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quarta-feira, 2 de julho de 2025

Qualidade de vida em alta: como as empresas estão virando o jogo no engajamento de clientes e funcionários


Nos últimos tempos, a conversa sobre wellbeing — a combinação de estar bem física, mental e emocionalmente — virou prioridade em todo lugar, tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Mas, quando olhamos para as estratégias de fidelização das empresas, o bem-estar não é só uma modinha para cuidar dos funcionários e clientes. É uma tremenda ferramenta para as empresas criarem diferenciais em relação a concorrentes, além de um ambiente acolhedor, com mais produtividade, menos turnover e perda de clientes. 

Agora, você pode estar se perguntando: qual a diferença entre wellbeing e wellness? Os dois termos podem ser traduzidos como "qualidade de vida" e "bem-estar", e muita gente usa como se fossem a mesma coisa. Só que wellbeing (qualidade de vida) é mais amplo, englobando tudo na vida de uma pessoa: físico, mental, emocional, social e até financeiro e ambiental. Já o wellness está mais focado no bem-estar físico e em manter um estilo de vida saudável. 

Mesmo que ainda não seja tão falado assim, o wellbeing é uma tendência global que está dando o que falar. Existe uma correlação direta entre sentir-se bem fisicamente e mentalmente, e também financeiramente. Todo mundo está mais consciente e se exercitando mais, comendo melhor, se informando e cuidando mais da saúde mental. Por exemplo, a última pesquisa do Vigitel, do Ministério da Saúde, mostra que 54% dos 34,8 milhões de brasileiros das capitais praticam atividade física regularmente. Outros dados do Relatório Covitel, pesquisa sobre hábitos de saúde dos brasileiros, mostram que a vida noturna começa a mudar na geração Z (nascidos de 95 a 2010) e a parcela de jovens de 18 a 24 anos que bebem álcool três ou mais vezes por semana caiu 11% para 8,1% da pré pandemia para cá. 

Os clubes de corrida estão super em alta e são ótimos para fazer novas amizades e até para namorar. E todo mundo já sabe que boas relações sociais também ajudam na saúde física e mental. 

Dentro das empresas, o RH pode oferecer vários benefícios, como seguro de vida, apoio psicológico e incentivo para fazer atividade física. No fim do dia, isso cria um ciclo positivo que melhora o clima, qualidade de vida e produtividade do pessoal. 

Quando a empresa leva o wellbeing para o relacionamento com os clientes, há inúmeras vantagens, como impactos comprovados nas taxas de recomendação (NPS – o Net Promoter Score) e menos cancelamentos do produto ou serviço principal. Mas também há desafios importantes, como coletar dados dos usuários para personalizar a experiência e mantê-los motivados. 

A tecnologia e o alinhamento da liderança são aliados fundamentais dessa cultura do engajamento e integrando a qualidade de vida de forma estratégica, as empresas podem criar uma comunidade leal que se sente apoiada nas suas jornadas pessoais e profissionais. 

A tecnologia focada no bem-estar está cada vez mais importante nas nossas vidas. Um estudo da Conexa com RHs de 767 empresas mostrou que a saúde mental dos brasileiros no trabalho não está em boa forma. De cerca de 1600 pessoas que responderam, 87% disseram que houve afastamento por doenças mentais de colaboradores em geral. 

Personalizar a experiência nas diferentes frentes, permite que a marca se conecte de maneira mais profunda com os clientes. Entendendo as necessidades individuais e adaptando serviços, as empresas conseguem construir relações mais fortes e duradouras e o resultado econômico e direto. 

Hoje, o mercado é avaliado em mais de US$5 trilhões e a tendência é crescer com mais acesso à informação e tecnologia para medir e melhorar o bem-estar. Depois da pandemia, o sentimento de autocuidado ficou ainda mais forte. Treinos como pilates e práticas regulares de massagens e meditações estão ganhando prioridade. 

Procurar se sentir bem é cada vez mais essencial no mundo de hoje. Wellbeing e Wellness trabalham juntos nesse processo de transformação e desenvolvimento de temas de prevenção, saúde e bem-estar, melhorando a vida, tanto para pessoas físicas, como jurídicas. 



Aura Rebelo - CEO da Fully Ecosystem, plataforma de bem-estar que oferece soluções integradas de saúde física, mental e financeira.


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