Cleib Filho, CEO
da 100 Limites Expedições, explica como treinamentos práticos melhoram as
vendas, o atendimento ao cliente e o planejamento logístico para proporcionar
experiências inesquecíveis aos viajantes
O Carnaval é uma das festividades mais emblemáticas
do Brasil, atraindo milhões de foliões nacionais e internacionais. No ano
passado, o país recebeu cerca de 230 mil turistas estrangeiros durante o
período carnavalesco, representando um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior,
de acordo com dados da Embratur.
Para 2025, a expectativa é de um crescimento ainda
maior, o que exige que as agências de viagens e empresas de turismo estejam
preparadas para atender a essa demanda de forma eficiente. Para enfrentar esse
desafio, a capacitação das equipes de vendas, atendimento, logística e
hotelaria é essencial.
Segundo Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições, uma equipe bem
treinada é o primeiro passo para converter o alto volume de turistas em
clientes satisfeitos. “É preciso preparar os colaboradores para lidar com as
particularidades de cada período do ano, principalmente a alta temporada,
garantindo um serviço de excelência”, explica.
Preparação para a alta
temporada: treinamentos práticos e dinâmicos
Preparar a equipes de turismo requer mais do que
conhecimento teórico. É fundamental que os treinamentos reflitam situações
reais que os funcionários enfrentarão. “Simulações de atendimento, workshops
interativos e dinâmicas de grupo são ótimas ferramentas. As atividades práticas
permitem desenvolver habilidades essenciais, como empatia na resolução de
conflitos e agilidade no atendimento”, sugere Cleib.
No caso do Carnaval, o especialista recomenda,
ainda, que os treinamentos abordem aspectos culturais, familiarizando a equipe
com tradições, músicas e costumes locais, por exemplo. “Compreender o contexto
local da festa permite que as equipes ofereçam um atendimento mais autêntico e
enriquecedor aos viajantes”, destaca.
Estratégia de vendas:
personalização e excelência no atendimento
Para Cleib, esse período representa uma
oportunidade única para alavancar as vendas. Para isso, é necessário que a
equipe de vendas também esteja bem preparada e alinhada com as estratégias da
empresa. “Oferecer pacotes personalizados, entendendo as necessidades
específicas de cada tipo de cliente, e ser proativo na comunicação são diferenciais
que podem aumentar as vendas durante o Carnaval”, afirma.
Ele também enfatiza a importância de treinamentos
focados em técnicas de vendas e negociação. “É importante treinar a equipe para
identificar oportunidades e fechar negócios de forma eficaz. Além de simulações
práticas, estudos de caso são métodos que ajudam os vendedores a aprimorar suas
habilidades”, recomenda o CEO.
Outro componente crítico no setor de turismo é a
operação logística, especialmente durante eventos de grande porte como o
Carnaval. Uma equipe bem treinada também é capaz de gerenciar recursos,
horários e imprevistos com mais assertividade e confiança. “Investir no
planejamento logístico, gestão de crises e no uso de ferramentas assegura que
todas as partes da experiência do viajante ocorram sem contratempos, desde o
transporte até as atividades programadas”, ressalta Cleib.
Como encantar o turista no
Carnaval
Para a satisfação e fidelização do cliente, a
qualidade do atendimento é determinante. No entanto, quando o volume de
turistas é elevado, como durante o Carnaval, manter a excelência pode ser
desafiador. Dessa forma, as equipes precisam estar preparadas para lidar com a
pressão e manter a cordialidade.
“Treinamentos que desenvolvem habilidades de
comunicação e gestão de tempo são essenciais, independentemente da época do
ano. Incentivar a equipe a ouvir ativamente os clientes e a resolver problemas
de forma ágil contribui para que eles tenham uma experiência positiva e voltem
a viajar conosco”, finaliza Cleib.
Cleib Filho - CEO da 100 Limites Expedições, onde liderou a expansão da empresa no turismo de aventura, consolidando-a como referência no setor. Com uma carreira dedicada ao turismo, Cleib também atua como mentor de agentes de viagens, compartilhando seu know-how em palestras que abordam estratégias de sucesso e desenvolvimento no mercado de aventura, inspirando profissionais a fortalecerem suas atuações no setor.
Para mais informações, visite o site ou o Instagram.
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