Setor que registrou a maior expansão no período foi o de “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,6%)
Em janeiro, conforme o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, o varejo físico brasileiro registrou crescimento de 0,3%, em comparação a dezembro de 2024. Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, “apesar de uma leve alta de 0,3% em janeiro, houve uma desaceleração no ritmo de crescimento nos últimos três meses, refletindo as dificuldades impostas pela inflação mais alta e que começa a impactar o poder de compra da população”. Veja, o levantamento dos últimos 12 meses, no gráfico a seguir:
A economista
projeta uma desaceleração mais evidente no segundo semestre e acrescenta que “a
política de elevação de juros, em resposta ao cenário inflacionário, deve
provocar um arrefecimento mais evidente das atividades de varejo sensíveis ao
crédito ao longo de 2025”.
Setor de “Tecidos, Vestuário, calçados e Acessórios” puxou alta no período
Na análise
setorial do indicador, o segmento de “Tecidos, Vestuário, Calçados e
Acessórios” se destacou apresentando crescimento de 1,6%. O setor de “Veículos,
Motos e Peças” teve a maior retração em janeiro, de -3,6%. Confira todos os
setores no gráfico abaixo:
Variação anual teve aumento de 5,3%
No comparativo
entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2024, o crescimento da atividade do
comércio físico foi de 5,3%. Veja, a seguir, a variação anual do indicador com
histórico dos últimos 12 meses:
Nesse cenário,
foi o setor de “Veículos, Motos e Peças” que teve a maior expansão (12,4%),
seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (6,3%), “Material de Construção”
(5,2%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (3,5%), “Móveis,
Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (2,3%) e “Tecidos,
Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,6%).
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo
volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos
comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas
estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas
extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento,
relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos
varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian
de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento
varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal
de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões
metodológicas.
experianplc.com
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