mais focado no bem-estar físico e em
manter um estilo de vida saudável.
Mesmo que ainda não seja tão falado assim, o wellbeing é uma
tendência global que está dando o que falar. Existe uma correlação direta entre
sentir-se bem fisicamente e mentalmente, e também financeiramente. Todo mundo
está mais consciente e se exercitando mais, comendo melhor, se informando e
cuidando mais da saúde mental. Por exemplo, a última pesquisa do Vigitel, do
Ministério da Saúde, mostra que 54% dos 34,8 milhões de brasileiros das
capitais praticam atividade física regularmente. Outros dados do Relatório
Covitel, pesquisa sobre hábitos de saúde dos brasileiros, mostram que a vida
noturna começa a mudar na geração Z (nascidos de 95 a 2010) e a parcela de
jovens de 18 a 24 anos que bebem álcool três ou mais vezes por semana caiu 11%
para 8,1% da pré pandemia para cá.
Os clubes de corrida estão super em alta e são ótimos para fazer
novas amizades e até para namorar. E todo mundo já sabe que boas relações
sociais também ajudam na saúde física e mental.
Dentro das empresas, o RH pode oferecer vários benefícios, como
seguro de vida, apoio psicológico e incentivo para fazer atividade física. No
fim do dia, isso cria um ciclo positivo que melhora o clima, qualidade de vida
e produtividade do pessoal.
Quando a empresa leva o wellbeing para o relacionamento com
os clientes, há inúmeras vantagens, como impactos comprovados nas taxas de
recomendação (NPS – o Net Promoter Score) e menos cancelamentos do produto ou
serviço principal. Mas também há desafios importantes, como coletar dados dos
usuários para personalizar a experiência e mantê-los motivados.
A tecnologia e o alinhamento da liderança são aliados fundamentais
dessa cultura do engajamento e integrando a qualidade de vida de forma
estratégica, as empresas podem criar uma comunidade leal que se sente apoiada
nas suas jornadas pessoais e profissionais.
A tecnologia focada no bem-estar está cada vez mais importante nas
nossas vidas. Um estudo da Conexa com RHs de 767 empresas mostrou que a saúde
mental dos brasileiros no trabalho não está em boa forma. De cerca de 1600
pessoas que responderam, 87% disseram que houve afastamento por doenças mentais
de colaboradores em geral.
Personalizar a experiência nas diferentes frentes, permite que a
marca se conecte de maneira mais profunda com os clientes. Entendendo as
necessidades individuais e adaptando serviços, as empresas conseguem construir
relações mais fortes e duradouras e o resultado econômico e direto.
Hoje, o mercado é avaliado em mais de US$5 trilhões e a tendência
é crescer com mais acesso à informação e tecnologia para medir e melhorar o
bem-estar. Depois da pandemia, o sentimento de autocuidado ficou ainda mais
forte. Treinos como pilates e práticas regulares de massagens e meditações
estão ganhando prioridade.
Procurar se sentir bem é cada vez mais essencial no mundo de hoje. Wellbeing e Wellness trabalham juntos nesse processo de transformação e desenvolvimento de temas de prevenção, saúde e bem-estar, melhorando a vida, tanto para pessoas físicas, como jurídicas.
Aura Rebelo - CEO da Fully Ecosystem, plataforma de bem-estar que oferece soluções integradas de saúde física, mental e financeira.
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